Hoje pela manhã havia postado sobre os novos viadutos que Águas Claras irá receber:
http://brasiliaemmovimento.blogspot.com.br/2013/07/solucao-para-o-transito-de-aguas-claras.html
No sentido oposto a essa "solução" de viadutos que se destina a resolver problemas pontuais do tráfego misto de veículos, vou mostrar agora outra matéria que acabou de ser publicada no site do Ministério das Cidades e do GDF sobre investimentos estruturantes em mobilidade urbana que irá beneficiar principalmente os moradores de Taguatinga e Ceilândia que se deslocam ao Plano Piloto por meio do transporte público coletivo. Segundo a matéria trata-se do "Sistema de Transporte de Passageiros BRT Oeste". Vejam os links:
http://www.cidades.gov.br/index.php/o-ministerio/noticias/2855-ministerio-das-cidades-e-gdf-assinam-contrato-para-implantacao-do-sistema-de-transporte-de-passageiros-eixo-oeste
http://www.df.gov.br/noticias/item/7276-obras-do-eixo-oeste-come%C3%A7am-neste-semestre.html
O contrato está inserido no Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades. Segundo o site do Ministério das Cidades, o referido programa "objetiva requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo, visando a ampliação da capacidade e promovendo a integração intermodal, física e tarifária do sistema de mobilidade nos grandes centros urbanos".
Pelo informado, serão investidos no BRT Oeste um total de R$ 725,6 milhões (no momento estão sendo contratados, a título de financiamento, R$ 517,4 milhões). Serão aplicados recursos públicos em diversas vias, contemplando-as com faixas exclusivas de ônibus: Av. Hélio Prates (Taguatinga e Ceilândia), Av. Comercial e Av. Samdu (Taguatinga) e EPIG (Plano Piloto). Há ainda o Túnel de Taguatinga e viadutos no Setor Policial Sul e Parque da Cidade (que nas matérias aparecem como essenciais para desafogar o trânsito).
Em relação a infraestrutura, ao menos no papel o projeto parece ser bom e a princípio é coerente com a Lei da Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). Cabe agora realizar uma boa e regular aplicação dos recursos públicos, de forma a não haver superfaturamentos e nem desvio de finalidade (não pode ficar só nos viadutos e túnel). Após a infraestrutura, veremos como se darão as operações do BRT Oeste, que devem ser feitas com ônibus confortáveis, com prioridade ao longo do itinerário, com frequencia regular, tarifa justa e transparente e com informações aos usuários.
Vamos acompanhar e fiscalizar esse empreendimento do BRT Oeste. É importante a participação da sociedade! Divulguem!
Em outra oportunidade poderemos aprofundar mais sobre esse empreendimento.
Até a próxima! Grande abraço!
Higor,
ResponderExcluirO q vc me diz sobre o viaduto do setor policial sul que foi licitado essa semana? Vai conseguir desafogar o final da Asa Sul?
Abç
Galdino
Prezado Galdino,
ResponderExcluirSe não me engano, este viaduto estava no escopo da obra do VLT, teve início de obra, mas não vingou devido à problemas com o contrato do VLT. Consequência: a obra ficou paralisada, com necessidade de realizar desvio de tráfego, o que gerou diversas complicações no trânsito do Setor Policial Sul e insatisfação da população.
A obra tem que ser concluída. Ela é importante para gerar fluidez ao tráfego local. A questão é que a solução do viaduto para região de forma isolada tende a melhorar o fluxo de veículos a curto prazo, mas com o tempo ocorrerá maior volume de carros e gerará outros congestionamentos e redução de velocidade.
A solução do viaduto tem que estar casada com solução de transporte em massa, com investimentos na ESPM (setor policial sul) que possam priorizar o transporte público coletivo. Este BRT Oeste da matéria prevê a implantação de faixas exclusivas para o ônibus. Em tese parece ser uma solução adequada, resta saber se nossos governantes de fato irão priorizar o transporte público coletivo na ESPM.
Grande abraço.