terça-feira, 2 de julho de 2013

Solução de Mobilidade Urbana para Taguatinga e Ceilândia: BRT Oeste

Hoje pela manhã havia postado sobre os novos viadutos que Águas Claras irá receber:

http://brasiliaemmovimento.blogspot.com.br/2013/07/solucao-para-o-transito-de-aguas-claras.html

No sentido oposto a essa "solução" de viadutos que se destina a resolver problemas pontuais do tráfego misto de veículos, vou mostrar agora outra matéria que acabou de ser publicada no site do Ministério das Cidades e do GDF sobre investimentos estruturantes em mobilidade urbana que irá beneficiar principalmente os moradores de Taguatinga e Ceilândia que se deslocam ao Plano Piloto por meio do transporte público coletivo. Segundo a matéria trata-se do "Sistema de Transporte de Passageiros BRT Oeste". Vejam os links:

http://www.cidades.gov.br/index.php/o-ministerio/noticias/2855-ministerio-das-cidades-e-gdf-assinam-contrato-para-implantacao-do-sistema-de-transporte-de-passageiros-eixo-oeste

http://www.df.gov.br/noticias/item/7276-obras-do-eixo-oeste-come%C3%A7am-neste-semestre.html

O contrato está inserido no Programa PAC Mobilidade Grandes Cidades. Segundo o site do Ministério das Cidades, o referido programa "objetiva requalificar e implantar sistemas estruturantes de transporte público coletivo, visando a ampliação da capacidade e promovendo a integração intermodal, física e tarifária do sistema de mobilidade nos grandes centros urbanos".

Pelo informado, serão investidos no BRT Oeste um total de R$ 725,6 milhões (no momento estão sendo contratados, a título de financiamento, R$ 517,4 milhões). Serão aplicados recursos públicos em diversas vias, contemplando-as com faixas exclusivas de ônibus: Av. Hélio Prates (Taguatinga e Ceilândia), Av. Comercial e Av. Samdu (Taguatinga) e EPIG (Plano Piloto). Há ainda o Túnel de Taguatinga e viadutos no Setor Policial Sul e Parque da Cidade (que nas matérias aparecem como essenciais para desafogar o trânsito).

Em relação a infraestrutura, ao menos no papel o projeto parece ser bom e a princípio é coerente com a Lei da Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). Cabe agora realizar uma boa e regular aplicação dos recursos públicos, de forma a não haver superfaturamentos e nem desvio de finalidade (não pode ficar só nos viadutos e túnel). Após a infraestrutura, veremos como se darão as operações do BRT Oeste, que devem ser feitas com ônibus confortáveis, com prioridade ao longo do itinerário, com frequencia regular, tarifa justa e transparente e com informações aos usuários.

Vamos acompanhar e fiscalizar esse empreendimento do BRT Oeste. É importante a participação da sociedade! Divulguem!

Em outra oportunidade poderemos aprofundar mais sobre esse empreendimento.

Até a próxima! Grande abraço!

2 comentários:

  1. Higor,
    O q vc me diz sobre o viaduto do setor policial sul que foi licitado essa semana? Vai conseguir desafogar o final da Asa Sul?

    Abç
    Galdino

    ResponderExcluir
  2. Prezado Galdino,

    Se não me engano, este viaduto estava no escopo da obra do VLT, teve início de obra, mas não vingou devido à problemas com o contrato do VLT. Consequência: a obra ficou paralisada, com necessidade de realizar desvio de tráfego, o que gerou diversas complicações no trânsito do Setor Policial Sul e insatisfação da população.
    A obra tem que ser concluída. Ela é importante para gerar fluidez ao tráfego local. A questão é que a solução do viaduto para região de forma isolada tende a melhorar o fluxo de veículos a curto prazo, mas com o tempo ocorrerá maior volume de carros e gerará outros congestionamentos e redução de velocidade.
    A solução do viaduto tem que estar casada com solução de transporte em massa, com investimentos na ESPM (setor policial sul) que possam priorizar o transporte público coletivo. Este BRT Oeste da matéria prevê a implantação de faixas exclusivas para o ônibus. Em tese parece ser uma solução adequada, resta saber se nossos governantes de fato irão priorizar o transporte público coletivo na ESPM.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir