sexta-feira, 19 de julho de 2013

Não Motorizado >> Parte 3: Dicas de segurança para ciclistas



Lembram do ciclista David Souza que foi atropelado em março deste ano na Av. Paulista em São Paulo e teve seu braço arrancado? (Não lembra, clique aqui!). Pois é, o rapaz não se intimidou com as suas limitações físicas e nem com a falta de segurança em nosso sistema viário. Ele continuou a usar a bicicleta como meio de transporte. Entretanto, ele foi novamente atropelado, mas desta vez sem grandes consequências. Vejam a reportagem que foi ar hoje no Bom dia Brasil de hoje clicando aqui.

Recentemente vimos que os acidentes podem ter 4 tipos de falhas que podem estar combinadas entre si: falhas nas vias e sinalização viária; falha humana; falha nos veículos; e falha ocasionada por fatores externos/imprevistos.

Para quem usa a bicicleta as maiores preocupações são: 1) as vias inseguras e inadequadas e 2) as desatenções humanas tanto do próprio ciclista como dos motoristas. No que se refere às vias, cabe ao Poder Público promover medidas que reduzam/eliminam os conflitos existentes entre as bicicletas e os veículos motorizados. Portanto, temos que exigir das autoridades vias seguras e adequadas ao transporte não motorizado de forma a minimizar os acidentes ocasionados por conflitos com veículos particulares.

Já no campo das falhas humanas é primordial uma maior conscientização de motoristas e ciclistas sobre o espaço e a circulação de cada um. Chegou a hora de mudarmos esse arcaico conceito de deslocamento com base nos carros de passeio! Temos que ter um conceito de deslocamento mais amplo, no qual as pessoas são livres para ir e vir, usando o modo de transporte que desejar. É preciso saber que existem regras de trânsito e a Lei de Mobilidade Urbana, e que estas devem ser respeitadas. Mais do que isso: trata-se principalmente de se criar uma cultura de respeito ao deslocamento do próximo!

Ciclista, tenha consciência que sua situação de circulação é muito fragilizada. Por mais que as regras fossem cumpridas e existissem vias adequadas, ainda assim existem fatores que exigem cuidados com o deslocamento por bicicleta.

Vejamos o caso do ciclista David Souza. Em março de 2013, ele se deslocava de bicicleta na contramão da Av. Paulista. Associado a isso, o motorista que causou o acidente possuía indícios de embriaguez e não respeitou os normativos, trafegando muito próximo a ciclista. Uma combinação que fatores que gerou o gravíssimo acidente.

O site "Vá de Bike" mostra algumas dicas para o ciclista urbano. Saiba mais clicando aqui. Vejamos algumas que achei mais interessante:

  • Procure trafegar nas ciclovias ou ciclofaixas;
  • Evite vias de trânsito rápido ou com grande quantidade de veículos motores (grandes avenidas), prefira vias paralelas de menor volume de carros;
  • Não use vias exclusivas ao outros modos de transporte como corredores de ônibus ou calçadas de pedestres;
  • Não ande na contramão, siga no sentido do tráfego;
  • Ande na faixa da direita;
  • Não ande colado ao meio fio, ocupe cerca de um terço da faixa;
  • Não fure sinal, respeite as regras de trânsito;
  • Esteja atento ao trânsito! Antecipe o que os motoristas farão e permita que os motoristas possam também antecipar suas ações;
  • Esteja atento à via e arredores. Observe buracos, bueiros, garegens, estacionamentos etc.
  • Procure ser visto: instale iluminação na bike (principalmente no tráfego noturno) 
  • Sinalize sempre
  • Seja educado no trânsito; e,
  • Use capacete e outros acessórios de segurança.
Em outra oportunidade podemos aprofundar mais essas dicas!

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