sábado, 8 de fevereiro de 2014

Indo para o Aeroporto de Frescão

Olá pessoal,

Hoje vou falar da viagem que fiz saindo de Águas Claras para o Aeroporto de Brasília. Se eu fosse de táxi iria gastar no mínimo uns R$ 50,00. Resolvi ir de metrô até a Estação 114 Sul e de lá pegar um ônibus executivo para o Aeroporto (também conhecido como Frescão), gastando R$ 11,00 (R$ 3,00 do metrô + R$ 8,00 do executivo). É notória a economia usando o sistema de transporte público coletivo em relação ao táxi: cerca R$ 39,00. Mas, como será o tempo de viagem, o conforto, a segurança, a confiabilidade etc? Quero passar uma ideia para vocês, caso queiram optar pela linha executiva de ônibus da Empresa TCB (Linha 113) que liga o Aeroporto ao centro da Capital Federal (conheça os horários e o itinerário da linha clicando aqui). Vamos lá!

Saí de casa às 8:05h e cheguei na Estação Águas Claras do Metrô às 8:15h. Levei apenas uma mochila. Peguei um trem não muito cheio e desci na Estação 114 Sul às 8:40h. Precisava chegar no Aeroporto às 9:15h. Neste horário o trânsito do final da Asa Sul para o Aeroporto é tranquilo, mesmo sem faixa exclusiva para ônibus ou outras prioridades. Imaginei que uns 10 minutos seriam suficientes para o deslocamento. Então, em tese, teria até 9:05h para ficar ali esperando o ônibus. Tranquilo, estava com 25 minutos de sobra!

Ocorre que o intervalo entre os ônibus dessa linha é de 30 minutos. Bom, não fui pessimista ao ponto de imaginar que tivesse acabado de perder o ônibus no momento que chegara à parada. Mesmo assim, um atraso de 5 minutos no aeroporto não ia ser o fim do mundo.

Muitos usuários estavam na parada. Enquanto eu esperava, percebi que havia um ônibus antigo, sem identificação e sem motorista parado na baia. Não entendi aquilo. Deu 9 horas e nada de ônibus para o Aeroporto. Comecei a ficar preocupado. Olhei para o estacionamento atrás da parada (em frente ao McDonald's) e vi um táxi disponível. Fique mais calmo, pois qualquer coisa pulava para o táxi. Mas, logo em seguida, o taxista ligou o carro e foi embora. Pronto. Complicou! Ligar para táxi naquela urgência não era certeza de pronto atendimento.

Fui ficando preocupado em perder o voo. Mas, ao longe, vinham 6 ônibus de uma só vez, um ultrapassando o outro. Meus companheiros de parada foram logo levantando o braço, sinalizando seus desejos de embarque. No amontoado de ônibus, consegui ver o meu: Linha 113- Aeroporto. Ele estava na faixa mais afastada da baia, ultrapassando os outros. Sinalizei na esperança do motorista, não só me ver, mas conseguir um parar em um espaço na baia que estava sendo disputado por outros ônibus que chegavam, além daquele sem identificação que estava ali atrapalhando. Consegui pegá-lo às 9:05h. Ufa!!!

Assim que entrei no ônibus já perguntei ao motorista se ele sabia o que era aquele antigo ônibus parado na baia. Prontamente ele me respondeu que era de uma linha rural e que não tinha apoio da empresa para estacioná-lo e que eles ficavam ali irregularmente até dar umas 11 horas para poder voltar a circular.

Esclarecida a história do ônibus parado na baia, paguei a tarifa e me sentei. Estavam presentes no ônibus: o motorista, o cobrador, um senhor e eu. Achei o ônibus confortável e seguro, além de ser acessível e possuir espaço para colocar as malas. Havia um adesivo no interior do ônibus informando a presença de Wi-fi. Beleza, vou testar no Smartphone. Realmente funcionou o Wi-fi, com sinal razoável, mas não tinha serviço de internet disponível :(

Passei pelas obras na EPAR (Estrada Parque Aeroporto) e cheguei no Aeroporto às 9:15. Bem na hora!

Por sinal, o Aeroporto também está em obras para a Copa do Mundo FIFA 2014, e cheio de espaços provisórios.

No fim das contas, saindo de Águas Claras/DF, gastei 1 hora e 10 minutos para chegar ao Aeroporto. A parte do metrô é bem tranquila, desde que você não possua muitas malas. Uma vez embarcado no ônibus executivo, também não tive aborrecimentos, pelo contrário é muito bom. Agora o que me incomodou foi a incerteza do horário que o ônibus iria passar na parada.

Moral da história: levando em conta o acervo tecnológico que temos nos dias atuais, a linha do Frescão poderia ser bem melhor. Todavia, avalio que vale a pena pegar o ônibus executivo desde que você considere um tempo de espera na parada de no mínimo de 30 minutos e leve pouca bagagem.

Em outra oportunidade, vou descrever a volta: Aeroporto - Águas Claras usando o transporte público coletivo.

Grande abraço!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:

• Acesse nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!