terça-feira, 23 de julho de 2013

Papa vivencia congestionamento no Brasil e o carinho dos fiéis


Ontem o Brasil presenciou um episódio inusitado: o Sumo Pontífice ficou literalmente preso no congestionamento do Rio de Janeiro. A situação possibilitou que fiéis se aproximassem do Papa Francisco. Ainda bem que ele é extremamente carismático e simples, não se importando com a situação. Pelo contrário, essa falha operacional (ou estratégica) da escolta permitiu um momento único para diversos fiéis e uma clara demonstração do amor do Papa para com as pessoas, em especial os jovens.

Não se sabe exatamente (ou não foi informado) o que ocasionou o problema, mas ficou evidenciada uma falha grave na escolta do Papa no trajeto entre a Base Aérea do Galeão e a Catedral Metropolitana. Há versões informando que ocorreram mudanças na rota de última hora sem a devida comunicação, falam também que o motorista errou o caminho, dizem ainda que o próprio vaticano é responsável por isso. A única coisa que ficou clara foi a falta de sintonia entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça, empurrando um para o outro as responsabilidades. A repercussão internacional não foi boa, vejam a notícia clicando aqui.

Um plano operacional desses requer a participação de diversas instituições, sendo fundamental a comunicação entre elas. Deve-se estudar bem o trajeto, considerar horários, identificar os pontos mais vulneráveis, prever rotas alternativas, dimensionar equipes de campo, informar aos usuários sobre as mudanças, sinalizar adequadamente o local de intervenção, rever itinerários de ônibus etc.

Se há dificuldades em elaborar um plano operacional para de deslocamentos de autoridades, imaginem para fazer um plano de mobilidade urbana para toda a população.

Outro aspecto que me chamou a atenção foi o papamóvel  aberto. Saiba mais sobre a história do papamóvel clicando aqui.


Tomara que a Jornada Mundial da Juventude siga em uma via livre, sem congestionamentos, e alcance seus objetivos.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário