quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Samambaia

 Estação Terminal Samambaia

Estivemos em Samambaia! Pessoalmente, eu gosto muito da cidade. É planejada, possui espaços que possibilitam o convívio de moradores, é plana, fácil de encontrar endereços e vem se desenvolvendo economicamente.

A cidade conta com o metrô e ciclovias, o que facilita o deslocamento de boa parte da população. Nas proximidades das estações do metrô, verifica-se o adensamento populacional. Entretanto, Samambaia ainda sofre com a dependência do Plano Piloto e de Taguatinga, onde muitas atividades sociais, econômicas e culturais são realizadas.

 Ciclovia no canteiro central necessita de reforço na sinalização horizontal

Adensamento habitacional nas proximidades do metrô

Existem muitas questões que precisam melhorar. Identificamos muitos abrigos do Sistema de Ônibus que não contam com calçadas para acesso. Uma pena, pois é investimento relativamente barato (quando comparado com a pavimentação de ruas) que traz dignidade ao ser humano.

 Falta calçadas para acessar o ponto de parada

Em outros lugares, a situação é no mínimo inusitada. Abrigos localizados no meio de estacionamentos públicos. Para acessar o ônibus, o usuário saí do abrigo, anda pelo estacionamento, sobe a minicalçada e depois sobe as escadas do ônibus. Imaginem os sacrifícios das pessoas que possuem algum tipo de deficiência!

 Abrigo no meio do estacionamento

Mais adiante encontramos um senhor andando de bicicleta. Inicialmente achei que ele estava em uma ciclovia, mas depois vi que era uma calçada danificada.

Ciclista usando calçada quebrada

Próximo à Estação Terminal Samambaia, há um grande estacionamento público, o que facilita a vida daqueles que moram distantes do metrô, mas preferem o transporte público coletivo do que ir de carro.
Conversando com moradores de Samambaia, eles me sugeriram investir mais no transporte por bicicleta e a sua integração segura com o metrô. 

Marcos me disse que mora em Valparaíso-GO, mas que quando morou em Samambaia seus deslocamentos urbanos eram muito melhores. Pedalava um pouco mais de um quilômetro até uma estação do metrô. Naqueles tempos, ele acordava mais cedo e curtia mais a família. 

Estacionamento próximo à Estação Terminal Samambaia

Portanto, muito se pode desenvolver em Samambaia. A cidade que conta com cerca de 200.000 moradores será beneficiada com duas novas estações do metrô. Pelas projeções, as obras devem começar somente em 2015. É uma oportunidade de aproveitar o potencial de desenvolvimento do transporte público. Nessas duas estações poderia se pensar em realizar atividades econômicas integradas ao metrô, ou ainda instalar serviços de utilidade pública como o "Na Hora" ou mesmo ações permanentes focadas à saúde preventiva. Bicicletários nas estações também são bem-vindos.

Ampliar e aprimorar a malha cicloviária e prover calçadas iluminadas nas proximidades dos pontos de ônibus são outras contribuições que fazemos aos governante para beneficiar os moradores de Samambaia!

Vamos construir juntos a cidade que queremos! Contem comigo!

Forte abraço,
Higor Guerra

A Seção "EXPERIÊNCIAS DE UM CANDIDATO" traz matérias especiais sobre a realidade de muitas áreas urbanas do DF e entorno. Higor Guerra é candidato a Deputado Distrital e está aproveitando esta oportunidade para apresentar soluções concretas (saiba mais). Conheça a sua plataforma política em www.acreditabrasilia.com.br
Gostou da proposta de uma melhor mobilidade urbana? Ajude a divulgar este trabalho sério e importante que irá melhorar a nossa qualidade de vida. Converse com amigos e parentes. Compartilhe nas redes sociais! Entre em contato com Higor Guerra (faleconosco@acreditabrasilia.com.br). Vote: 12312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário