terça-feira, 30 de julho de 2013

O que é que os gringos têm que nós não temos? (Não motorizado - Parte 4)

 vs

No que se refere à mobilidade por bicicleta, acredito que as fotos acima ilustram bem as diferenças e ajudam a responder a pergunta do título desta postagem.

Não é apenas uma questão de falta de infraestrutura ou de má gestão dos recursos públicos, mas também de falta de conscientização no trânsito. O pessoal da Mobilize publicou interessantes imagens sobre a situação das ciclovias na Asa Norte. Em contraponto, há também imagens de ciclovias e ciclofaixas na Europa. As fotos (incluindo as postadas neste blog) são do ciclista Uirá Lourenço, um grande defensor do transporte por bicicleta. Recomendo fortemente acessar esse trabalho para ver essas diferenças (acesse este link). Lá tem dois arquivos com as fotos.

As imagens ajudam a entender um pouco o que a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12) quer dizer com priorizar o transporte não motorizado sobre os motorizados. Não se trata apenas de um discurso, mas de uma realidade que tem que ser debatida e respeitada.

Recentemente foi criado o fórum de mobilidade por bicicleta no DF com a participação de diversas secretarias de estado, especialistas no setor e representantes da sociedade civil (clique aqui). A ideia é acompanhar e fiscalizar a execução de projetos no setor, de forma a garantir a fiel execução do plano de mobilidade por bicicleta, que prevê o estímulo ao uso de veículo não motorizado.

Segundo o GDF, o Plano está baseado em questões ambientais, urbanísticas e de saúde pública. Além do lazer, há previsão de estímulo ao uso das bicicletas no transporte escolar, ações de educação para o trânsito (incluindo o respeito ao ciclista), implantação de cerca de 600km de ciclovias e ciclofaixas e de um sistema de empréstimo de bikes públicas, entre outros.

Se realmente queremos uma melhor mobilidade urbana, temos que nos envolver no assunto e procurar participar das atividades.

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário