segunda-feira, 8 de julho de 2013

Não Motorizado (Parte 1: Prioridade ao transporte não motorizado)


Bom dia pessoal!

Semana passada eu criei a Série Direito dos Usuários (clique aqui). A Lei da Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/12) estabelece prioridade ao transporte não motorizado em relação ao motorizado:

Art. 6o  A Política Nacional de Mobilidade Urbana é orientada pelas seguintes diretrizes:
II - prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado

Assim, devido a importância do assunto, vamos criar um espaço especial neste blog para tratar do transporte não motorizado? Vou iniciar a "Parte 1" comentando a reportagem que li hoje no metrô: "Vida em duas rodas" (Revista Crescer nº 236, julho 2013, ed. Globo), elaborada por Eduardo Numomura.

A matéria fala sobre o crescente interesse dos brasileiros em adotar a bicicleta como meio de transporte em suas viagens cotidianas como alternativa ao carro. O interessante é que a reportagem tem foco em pais que usam as bicicletas para transportar seus filhos pequenos. 

Destaco três motivos para essa preferência pela bicicleta: 1) a identidade/relação  que o(a) filho(a) tem com a bicicleta (vejam a alegria das crianças com a primeira bike?); 2) a agilidade/velocidade proporcionada pela bicicleta em relação aos carros de passeio em meio aos congestionamentos; e, 3) maior conscientização sobre vida saudável e sustentabilidade ambiental.

Entretanto, é patente na matéria a preocupação com a segurança no trânsito. Para mim é a principal variável na hora das pessoas decidirem a optar pelo uso das bicicletas. Neste ponto gostaria de fazer umas reflexões com vocês, prezados(as) leitores, sobre as condições de segurança no trânsito do DF (o que também pode ser aplicado em outras grandes cidades do  Brasil):

1) O que você acha de usar a bicicleta em Brasília no seu dia-a-dia? Ela só serve como lazer?

2) Você levaria seu filho pequeno à escola de bicicleta?

3) Brasília possui infraestrutura que promova o uso da bicicleta? O que você acha dos investimentos (ciclovias e ciclofaixas) que estão sendo realizados em nossa cidade? Os traçados propostos são adequados aos deslocamentos da população?

4) Quanto a educação e o respeito das normas de trânsito, você acha que os usuários de veículos motorizados estão conscientes sobre o zelo para com aqueles que utilizam o transporte não motorizado e sobre a preservação dos pedestres? Que medidas governamentais poderiam ser usadas?

Comentem! O tema é importante!

Grande abraço!

Por uma melhor mobilidade urbana!

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