terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Quanto tempo leva para concluir um viaduto ferroviário?


Natal chegando e muitas famílias se organizam para poder participar das festividades e celebrar o nascimento de Jesus Cristo. O que você costuma fazer entre os dias 24/12 e 28/12? Muitos costumam viajar no período e aproveitar também para descansar após um intenso ano de trabalho.

Agora imaginem que nessa sua viagem de ida (dia 24/12) você passe por um viaduto qualquer e, na volta para sua cidade (dia 28/12), no mesmo trecho da pista, você encontre um outro (novo) viaduto no lugar do antigo. Impossível? 


Reparem na organização do canteiro de obras, a coordenação dos serviços que são executados e o baixo impacto no desvio do tráfego de veículos.

Trata-se da substituição de um viaduto ferroviário. Normalmente as ferrovias são concedidas a grupos econômicos que exploram a infraestrutura. Eles sabem muito bem qual é o custo de uma obra parada ou que demora a ser executada. Portanto, não são medidos esforços para que as obras possam ser realizadas da forma mais rápida e economicamente viável.

Em via de regra, quando temos um bom planejamento, uma boa articulação/gestão, um projeto completo e detalhado, uma licitação estrategicamente adequada e transparente e um bom contrato; a obra flui bem e é concluída rapidamente. Todavia, se o planejamento é inexistente ou inadequado, não há gestão satisfatória, o projeto é deficiente ou insuficiente, a licitação é obscura e inadequada e o contrato é cheio de falhas; as obras tendem a ter diversos problemas, inclusive com embargos judiciais e questionamentos de órgãos de controle. Isso sem falar dos inúmeros aditivos contratuais, deseconomias geradas pelo atraso e os aborrecimentos por parte dos usuários.

Obrigado ao meu amigo Otávio Soares que sugeriu a matéria e o link do vídeo!

Grande abraço! 

Quem tiver alguma ideia interessante (matéria, vídeo, relato de experiência pessoal etc), fique a vontade em entrar em contato comigo: hoguerra@gmail.com.

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