terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Erosão em Taguatinga: São remotas as chances de danos ao Metrô, mas existe a preocupação


Semana passada postamos aqui a situação da erosão na Av. Elmo Serejo (Via Estádio) em Taguatinga (clique aqui). Vamos agora ver uma matéria do Jornal de Brasília feita com um especialista na área sobre o assunto. Percebam como é extremamente importante a necessidade de se realizar planejamentos adequados e fiscalizações periódicas em nossa cidade, observando os aspectos naturais da região entre outros. O desrespeito as essas regras podem implicar em consequências negativas gigantescas. No caso em questão, imaginem se a estrutura do Metrô-DF fosse comprometida?

Abraços!

E a erosão avança na Elmo Serejo
Publicação: Terça-feira, 03/12/2013 às 08:00:00
Eric Zambon
Especial para o Jornal de Brasília

A erosão que provocou interdição no sentido Plano Piloto da avenida Elmo Serejo, a popular Via Estádio, em Taguatinga, poderia ter sido evitada. A constatação é do especialista Dickran Berberian, que na tarde de ontem compareceu ao local onde há um enorme buraco ao lado da pista. “A rede de águas pluviais não foi dimensionada corretamente, porque não foi previsto o inchamento  da cidade”, afirma. “Esses estabelecimentos construídos aqui perto não deveriam existir”, completa, apontando para uma floricultura e um clube.

Para Dickran, a erosão no mesmo local constatada no ano passado, conforme noticiado pelo Jornal de Brasília na última quarta-feira, era o sinal de um “câncer”, que já se transformou em um “melanoma”. “Agora, consertar o estrago não vai ser um trabalho fácil nem barato. Quando viram o problema no ano passado, preferiram somente 'apagar o fogo'. Acredito que nem pensaram na possibilidade de acontecer essa erosão agora”, diz.

O asfaltamento promovido no ano passado na avenida, ao custo de R$ 10 milhões, pode também ter contribuído para a situação atual da Elmo Serejo. O especialista explicou que a massa asfáltica e o concreto não permitem a infiltração devida da água, que vai para o Córrego do Cortado. “Com mais água indo para o córrego, a rede de escoamento fica sobrecarregada e não aguenta a pressão. Acontece um vazamento e temos a erosão”, conclui.

Trânsito

A Defesa Civil estima um aumento de quase 30 metros no diâmetro do buraco desde o último dia 25. O órgão garantiu só liberar a área para circulação de veículos quando emitir um laudo atestando segurança do local. O governo estima que 100 mil carros transitem pela avenida, nos dois sentidos da Via Estádio, diariamente.

Como será consertado

A Novacap informou que o trabalho de recuperação da área acontecerá em duas etapas
1º prazo:  no mínimo 20 dias - Será feito um aterramento do solo que desmoronou. As equipes da companhia tornarão o chão estável para estruturar o talude (lateral da área erodida), com estacas de concreto no subsolo para evitar novos processos erosivos na área.
2º prazo:  90 dias a partir da conclusão da primeira parte - A vegetação ao redor da pista deverá ser recuperada.

Alternativas para evitar as longas filas

A Defesa Civil e o Detran-DF decidiram interditar completamente o trecho próximo ao buraco. Uma faixa no sentido Ceilândia foi invertida para tentar comportar o volume de carros, gerando grandes congestionamento, em especial, nos horários de pico.
Os transtornos fizeram com que um grupo de pessoas protestasse no local,impedindo os motoristas de prosseguirem no sentido Cêilândia. Eles pediram que providências fossem tomadas para evitar que a erosão acontecesse pela terceira vez no ano que vem.

Solução
Para não somente atender à demanda dos manifestantes como também para melhorar, em definitivo, a qualidade do solo na região, a Novacap fará serviços no local por até três meses. O especialista Dickran Berberian diz que a ação veio na hora certa, mas que o ideal é a fiscalização e vistoriar pelo menos a cada três anos, para evitar que a situação se repita no local e em outras regiões do DF. 
Devido aos problemas, o Detran segue sugerindo aos motoristas que busquem alternativas para evitar passar pela avenida Elmo Serejo. As melhores opções, segundo o órgão, são pistas alternativas em Samamabaia e Taguatinga Norte, as vias Hélio Prates, QNL e BR-070, especialmente pela manhã.

Saiba Mais
Para impedir que a erosão progrida ainda mais (já atingiu o subsolo da pista sentido Plano Piloto), está sendo feito um matacão, que consiste em apoiar blocos de concreto na parede de terra que ainda não cedeu. Isso deve conter novos desmoronamentos.
Segundo a Novacap e o especialista Dickran, a chance de a erosão alcançar a outra via da Elmo Serejo e a linha de metrô ao lado é remota, até porque o problema imediato está sendo tratado.

Fonte: http://www.clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?e-a-erosao-avanca-na-elmo-serejo&id=515165

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