quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ciclovias na Ceilândia: Relato do usuário


Pessoal,

O Pedro Ivo Pellicano (um grande amigo, das antigas!) nos enviou suas experiências como ciclista assíduo nas ciclovias de Ceilândia e Taguatinga, enriquecendo o conteúdo do nosso blog e contribuindo para que possamos ter uma cidade melhor! Confiram!


Sou usuário assíduo das vias do DF, em especial Taguatinga e Ceilândia, usando a bicicleta para me locomover. O atual governo adora divulgar em sua propaganda que é amigo do ciclista e que está construindo não sei quantos quilômetros de ciclovias. Legal, né? Vou aqui fazer uma pequena descrição das ciclovias de Ceilândia.

São umas gracinhas, antes de mais nada. Feitas com asfalto bom, bem sinalizadas e não acumulam água. Quando está molhada, pouco espirra roda acima. Bons pontos positivos. A intensão é obviamente das melhores, e o governo deu um passo importante para melhora na locomoção urbana.
Só que, por melhor que ela seja, as ciclovias do DF, em especial as da Ceilândia são repletas de erros e falhas que comprometem a segurança dos ciclistas e dos pedestres. O primeiro defeito é que as intersecções com a pista, apesar de sinalizadas, estão no nível do asfalto, onde o ideal e mais seguro seria o nível com a ciclovia. Aqui vemos que ainda a prioridade é da agilidade para carros.

Segundo defeito: tampas de bueiro. No trajeto entre o Campus da UnB de Ceilândia e a Estação Centro Metropolitano do Metrô (onde a ciclovia simplesmente acaba) existem duas. Em uma delas, eu caí. Caí, mesmo porque a bagaça está abaixo do nível da ciclovia! Machuquei um ombro em uma dessas.

Terceiro defeito: a ciclovia está repleta de pedestres, principalmente no fim da tarde. Oras, se é uma ciclovia, por que está cheia de pedestres? Falta de educação? Falta de sinalização? Essas seriam falhas que vemos nas ciclovias do Plano Piloto, que também tem pedestres que preferem andar ali do que na calçada, sabe-se lá porque. Em Ceilândia o problema é: NÃO EXISTE CALÇADA! Isso mesmo! Os pedestres fazem sua caminhada diária ou sua corridinha na ciclovia simplesmente porque não tem outro lugar para o fazerem! O mais engraçado é que a ciclovia possui placas avisando o ciclista que há pedestres. Então é como se a ciclovia fosse uma calçada de asfalto, pois o risco para os pedestres é exatamente o mesmo de um ciclista andando pela calçada.

A descontinuidade da via é um defeito geral para todas as ciclovias do DF. Não vale a pena nem comentar.

Se existe alguém no meio político que tem interesse real em melhorar a mobilidade urbana, que atente-se a esses pequenos detalhes. Ciclovias são excelentes ideias, mas tem que ser bem elaboradas, de forma que a segurança de todos seja garantida.
Pedro Ivo Pellicano
Foto: nossaceilandia.blogspot.com.br
___________________
_________

Um aspecto que achei interessante foi a infraestrutura cicloviária ter que se adequar à geometria/nivelamento das vias de tráfego geral. Já vimos que a Lei da Mobilidade Urbana é clara ao estabelecer prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados (Lei nº 12.587/2012, art. 6º, inciso II). Neste caso, é notório que a concepção do projeto ainda foi pautada na ótica do veículo automotor.

Em relação aos bueiros, entendo que todo recurso público deve ser utilizado com o maior zelo possível. Portanto, o cidadão merece infraestrutura de qualidade.

Sobre a falta de calçadas, esse assunto posso também servir de testemunha. Frequento a Ceilândia ao menos uma vez por semana e, por lá, caminho pela cidade. De fato existem muitos lugares que simplesmente não há calçadas (ex.: Sol Nascente - estive recentemente lá e estou preparando uma matéria). Outros lugares as calçadas são completamente inadequadas (ex.: ao longo da Via Leste, no canteiro central, as calçadas são irregulares e são prejudicadas pelas raízes das árvores que sobem à superfície, forçando os pedestres a transitar pela ciclovia). Quanto a acessibilidade... não vou nem comentar agora...

É isso aí pessoal! Vamos exercer nosso papel de controle social e lutarmos para termos uma cidade que respeite e priorize os ciclistas e pedestres. Forte abraço!

Obs.: Pedro Ivo, parceiro e amigo, meu muito obrigado! Estamos juntos nessa luta! Fique a vontade em mandar outras contribuições!

Um comentário:

  1. entra no blog e veja a realidade da Ceilândia, ( fotos ilustrativas desta postagem.)
    https://nossaceilandia.blogspot.com/2011/

    ResponderExcluir