sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bicicleta Branca

Pessoal,

Bonito gesto foi feito nas ruas do Guará nesta semana. Uma homenagem ao ciclista José Ribamar Neres de Andrade, que morreu após ser atingido por um carro no último domingo (08/12/13) no Guará II. Segundo as autoridades, o motorista que causou o acidente estava em alta velocidade e dirigia embriagado. 

Segundo a reportagem do Bom Dia DF (veja o vídeo aqui), cerca de 150 ciclistas fizeram uma pedalada entre o Guará I e II, passando pela Av. Central e Av. do Contorno. O ato demonstrou união entre os grupos de ciclistas do DF e pediram justiça no caso. Além disso, o evento externou a defesa de uma mobilidade urbana sustentável e democrática, com paz e respeito no trânsito. Os ciclistas penduraram uma bicicleta branca para simbolizar essa defesa.

É fundamental que haja harmonia entre as pessoas que utilizam diferente modos de transporte. O espaço público é de todos os cidadãos. Cada um de nós tem o direito de realizar suas viagens seja a pé, de bicicleta, de carro ou usando o sistema de transporte público coletivo. 

As normas de circulação e conduta no trânsito precisam ser respeitadas por todos, lembrando sempre da máxima que diz que "os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres" (Código de Trânsito Brasileiro: Lei 9.503/97, art. 29,§ 2).

Ao Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) cabe a elaboração de legislações pautadas nas políticas de trânsito e mobilidade urbana, com a participação popular; a educação dos usuários no Sistema Nacional de Trânsito e no Sistema Nacional de Mobilidade Urbana), a execução de infraestruturas adequadas ao convívio e segurança dos usuários; a fiscalização das normas; os julgamentos pertinentes, entre outros.

Que possamos em um futuro próximo termos um convívio pacificado entre os diferentes usuários dos modos de transporte, tal qual a bicicleta branca nos sugere! Parabéns pela iniciativa ciclistas!

Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário