segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sudoeste


Amigas(os),

Sábado passado (12/07) fomos ao Sudoeste (área de alta renda no DF). Era véspera do jogo do Brasil (disputa de 3º lugar na Copa). Conversamos com usuários do transporte coletivo, perguntando se eles sabiam que horas o ônibus deles iria passar naquele ponto de parada. Unanimidade: todos falaram não saber. Inclusive alguns disseram que nem sabiam se conseguiriam chegar em casa a tempo de assistir o jogo.

Espaço para propaganda e nenhuma informação ao usuário 

Não é para menos. Nos pontos de ônibus visitados não encontramos nenhuma informação ao usuário, apesar de muito espaço para propaganda.

É importante lembrar que é direito do usuário "ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e modos de interação com outros modais", conforme a Lei 12.587 (art. 14, III).

Sinalização horizontal ruim

Na Av. das Jaqueiras, encontramos boa parte das calçadas em condições satisfatórias, inclusive com rampas de acessibilidade e sinalização vertical nas faixas de pedestres. A sinalização horizontal, porém, precisa de um reforço. Não tivemos problemas nas faixas de pedestres. Todos motoristas respeitaram.


Sinalização vertical boa
Acessibilidade: faixa com rampas

Na Primeira Avenida do Sudoeste, a calçada é uma piada. Para acessar os abrigos, o usuário conta com uma calçada que não deve passar de 1,00 metro de largura (o ideal seria 1,50 metros, sem obstáculos). Além de serem estreitas, a situação se agrava com os carros que estacionam ao longo delas, pois ficam com parte da carroceria ocupando espaço das calçadas. Cadeirantes e mães(ou pais) com carrinhos de bebê precisam ir driblando (e se arriscando entre) os carros pelo estacionamento. 

Acesso ao ponto de ônibus: calçada estreita

Forma mais fácil de acessar o ponto de ônibus: andando entre os carros 
  
Já as calçadas do lado do comércio (de frente ao estacionamento) são bonitas, mas nada práticas. Muitos obstáculos: cadeiras, plantas, outdoors, cones, lixeiras etc.

Calçada repleta de obstáculos

O Sudoeste possui uma interessante malha cicloviária. Apesar de não atender toda a região, a infraestrutura passa em lugares próximos ao comércio. Em muitos trechos são bem sinalizadas e percebi muitos ciclistas usando a infraestrutura. Entretanto, se você quiser ir ao Sudoeste (vindo de outra Região Administrativa) não terá muitas facilidades, pois a malha cicloviária ainda não está totalmente integrada com as outras cidades do DF. 

Identificamos também algumas deficiências que colocam em risco a segurança dos ciclistas nas ciclovias do Sudoeste. Atravessar a Primeira Avenida por exemplo não é uma tarefa simples, em virtude da localização da rota (próximo a rotatórias), elevado fluxo e velocidade de veículos automotores e sinalização insuficiente. 

Ciclovias do Sudoeste

Conversamos com pessoas que trabalham nas proximidades desses cruzamentos. Gilmar e Zilma informaram que realmente é uma situação perigosa e que inclusive já presenciaram acidentes em um cruzamento entre as quadras 102, 103, 302 e 303. Inclusive na quadra 102 há uma vaga de veículos que obstrui a rota dos ciclistas, dificultando ainda mais a atravessia da Primeira Avenida.

Cruzamento perigoso

Muito se fala que a maioria dos moradores do Sudoeste anda de carro, por isso é preciso mais vagas de estacionamento no comércio e mais espaços para circulação dos veículos. Entretanto, no planejamento urbano, precisamos lembrar que:
  • Muitas pessoas trabalham no Sudoeste e boa parte usa o transporte público, principalmente as Secretárias do Lar;
  • Outros moradores preferem usar a bicicleta como meio de deslocamento saudável e sustentável;
  • Mesmo os usuários de carros, em algum momento, também são pedestres e precisam de espaços adequados para circular.
  • Muitos utilizam os seus carros simplesmente por falta de opção de um transporte público de qualidade, que seja atrativo, rápido, confortável e possua informações suficientes para se deslocarem em meio urbano.
Vamos repensar os deslocamentos em nossa cidade! Vamos construir juntos a cidade que queremos! Brasília Sustentável, Acessível, Democrática e Humana.

#DFNovaPoliticaDeMobilidadeUrbana

Um Forte Abraço!
Higor Guerra

A Seção "EXPERIÊNCIAS DE UM CANDIDATO" traz matérias especiais sobre a realidade de muitas áreas urbanas do DF e entorno. Higor Guerra é candidato a Deputado Distrital e está aproveitando esta oportunidade para apresentar soluções concretas (saiba mais). Conheça a sua plataforma política em www.acreditabrasilia.com.br
Gostou da proposta de uma melhor mobilidade urbana? Ajude a divulgar este trabalho sério e importante que irá melhorar a nossa qualidade de vida. Converse com amigos e parentes. Compartilhe nas redes sociais! Entre em contato com Higor Guerra (faleconosco@acreditabrasilia.com.br). Vote: 12312.

Um comentário:

  1. Muito bom este post! Parabéns! Vc sabe dizer como se encontra a situação atual para o cruzamento da Primeira Avenida por ciclistas e pedestres? Em breve me mudarei para o Sudoeste, e me transportarei de bicicleta. Vc sabe dizer se as ciclofaixas do Sudoeste chegam na região do TRE/Câmara Distrital? Obrigado.

    ResponderExcluir