quinta-feira, 17 de julho de 2014

Arniqueiras


Prezadas(os),

Dia 15/07 eu estive em um condomínio conversando com moradores do Setor Habitacional Arniqueiras, que me relataram algumas características do setor e desafios de quem mora e trabalha na região. Além do setor de passar por um processo lento de regularização habitacional, há dificuldades nos deslocamentos das pessoas. No dia 16/07 estive novamente no local para conversar com pedestres e usuários do transporte público. 


Ponto de Ônibus na EPVP



A oferta de transporte público na região é baixa. São poucas linhas que passam nas proximidades. Normalmente é necessário tomar duas (ou mais) linhas de ônibus para ir a outras regiões do DF. No caso dos condomínios do conjunto 06, por exemplo, o ponto de ônibus mais próximo fica na Estrada Parque Vicente Pires - EPVP (DF-079). Dependendo do condomínio, é necessário caminhar mais de 2 km para acessar o abrigo, que não tem qualquer informação ao usuário. Não tem jeito! A opção para muitos moradores é o uso do automóvel, pois o sistema de transporte público não é atrativo. 

Agora imaginem a situação de quem não dirige ou não tem condição de ter um carro. É o caso de muitos trabalhadores da região, incluindo as secretárias do lar e aqueles que trabalham em áreas comerciais. Há inclusive recusas de oferta de emprego, pois a região é considerada de difícil acesso.

 Faixa de pedestre na EPVP, ligando pontos de parada

Um caso que me chamou a atenção ontem. Conversei com o Thullio, usuário do transporte público. Ele embarcou em um ônibus e informaram que aquela linha faria um itinerário diferente em função da greve de rodoviários que ocorreu ontem. Informaram que o ônibus passaria em Águas Claras, mas na hora do "vamos ver", não passou e Thullio teve que desembarcar bem longe de seu destino. Desiludido com o transporte público, ele estava disposto ir a pé mesmo para seu trabalho, numa distância que calculo em 5 km.

Ciclistas e pedestre dividindo a ciclovia

Na EPVP, em função da descontinuidade das calçadas, os pedestres costumam utilizar a ciclovia para caminhar (ou para fazer atividades físicas), o que não é apropriado. 

Calçada só em parte da região e sem iluminação apropriada

Saindo da EPVP e indo em direção a Arniqueiras (Conjunto 06), a calçada até que existe em determinados trechos, mas conta apenas com a iluminação da rua que passa a uns 10 metros, ou seja, não é apropriada a circulação em horário noturno. A medida que se avança nessa via as calçadas não mais possuem continuidade e os obstáculos começam a aparecer.


 Calçadas estreitas e cheias de obstáculos


Falta de sinalização horizontal

Há ciclovia em bom trecho da EPVP o que facilita o deslocamento de quem opta pela bicicleta, mas atenção nos cruzamentos, pois muitos veículos saem da EPVP em velocidade elevada e acessam as ruas de acesso à Arniqueiras. Já na via de acesso ao conjunto 06 é estreita e não possui ciclovia, sendo preciso transitar de forma compartilhada com os carros que podem trafegar em velocidades incompatíveis, gerando insegurança. 

 Ciclovia: proximidade de um cruzamento

Cruzamento da ciclovia nas proximidades de uma rotatória

Placa indicando sentido para a EPTG
Além das adequações e melhorias das calçadas e das condições de circulação dos ciclistas, algumas medidas podem ser tomadas para melhorar o acesso ao Setor Habitacional Arniqueiras. Uma ideia é de criar facilidades para que os moradores da região possam ao menos estacionar seus carros nas estações do metrô (estações de Águas Claras ou do Guará) para de lá acessar outros pontos do DF usando o transporte público. Neste sentido, poderia se discutir a construção de estacionamentos cobertos e controlados, garantindo conforto, praticidade e segurança. Outra proposta debatida com os moradores é a existência de linhas alimentadoras de microonibus que possam sair de determinada estação do metrô e atender o setor.

Por fim, quero agradecer aos moradores do Condomínio Residencial Pinheiros, que se dispuseram a debater o tema da mobilidade urbana e buscar alternativas para melhorar o dia-a-dia de todos que residem ou trabalham no Setor Habitacional Arniqueiras.

Vamos construir juntos a cidade que queremos! Contem comigo!

Forte abraço,
Higor Guerra



A Seção "EXPERIÊNCIAS DE UM CANDIDATO" traz matérias especiais sobre a realidade de muitas áreas urbanas do DF e entorno. Higor Guerra é candidato a Deputado Distrital e está aproveitando esta oportunidade para apresentar soluções concretas (saiba mais). Conheça a sua plataforma política em www.acreditabrasilia.com.br
Gostou da proposta de uma melhor mobilidade urbana? Ajude a divulgar este trabalho sério e importante que irá melhorar a nossa qualidade de vida. Converse com amigos e parentes. Compartilhe nas redes sociais! Entre em contato com Higor Guerra (faleconosco@acreditabrasilia.com.br). Vote: 12312.

Nenhum comentário:

Postar um comentário