segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sol Nascente

Av. Principal - Sol Nascente

Ontem estive no Sol Nascente, considerada a maior favela da América Latina (veja aqui). Atualmente, o Sol Nascente e o Por do Sol pertencem à Região Administrativa de Ceilândia. A infraestrutura urbana precária é uma dos principais problemas desses condomínios. Apenas uma pequena parcela da população é atendida com rede de esgotos e pavimentação, além dos insuficientes serviços de coleta de lixo.  


Em uma das principais vias de Sol Nascente, aonde há comércio, encontrei estacionamento pavimentado para carros, mas não vi calçadas para o cidadão. O pedestre escolhe: ou vai pela terra, enfrentando a poeira; ou então segue pela via cheia de lama se arriscando entre os carros.



A grande maioria das vias transversais à avenida não é pavimentada, muito menos possui calçada. Muitos "retornos" na avenida foram feitos mediante destruição do canteiro central. Em frente aos comércios existem calçadas, mas dificilmente são niveladas ou acessíveis.


Mesmo na avenida principal há muito buraco na via, tornando a convivência entre carros e pedestres ainda mais inseguro. Não vi abrigo de ônibus, apesar da circulação dos coletivos por lá.


Na via que dá acesso ao Sol Nascente (foto abaixo), é possível verificar uma caixa viária larga, no qual é possível aproveitar espaços com infraestruturas que requalificam o ambiente urbano. Há pontos de parada, mas não existem calçadas para o cidadão que vai  pegar o ônibus. A iluminação existe apenas ao longo da via, mas até acessar essa via a escuridão e a insegurança predominam.



No Sol Nascente há muitos ciclistas, mas nenhuma ciclovia/ciclofaixa. O jeito é enfrentar o trânsito compartilhado das vias não pavimentadas (ou pavimentadas com buracos) entre carros, ônibus, caminhões e pedestres. 


Mais adiante, em uma área urbana já consolidada em Ceilândia, já é possível ver o contraste. Na Ceilândia Norte tem uma infraestrutura muito melhor que o Sol Nascente. As vias estavam sendo recapeadas e haviam ciclovias e calçadas (não muito boas, mas pelo menos existiam).


É preciso fazer muitas melhorias no Sol Nascente: implantar as redes de esgoto e águas pluviais, calçadas acessíveis. É importante implantar abrigos de ônibus para os usuários e calçadas ao redor, com a devida iluminação. Uma malha cicloviária também é interessante.

Ainda sobre o transporte público, e considerando o tamanho da população que ali reside, penso que seria interessante a chegada de um sistema estruturante e exclusivo (VLT ou BRT) até o Sol Nascente. Poderíamos pensar também em uma grande estação no qual teríamos serviços públicos básicos integrados, a exemplo do "Na Hora". Também integrado à esta estação poderíamos ter espaços para atividades culturais e também uma unidade de saúde.

É preciso dar qualidade de vida às pessoas. A infraestrutura de transporte público (Metrô, VLT, BRT) possui um importante potencial de indução do desenvolvimento social, cultural e econômico.

Essas são minhas contribuições para a comunidade do Sol Nascente!

Forte Abraço!
Higor Guerra

A Seção "EXPERIÊNCIAS DE UM CANDIDATO" traz matérias especiais sobre a realidade de muitas áreas urbanas do DF e entorno. Higor Guerra é candidato a Deputado Distrital e está aproveitando esta oportunidade para apresentar soluções concretas (saiba mais). Conheça a sua plataforma política em www.acreditabrasilia.com.br
Gostou da proposta de uma melhor mobilidade urbana? Ajude a divulgar este trabalho sério e importante que irá melhorar a nossa qualidade de vida. Converse com amigos e parentes. Compartilhe nas redes sociais! Entre em contato com Higor Guerra (faleconosco@acreditabrasilia.com.br). Vote: 12312. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário