quarta-feira, 14 de maio de 2014

Só faixa de ônibus basta?


Prezadas(os),

Aqui no blog sempre defendemos a importância da realização de um bom e adequado planejamento antes de sair investindo os recursos públicos. No dia 24/04/2014, nós relatamos uma experiência desastrosa da circulação viária nas proximidades do Setor Hospitalar Sul (relembre, clicando aqui), o que gerou consequências negativas principalmente na faixa "exclusiva" de ônibus.

As soluções para o trânsito, transporte ou mobilidade urbana não são tão fáceis como parecem. É fundamental a realização de um diagnóstico preciso, simulações e medidas certeiras, que inclusive podem implicar em soluções estruturantes.

Sugiro a leitura de duas matérias publicadas pela Mobilize Brasil sobre a implantação de faixas exclusivas de ônibus em São Paulo. Será que a simples pintura no asfalto definindo o espaço exclusivo dos ônibus é suficiente (e eficiente) para solucionar o sistema de transporte público coletivo? Quais são os impactos dessa medida? Durante a leitura dos textos busque refletir sobre as vantagens e desvantagens da implantação de faixas exclusivas para o ônibus em Brasília (ex.: vias W3 e do Setor Policial Sul). Seguem os links das matérias e boa leitura:



Forte abraço!
Higor Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário