terça-feira, 27 de maio de 2014

Contribuições Rodas da Paz>> Parte 3: TRANSPORTE PÚBLICO E DESESTÍMULO AO USO DO AUTOMÓVEL



Vamos dar continuidade a apresentação das contribuições da ONG Rodas da Paz para melhoria do Sistema de Mobilidade Urbana de Brasília. A Série é composta por 5 partes, conforme os eixos propostos pelo movimento: Mudança de Paradigma de Segurança, Controle Social, Transporte Público e Desestímulo ao Uso do Automóvel, Política Cicloviária e Valorização do Pedestre. Hoje vamos detalhar o Transporte Público e Desestímulo ao uso o Transporte Público e Desestímulo ao Uso do Automóvel!

Abraço grande!
Higor Guerra


Seminário Mobilidade Sustentável 
Contribuições para a elaboração do documento final – Rodas da Paz 
Brasília, março de 2014
E-Mail: contato@rodasdapaz.org.br 
 www.rodasdapaz.org.br 
Documento original

C) TRANSPORTE PÚBLICO E DESESTÍMULO AO USO DO AUTOMÓVEL

A redução do uso excessivo do automóvel está diretamente relacionada à qualidade do transporte público de massa e às restrições ao carro. Além de priorizar o transporte público em relação ao carro, o planejamento urbano deve avaliar a reorganização das densidades da cidade de acordo com os eixos de transporte coletivo de massa e o equilíbrio dos usos do território de acordo com a oferta de trabalho e o local de moradia da população. Alguns dos projetos do GDF estão na direção contrária desta visão de cidade sustentável. 

Algumas medidas propostas nesse sentido são:

⇒ Consolidação dos corredores e faixas exclusivos de transporte público, aumentando a velocidade média dos ônibus e sua quilometragem, sem permitir o uso dessas faixas por vans escolares, taxis e outros utilitários e utilizando semáforos inteligentes. 

⇒ Restrição total as vagas de estacionamento gratuitas e de vagas de garagem além de definição dos estacionamentos como áreas subutilizadas; Reduzir os estacionamentos ao longo das vias e convertendo este espaço para calçadas, ciclofaixas ou vias de exclusivas de ônibus. Quando não for possível retirar o estacionamento da via, que se opte pela implantação de Zona Azul, caracterizando estacionamento de alta rotatividade

⇒ Condicionar investimentos em novos estacionamentos desde que sejam estacionamentos dissuasórios - estacionamentos públicos ou privados, integrados ao sistema de transporte urbano, com vistas a dissuadir o uso do transporte individual; 

⇒ Aumento do período de funcionamento do metrô, para melhor suprir as necessidades da população e permitir o acesso a cultura e diversão, muitas vezes centralizado no Plano Piloto; 

⇒ Cancelamento imediato do projeto de estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios; 

⇒ Manutenção da abertura do Eixão do Lazer para pessoas, independente dos jogos no Mané Garricha.

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Acesse aqui a Parte 1: MUDANÇA DE PARADIGMA DE SEGURANÇA
Acesse aqui a Parte 2: CONTROLE SOCIAL

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