Prezadas(os),
Ultimamente o brasiliense tem ouvido bastante sobre o Expresso DF, ou BRT Sul, sistema de ônibus de alta capacidade que liga Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. Já falamos sobre este sistema aqui no blog.
Mas, você sabe o que é um BRT? Bus Rapid Transit (ou Trânsito Rápido por Ônibus) é um termo que vem sendo utilizado por especialistas, políticos, gestores e também pelos cidadãos. O termo vem ganhando força e vem conferindo um certo status no campo político.
Não há unanimidade na definição de BRT, nem mesmo no âmbito do governo federal. Inclusive, existem nomenclaturas que buscam agrupar diferentes níveis de BRT. O Manual de BRT (clique aqui), por exemplo, classifica os BRTs em: BRT leve, BRT e BRT completo. Já um grupo internacional (ITDP, giz, Climate Works Foundation, icct, Rockefeller Foundation) desenvolveu um sistema de pontuação do padrão de qualidade de BRT, no qual classifica os sistemas em: BRT Standard Gold (Ouro), BRT Standard Silver (Prata) e BRT Standard Bronze (Bronze). Em outra oportunidade vamos abordar essa metodologia (adiante-se e conheça a publicação, clicando aqui).
O vídeo acima (disponível também com legenda em português) aborda elementos mínimos para caracterizar um sistema de ônibus como BRT. Pessoalmente, entendo que mais do que um emblema no qual confere a um determinado sistema como sendo um BRT, é preciso certificar se a solução é a mais adequada a realidade da localidade. A proposta deve ser eficaz (atender a demanda), eficiente (atender com otimização de recursos) e efetiva (ser realmente o que a população quer).
Neste cenário, é importante observar alguns elementos que vão conferir um sistema de BRT atrativo ao usuário: 1) rapidez no deslocamento, que pode ser conseguido com uso de faixas exclusivas e priorização nos cruzamentos viários, etc; 2) conforto e segurança, por meio de veículos modernos, seguros e acessíveis, estações climatizadas, pavimento nivelado, etc; 3) informações ao usuário, mediante uso da tecnologia de ponta, painéis, totens, etc; 4) racionalização do sistema e modicidade tarifária, por meio de integrações práticas e ágeis (incluindo bicicletas e outros meios de transporte) e adequado planejamento dos serviços. Existem outros elementos que conferem a atratividade do BRT, mas que no momento não temos a pretensão em exauri-los.
Uma simples definição que gosto de usar para definir um BRT é: um sistema de ônibus com operação semelhante ao metrô. Ou seja, vias exclusivas (sem interferências), embarque pré-pago, embarque e desembarque em nível e com total acessibilidade nas estações e arredores, e integração com outros meios de transporte (pois é um sistema troncal que precisa ser alimentado).
Um forte abraço a todas(os)!
Higor Guerra
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Compartilho uma boa noticia. É algum começo na melhora do transporte no DF e das grandes cidades do Brasil http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2014/04/23/interna_tecnologia,424368/recurso-do-google-promete-ajudar-usuarios-de-onibus-em-cidades-sede-da-copa.shtml
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