quinta-feira, 17 de abril de 2014

Copa 2014: Conheça o Google Transit


Prezadas(os),

Enquanto não produzimos tecnologia para facilitar a vida do cidadão nos deslocamentos, o Google anunciou um serviço de dados que permite que o usuário planeje seus deslocamentos na cidade, inclusive usando o transporte público como alternativa (leia a matéria abaixo). Fornecidos a origem e o destino, o Google Transit gera rotas considerando o uso de carro, metrô, ônibus (informando as linhas), bicicleta e deslocamentos a pé. Apresenta também uma estimativa de tempo para o deslocamento.

Fiz um teste. Coloquei como origem o Brasília Shopping e o destino o Taguatinga Shopping. O sistema gerou as rotas de carro, metrô, ônibus e a pé (a bicicleta não resultou rota). Achei bem interessante e coerente. Fiquei na dúvida quanto a linha de ônibus: 0.871. Entrei no site da Secretaria de Transporte para confrontar a informação de que essa linha realmente tinha o itinerário. Resultado: o site da Secretaria de Transportes travou e não me forneceu a informação!

Façam vocês o teste. Basta clicar neste link: 

https://maps.google.com/transit

Há também a versão para smartphones: Android e IOS.

Um forte abraço.
Higor Guerra.


Google Transit orienta sobre transporte público
em 12 cidades sede da Copa
por João Kurtz
17/04/2014 09h22 - 
Atualizado em 17/04/2014 09h22
TechTudo, globo.com
Fonte: clique aqui.

Faltando menos de dois meses para a Copa do Mundo, o Google anunciou que seu serviço de dados sobre transporte público, o Google Transit, já está disponível nas 12 cidades sede do mundial. O recurso chegou na quarta-feira (16) aos mapas de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

As outras seis sedes – Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo – já eram cobertas pelo serviço. A funcionalidade permite que o usuário planeje suas rotas na cidade, com dados de trajetos de transportes públicos, como ônibus e metrô. A ideia é facilitar a mobilidade urbana para os moradores e turistas que encontrem na plataforma uma ajuda para não se perder pela cidade. 


O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema pode ser acessado a partir do Google Maps, tanto em versões desktop e dispositivos móveis iOS e Android. As informações também estão disponíveis em outros idiomas, além do português, para os turistas.


O Google Transit foi lançado no final de 2005 nos Estados Unidos e desde então está presente em mais de 2,8 mil cidades do mundo, incluindo 22 brasileiras. Segundo o Google, o recurso possui informações de mais de um milhão de pontos de ônibus, estações de metrô, trem e balsa, com cobertura superior a um bilhão de quilômetros por dia, em todo o mundo.

"O lançamento de hoje faz parte de nossos esforços para tornar o Google Maps cada vez mais abrangente, preciso e útil para milhões de pessoas que usam transporte público", afirma o diretor de Novos Negócios do Google Brasil, Alessandro Germano. 

2 comentários:

  1. Oi Higor. O incrivel é que o Google usa os dados fornecido pelo próprio GDF para incluir a informação do sistema de transporte público no Google Transit.

    Esses dados são informados no formato GTFs e incluem varias informacoes sobre o sistema dee transporte como latitude e longitude das paradas de ponibus e estações, itinerário e frequencia de cada linha, tarifa, etc et (mais info aqui http://urbandemographics.blogspot.co.uk/2014/01/accessibility-observatory-gtfs-data.html). Esse formato de dados para transporte publico é muito comum no mundo, apesar de ser relativamente recente, pois foi criado em meados/final dos anos 2000. Mas no Brasil só algumas cidades tem isso, como Rio, São Paulo, POA, etc. O ponto é que já existem dados do sistema de transporte do DF, mas o GDF não torna esses dados públicos como fazem varias cidades do mundo (inclusive SP).

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael! Ótima contribuição! Realmente, muita informação do Google Transit vem do próprio governo. Converso bastante com algumas pessoas da área de Tecnologia da Informação. Temos um vasto aparato tecnológico que por vezes é mal aproveitado. Primo pelo uso da tecnologia a serviço da sociedade, facilitando o acesso a informação.
    Você trabalha/estuda nessa área da mobilidade urbana ou tecnologia da informação?
    Abraços,

    ResponderExcluir