segunda-feira, 14 de abril de 2014

Carona Solidária

Estimadas(os),

Já falei que Brasília tem potencial para ser um polo de desenvolvimento tecnológico na área de mobilidade urbana, no qual haveria estímulos para realização de estudos, pesquisas e produção tecnológica. Temos excelentes técnicos e pesquisadores na área.

Recentemente estive na Universidade de Brasília (UnB) e encontrei com o amigo e Professor Pastor Willy Gonzales. Ele me atualizou sobre o desenvolvimento do Programa Carona Solidária UnB.  Trata-se de uma iniciativa que engloba diversos cursos, grupo e setores da universidade: professores e alunos de engenharia, comunicação, computação, Núcleo de Agenda Ambiental, etc.



Como Transportar 45 pessoas sentadas?


A carona solidária busca a racionalização das viagens realizadas entre usuários, reduzindo do número de carros nas ruas, economizando custos e contribuindo para um meio ambiente melhor. Entretanto, os benefícios da prática da carona solidária podem ir além. No caso dos alunos da UnB, por exemplo, a medida promove a troca de ideias e a socialização entre alunos de diferentes áreas. 

Professor Pastor Willy Gonzales

Atualmente, um grupo de professores e alunos estão desenvolvendo um website para facilitar as caronas. Esse ambiente virtual prevê cadastramento dos participantes (motoristas e caronas) o que permitirá maior segurança e organização das rotas e horários. Enquanto o website não fica pronto, os alunos, professores e funcionários da UnB podem combinar previamente as rotas, os pontos de encontro e os horários por meio das redes sociais (facebook). Além disso, há também pesquisas de opinião e espaço para sugerir ideias sobre pontos de carona, adesivos nos carros dos participantes, comportamento no trajeto etc. 

Saiba mais:


Essa iniciativa pode ser multiplicada para outras grandes instituições (órgãos públicos, empresas privadas etc), o que ajudaria a minimizar problemas como o congestionamento e a insuficiência de estacionamento público. Entretanto, cabe observar algumas medidas de segurança:
  • Evite embarques ao longo do meio-fio das vias, procure pontos de carona seguros como os estacionamentos;
  • Combine previamente a rota e horário;
  • Busque conhecer as pessoas, não se envolva com estranhos;
  • Fique atento ao transporte clandestino (ação que deve ser combatida);
  • Tenha em mente que você pode não conseguir a carona, portanto, tenha alternativas, principalmente para voltar a noite para casa.


É preciso ter em mente que a prática da carona solidária deve ser tratada como uma medida auxiliar na melhoria da mobilidade urbana. O principal esforço continua em dotar a cidade de sistema de transporte público coletivo de qualidade e investir em infraestrutura de transporte não motorizado (ciclovias, calçadas etc).

Abraços,
Higor Guerra





Um comentário:

  1. Este Prof. PASTOR foi meu orientador numa disciplina de SIG-T em 2011, roubou as ideias e conceitos do meu projeto CARONA LEGAL - TRANSPORTE SOLIDÁRIO.

    ResponderExcluir