quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Luziânia - Brasília: Estudo avaliará a viabilidade de implantação de linha de trem de passageiros


Um estudo irá avaliar a viabilidade de implantar uma linha de trem de passageiros ligando Luziânia à Brasília, passando por Cidade Ocidental, Santa Maria, Núcleo Bandeirantes e Guará. A ideia é aproveitar cerca de 60 km da infraestrutura ferroviária existente entre as duas cidades. Atualmente a via está sob concessão e se destina ao transporte de carga, mas em boa parte do tempo não é utilizada. Dependendo do que o estudo indicar, será necessário realizar a duplicação da via, modernização dos sistemas e reformas/construção de estações. A previsão de tempo de deslocamento entre Luziânia e Plano Piloto é 50 minutos.

Vejam mais detalhes na reportagem do Bom dia DF que foi ao ar hoje (14/08/13) pela manhã acessando o link abaixo: 


Na verdade, atualmente essas antigas estradas de ferro destinadas unicamente ao transporte de carga se constituem em um problema na mobilidade urbana de muitas cidades brasileiras. Antigamente essas ferrovias foram criadas para levar mercadorias às cidades, mas com o crescimento desordenado das manchas urbanas, essas vias férreas acabaram se tornando um segregador urbano, dificultando a passagem de um lado para o outro da cidade.

Transformar esse problema em solução é o ideal. Com um bom projeto, é possível revitalizar a via, tornando-a atrativa ao transporte de passageiros e harmonizando-a com o ambiente urbano. Assim, o que era um segregador urbano se torna em um indutor de desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade. Na ótica do usuário, essa solução poder se traduzir em ganho de qualidade de vida.

A Zona Sul de Brasília (notadamente Santa Maria e Gama) e as cidades localizadas no entorno Sul (incluindo Valparaíso, Cidade Ocidental e Luziânia) passam por um processo de crescimento econômico e populacional. Consequentemente, há um aumento significativo de viagens realizadas. A exemplo de outras regiões do DF, a infraestrutura viária existente por lá já está com sua capacidade esgotada, necessitando com urgência de mais investimentos, em especial voltados ao transporte público coletivo.

Recentemente comentei aqui minha experiência que fiz de carro indo de Luziânia ao Plano Piloto (veja aqui), no qual pude ter uma pequena noção do sofrimento que é realizar este trajeto. E olha que tive sorte, pois estava de carro e não cheguei a pegar congestionamento. 

Os cidadãos que moram nessa zona sul de Brasília reclamam dos transtornos causados pelas obras do VLP, conforme noticiado também no Bom Dia DF de hoje (veja a matéria clicando aqui). Um amigo comentou que chegou a gastar 4 horas no trajeto ida e volta entre Santa Maria e Plano Piloto. 

Em falar em VLP, gostaria de lembrar uma postagem que fiz aqui sobre um pleito do GDF ao Governo Federal, no qual solicita recursos para expandir o VLP (ou BRT Expresso DF) até Luziânia (veja a matéria clicando aqui). Todavia, é preciso saber qual é a relação deste pleito com a ideia do trem de passageiros. Seriam propostas concorrentes ou complementares?

Abraços!

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