quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dicas para evitar engavetamentos


Vejam essa matéria do Correio Web (clique aqui para ver a matéria na íntegra):

"Engavetamento de 11 carros é registrado na pista Sul da Estrutural
Ninguém ficou ferido. A Companhia de Polícia Rodoviária não soube informar as causas do engavetamento

Publicação: 29/08/2013 11:22 Atualização: 29/08/2013 11:35

Onze carros se envolveram em um engavetamento na pista Sul da via Estrutural na manhã desta quinta-feira (29/8). De acordo com a Companhia de Polícia Rodoviária (CPRv), o acidente ocorreu por volta das 10h30 no KM 5, próximo à Cidade do Automóvel.

Os veículos foram para o acostamento e o acidente não prejudica o trânsito, mas curiosos reduzem a velocidade para olhar os carros parados. Ninguém ficou ferido e os serviços de emergência não precisaram ser acionados. A CPRv não soube informar a causa do engavetamento.

Acidente na EPTG

Mais cedo, cinco carros se envolveram em um acidente na ETPG, na altura da residência oficial do governador, por volta das 7h. Um comboio descaracterizado da Polícia Civil transitava pela faixa expressa de ônibus quando outro carro entrou na faixa e atingiu um dos carros do comboio. Duas pessoas ficaram feridas".

Hoje eu vim de carro de Águas Claras para o Plano Piloto e presenciei as consequências desse acidente na EPTG. Como informado, o acidente ocorreu nesta manhã em frente à Residencia Oficial do Governador, sentido Plano Piloto. O engarrafamento se estendeu nas vias expressa e marginal, gerando lentidão desde a saída de Águas Claras (balão da UNIEURO e Av. Castanheiras).

Ainda bem que não houve vítimas fatais (ou gravemente feridas) nesses dois acidentes. 

Mesmos esses tipos de acidentes, sem vítimas graves ou fatais, provocam um impacto muito negativo na dinâmica da nossa cidade. São diversas as consequências, desde atrasos dos trabalhadores aos seus serviços até problemas de saúde ocasionados pelo estresse rotineiro.

O Correio Web também publicou uma matéria sobre os problemas ocasionados sobre os acidentes. Veja a matéria clicando aqui. Também já comentamos neste blog sobre questões relacionadas aos acidentes, no qual abordamos os 4 tipos de falhas que provocam os acidentes (Não viu? Clique aqui!).

O grande volume de veículos nas ruas potencializa a ocorrência de acidentes. Os engavetamentos, por exemplo, possui um vinculo direto com o elevado número de carros que trafegam muito próximos uns dos outros.  A matéria apresentada hoje dos 11 carros envolvidos no engavetamento é um exemplo disso. Já imaginaram o tamanho do prejuízo deste acidente? E não digo apenas o prejuízo dos veículos danificados, mas também os aborrecimentos em ter que aguardar perícia, prestar informações, desmarcar compromissos, etc. Além disso, há também as deseconomias geradas com o atraso nas viagens de todos os usuários que passaram por ali naquele período.

Para evitar acidentes (em especial engavetamentos), é importante seguir alguns bons costumes (que na essência é observar o disposto no Código de Trânsito): 
  • Estar atento: atenção do condutor deve estar voltada exclusivamente ao trânsito;
  • Estar atento mais uma vez: nada de usar celular ou equipamentos que possam desviar a atenção;
  • Estar atento outra vez: nada de pegar objetos que estejam no assoalho do carro, no banco (muito menos no banco de trás), se for preciso, pare o veículo em lugar seguro e arrume seus objetos;
  • Estar sóbrio: nada de bebida alcoólica (nem precisava citar esta, não é?) e nada de dirigir com sono; 
  • Manter distância segura do veículo da frente; 
  • Reparar se o veículo da frente está com as luzes de freio funcionando (há muito dono de carro que não está nem aí com o correto funcionamento de seu carro);
  • Observar se o condutor que vem atrás mantém uma distância segura (se ele viver "na cola", é preferível se afastar dele, pois ele é um potencial causador de acidentes); e,
  • Verificar a qualidade dos freios do seu veículo (faça manutenções regularmente).

É isso aí pessoal! Grande abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário