quinta-feira, 28 de novembro de 2013

10 Mandamentos do PARADA

Diletas(os),

Vocês já conhecem o PARADA? Já devem ter visto nas mídias, especialmente nas épocas de feriadões, que conta com a adesão de pessoas famosas e empresas. Trata-se do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Um Pacto pela Vida - promovido pelo DENATRAN. "Pare, Pense, Mude" é o slogan. Conheça os 10 mandamentos do PARADA (retirados do site do Denatran, que inclusive coloquei a seção "links interessantes" do blog).

Abraços!

10 MANDAMENTOS DO PARADA:

1. Boa Convivência no Trânsito: Precisamos de todos para fazer um Pacto pela Vida. Se, no trânsito e na vida, os maiores são responsáveis pelos mais frágeis, entao, os motoristas devem tomar cuidado para preservar a vida dos pedestres, skatistas, ciclistas e motociclistas. Você respeita a vida dos outros e evita levar a dor de uma culpa pelo resto da vida. Esse é o pacto!

2. Celular: Falar, digitar e ler mensagens no celular são algumas das principais causas de distração e batidas no trânsito. Sem que a gente se dê conta, aqueles poucos segundos colocam muito em risco a sua vida e as das outras pessoas. Faça um pacto com seus amigos, colegas e familiares para não utilizar o celular no trânsito. Estacione e fale, digite e leia à vontade, ok?

3. Bebida e Direção: Todos conhecem os perigos de dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Por mais que  algumas pessoas achem que podem dirigir depois de beber, os reflexos são muito reduzidos e muitas vidas já se foram por causa disso. Se for beber, faça um pacto com seu amigo que não tenha bebido, ou chame um táxi para levá-lo em segurança. Divirta-se sem medo!

4. Ultrapassagens: Sabe o que mais mata nos acidentes nas estradas e rodovias? A imprudência nas ultrapassagens. Elas são os maiores perigos nas rodovias porque causam batidas de frente. Devem ser feitas com atenção e somente em locais permitidos. Ao ser ultrapassado, reduza um pouco a velocidade. Por respeito à sua vida e à dos outros, compensa esperar um pouco até que seja possível ultrapassar com segurança.

5. Motociclistas: Use sempre capacete e os equipamentos de segurança e siga as regras de trânsito. Elas existem também para você e sua proteção. Assim, você pode fazer a sua parte no Pacto pela Vida. Lembre-se: no trânsito, os veículos são diferentes, mas as pessoas são iguais a você!

6. Ciclistas: Instalem refletores nos pedais e nos raios traseiro e dianteiro. E só circulem nos locais permitidos e pelo lado direito das vias. A sua vida está mais exposta no trânsito porque não há nenhuma proteção para o seu corpo. Você pode e deve fazer parte desse pacto!

7. Crianças: Crianças precisam muito de nossa atenção no trânsito. Devem estar sempre acompanhadas por um adulto e serem conduzidas pelo punho para atravessar as vias. Sempre na faixa, ok? E dentro dos carros? Cadeirinha e cinto de segurança nelas! Proteja os pequenos dos perigos, educando-os para serem cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito.

8. Cinto de Segurança: Motoristas e passageiros, lembrem-se de que temos que usar o cinto de segurança mesmo nos trajetos mais curtos. Também nos assentos de trás! Todos os passageros devem usar o equipamento mais importante para a sua segurança no trânsito. Você usa o cinto e ele protege você!

9. Pedestres: Pedestre todo mundo, em algum momento no trânsito, é. Então, utilize sempre as faixas de segurança para fazer a travessia. Não se esqueça de sinalizar sua intenção de atravessar a rua e aguarde até que todos os carros parem. Sua atitude é muito importante no trânsito para respeitar e ser respeitado. Assim é o Pacto!

10. Velocidade: Precisamos respeitar os limites de velocidade no trânsito! Faça um pacto também consigo mesmo. Pare e pense nos riscos e nas consequências antes de sair acelerando por aí no trânsito. Isso não faz de você mais esperto ou melhor do que os outros. Pelo contrário! Quem faz isso tem a cabeça pequena! Mostre, então, que você é um cidadão educado e está ligado nesse pacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário