quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Linha Expressa >> Limitações nos serviços de Vale-Transporte


Atenção usuários do transporte público do DF que utilizam o cartão do vale-transporte e do passe livre: haverá restrições nos serviços a partir do dia 23/09. Reproduzo a matéria do CorreioWeb (clique aqui para ver o original e os comentários):

Serviço de vale-transporte será limitado a partir da próxima segunda-feira
O cartão só poderá ser usado uma vez por condução; limitação visa acabar com o uso indevido do cartão

Publicação: 19/09/2013 09:10 Atualização: 19/09/2013 11:56

Os passageiros que utilizam o cartão do vale-transporte terão o serviço limitado a partir desta segunda-feira (23/9). De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), os usuários do serviço só poderão utilizar o cartão uma vez por viagem. 

O passageiro que tentar desrespeitar o limite terá o cartão bloqueado. A mudança será feita apenas no sistema. Não será necessário que ninguém vá até os postos de bilhetagem para realizar mudança no cadastro.

Segundo o DFTrans, a medida visa evitar fraudes, venda indevida e estimular o uso individual do cartão. A ação não atrapalha o usuário que pega mais de uma condução por dia. 

Os benefícios de passe livre também terão esta limitação. Quem faz uso do cartão-cidadão - onde o passageiro faz a recarga para usá-lo - não terá limite imposto. Ao todo, 600 mil passageiros utilizam do cartão do vale-transporte e 800 mil o passe livre.

De acordo com a Lei Federal nº 7.418/85, o benefício do vale-transporte é de uso exclusivo do dono do cartão e para o passageiro realizar o trajeto de casa para o trabalho e do trabalho para casa.
_______
____

Aproveito a oportunidade para divulgar esta outra matéria sobre a necessidade de troca dos cartões que possuem em um só serviço o passe livre e o vale transporte (clique aqui para ver o original e os comentários):

Passe Livre e Vale Transporte passam a ser em cartões diferentes
Para quem tem os dois serviços em um só cartão, a troca é gratuita


Publicação: 30/08/2013 19:28 Atualização: 31/08/2013 07:32

Os usuários do transporte público que utilizam mais de um serviço no mesmo cartão como o "Passe Livre" e o "Vale Transporte", por exemplo, devem procurar os postos do Sistema de Bilhetagem Automática para que cada serviço tenha um cartão próprio.

A troca é gratuita para aqueles que comparecerem a um dos postos portando os cartões. Caso contrário, será cobrada uma taxa de R$5 pela segunda via do documento.

Postos de Atendimento para fazer a atualização dos cartões:
Galeria dos Estados: Área externa da Galeria dos Estados, próximo à Estação do Metrô;
Gama: Terminal Rodoviário - Área Especial S/N Setor Central;
Setor de Diversões Sul: Conic, Ed. Boulevard, subsolo;
Sobradinho: Ed. Varanda Shopping – próximo à Feira Modelo;
Taguatinga: C10, Centro – Próximo à EIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário