terça-feira, 10 de junho de 2014

Contribuições Rodas da Paz>> Parte 5: VALORIZAÇÃO DO PEDESTRE



Vamos dar continuidade a apresentação das contribuições da ONG Rodas da Paz para melhoria do Sistema de Mobilidade Urbana de Brasília. A Série é composta por 5 partes, conforme os eixos propostos pelo movimento: Mudança de Paradigma de Segurança, Controle Social, Transporte Público e Desestímulo ao Uso do Automóvel, Política Cicloviária e Valorização do Pedestre. Hoje vamos detalhar a última: Valorização do Pedestre!

Abraço grande!
Higor Guerra


Seminário Mobilidade Sustentável 
Contribuições para a elaboração do documento final – Rodas da Paz 
Brasília, março de 2014
E-Mail: contato@rodasdapaz.org.br 
 www.rodasdapaz.org.br 
Documento original

E) VALORIZAÇÃO DO PEDESTRE

⇒ Toda intervenção deve ter em conta as condições de trânsito de pedestres em primeiro lugar. Como isso não foi feito pelo GDF, diversos problemas tem sido documentados pelo uso das ciclovias por pedestres que não tem espaço adequado de circulação. Isso tem levado várias pessoas ao hospital, com ferimentos graves;

⇒ Instalar foco semafórico para pedestres em todos os cruzamentos com semáforo para veículos, preferencialmente com temporizador; 

⇒ Reduzir as vias da cidade que não possuem 1m20cm livre para calçada

⇒ Associar obrigatoriamente instalação de iluminação pública onde for feito requalificação ou construção de calçada e ciclovia; 

⇒ Fazer requalificação linear de quilômetros de calçadas acessíveis, em especial no entorno de faixas de pedestres; 

⇒ Requalificação das faixas de pedestres, a começar pelas cidades satélites mais populosas e retomar a campanha de conscientização sobre a prioridade do pedestre na faixa; 

⇒ Elaboração de critérios para decisão de instalação de passarela elevada, semáforo ou faixa de pedestre, de acordo com tráfego de pedestres, de automóveis e velocidade da via; 

Equipar pontos de ônibus com abrigo da chuva e com disponibilização visual de informação sobre linhas de ônibus.

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Acesse aqui a Parte 1: MUDANÇA DE PARADIGMA DE SEGURANÇA
Acesse aqui a Parte 2: CONTROLE SOCIAL
Acesse aqui a Parte 3: TRANSPORTE PÚBLICO E DESESTÍMULO AO USO DO AUTOMÓVEL
Acesse aqui a Parte 4: POLÍTICA CICLOVIÁRIA

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