terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Objetivo do Blog Brasília em Movimento

Olá pessoal!

Resolvi criar esse blog para poder criar um espaço para a gente comentar sobre a maneira como nós nos movimentamos em Brasília. Da minha parte, eu gostaria de passar um pouco dos meus conhecimentos que adquiri como especialista na área de mobilidade urbana, buscando assim conscientizar nossa sociedade em relação aos nossos deslocamos em meios urbanos, em especial em Brasília.

Tenho certeza que este espaço também contribuirá com o meu crescimento profissional e pessoal, uma vez que muitos comentários a serem postados aqui vão trazer experiência de vida de diferentes realidades de muitos brasilieros.

Quero que este blog possa ser um instrumento que contribua positivamente com o desenvolvimento de Brasília e, principalmente, com a conscientização das pessoas que moram e visitam Brasília. Para isso, pretendo desvenvolver um blog bem descontraído, interessante, dinâmico e participativo, no qual as pessoas possam se interar dos assuntos e comentá-los.

Espero que neste blog sejam abordados assuntos como: Transporte não-motorizado, Transporte coletivo, Transporte de cargas, Trânsito,   Acessibilidade, Sustentabilidade, Infraestruturas de mobilidade urbana, Políticas e Legislações sobre mobilidade urbana, Partilhamento de artigos científicos, Tecnologias, Curiosidades, Notícias em geral, Dicas de utilidade pública, Experiências pessoais, Interfaces com outras áreas do conhecimento, entre outros.

Fiquem a vontade em contribuir. O espaço é nosso para que possamos contruir uma Brasília melhor para todos.

Fiquem com Deus!

Um abraço,

Higor Guerra.

·

2 comentários:

  1. Parabéns, Higor, pela iniciativa! Queria te perguntar uma coisa. O que você acha das licitações e das novas bacias de transporte em Brasília? O projeto é bom?

    ResponderExcluir
  2. Excelente pergunta! No momento vou abordar o assunto de forma superficial, depois posto com mais riqueza de detalhes o que a Lei de mobilidade urbana (Lei 1257/2012) estabelece sobre o assunto.

    Brasília sofreu bastante com a qualidade dos serviços de transporte público coletivo nessas últimas décadas. Ficamos na mão de grupos econômicos que não exploravam os serviços públicos, mas sim os usuários, oferecendo um péssimo serviço a um alto custo.

    Penso que essa licitação deveria ter ocorrido a muito tempo. Para o atual governo o assunto deveria ser enfrentado de qualquer forma, sob pena de grande insatisfação da população.

    As novas bacias parecem que seguiram o estabelecido no Plano Diretor de Transporte Urbano.

    Foi amplamente divulgado que o processo licitatório foi muito conturbado com diversas ações judiciais. O que é relativamente comum considerando que antigos grupos dominavam o sistema de transporte público do DF.

    Agora cabe também verificar as questões de transparência do processo licitatório. Por exemplo, acho que devem ser esclarecidas as questões que abordam o seguinte matéria:
    http://clicabrasilia.com.br/site/noticia.php?governo-do-df-deve-responder-no-congresso-por-licitacao-de-transporte-publico-&id=476088

    Quanto à qualidade, isso vai depender de como vão se comportar governo, empresários e usuários/população. Ao governo cabe a regulação, a fiscalização e a transparência; aos empresários a boa e regular prestação dos serviços; e aos usuários/população a cobrança por um sistema de transporte público eficiente, eficaz e efetivo.

    Vamos nos conscientizar mais sobre o assunto para que possamos, enfim ter um serviço por excelência que é o que todos nós merecemos.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir