sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Incentivos a estudos e pesquisas


Olá!

Hoje vamos falar um pouco sobre a promoção de estudos e pesquisas na área de mobilidade urbana. O DF tem potencial de ser um centro de excelência sobre o tema, baseado na  universalização da informação pública; na concentração de esforços na obtenção de informações (economizando recursos públicos); e na cooperação entre instituições públicas e privadas na produção de informações e na troca de experiências em estudos e pesquisas.

Nesta linha, penso que a próxima gestão governamental possa realizar as seguintes atividades:

  • Elaborar o PDTU 2018;
  • Criar o Observatório e o Sistema de Informações em Mobilidade Urbana do DF;
  • Realizar estudos específicos, visando diagnosticar e propor planos de ação imediata com boas práticas nacionais e internacionais com prioridade nas seguintes áreas:
    • Transporte Público Coletivo
    • Transporte por bicicleta
    • Pedestres
  • Programa de incentivo a realização de estudos e pesquisas por instituições acadêmicas e micro e pequenas empresas voltadas à mobilidade urbana e a sustentabilidade:
    • Linhas de financiamento bancário diferenciadas
    • Concurso com premiação
    • Bolsas de estudos e pesquisas
    • Convênios com as instituições públicas acadêmicas
    • Canal de cooperação nos órgãos públicos (DFTRANS, DETRAN, Sec. Transp. etc) para facilitar o fornecimento de informações.

Abraços,

Higor Guerra

_________________________
______________

HIGOR GUERRA 123_12
Conheça o candidato:

  • Brasiliense e usuário do transporte público;
  • Formado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes (UnB);
  • Servidor Público concursado, trabalha com a Política Nacional da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades, orientando políticos e gestores públicos de todo o Brasil;
  • Acompanha e monitora as grandes obras estruturantes do Transporte Público do DF;
  • Coordenador do Grupo de Transportes do PDT-DF, com grande participação no Plano de Governo de Rodrigo Rollemberg no tema Mobilidade Urbana;

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Segurança viária: fiscalização


Bom dia! Vamos falar um pouco de fiscalização no Sistema de Mobilidade Urbana. O brasiliense já está cansado de ver apenas fiscalização de agentes de trânsito que multam as irregularidades praticadas por motoristas, a exemplo de excesso de velocidade, ultrapassar em sinal vermelho, estacionar em lugar proibido etc.  E as fiscalizações sobre as calçadas que não garantam o direito de ir e vir com segurança? Sobre as ciclovias que apresentam falhas graves de segurança? 

Penso que a fiscalização deve:

  • Considerar o Sistema de Mobilidade Urbana como um todo, não focar somente no trânsito;
  • Considerar a participação popular e o controle social, por meio de canais específicos de comunicação e denúncias, sistematizando as contribuições;
  • Promover um ambiente organizado, coordenado e harmonioso entre os modos de transporte, serviços e infraestruturas;
  • Garantir a ordem pública e auxiliar na consolidação do Sistema de Mobilidade Urbana;
  • Inibir infrações que pertubem a ordem pública ou que impactem negativamente no direito do próximo, especialmente daqueles mais vulneráveis à acidentes como pedestres e ciclistas;
  • Promover as punições necessárias, devidamente fundamentadas, sem excessos e com direito a defesa.


Abraços,

Higor Guerra

_________________________
______________

HIGOR GUERRA 123_12
Conheça o candidato:

  • Brasiliense e usuário do transporte público;
  • Formado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes (UnB);
  • Servidor Público concursado, trabalha com a Política Nacional da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades, orientando políticos e gestores públicos de todo o Brasil;
  • Acompanha e monitora as grandes obras estruturantes do Transporte Público do DF;
  • Coordenador do Grupo de Transportes do PDT-DF, com grande participação no Plano de Governo de Rodrigo Rollemberg no tema Mobilidade Urbana;

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sinalização viária



Amig@,

Qual a sua opinião sobre a sinalização e infraestrutura existente no DF? São satisfatórias? Transmitem segurança? Poderiam ser melhoradas? Penso que poderia ser elaborado um programa governamental específico com o objetivo de aperfeiçoar nossas infraestruturas e sinalizações de forma a melhorar a segurança viária e melhor orientar o usuário. Seguem algumas contribuições:

  • Adequação da Infraestrutura existente:
    • Diagnosticar falhas na infraestrutura, inclusive iluminação, consideradas potenciais de acidentes no âmbito do Sistema de Mobilidade Urbana do DF;
    • Indicar soluções técnicas apropriadas para cada tipo de falha, buscando infraestruturas adequadas à circulação de pedestres, ciclistas e veículos;
    • Priorizar vias/trechos com grande quantidade de acidentes, vias que atendem o transporte público coletivo, ciclovias e vias com grande fluxo de pedestres

  • Sinalização (ausentes e existentes):
    • Diagnosticar falhas na sinalização consideradas potenciais de acidentes;
    • Indicar soluções técnicas apropriadas para cada tipo de falha, buscando sinalizações adequadas que atendam os direitos dos usuários do Sistema de Mobilidade Urbana.
    • Priorizar: áreas carentes, ciclovias e vias com grande fluxo de pedestres

Abraços,

Higor Guerra

_________________________
______________

HIGOR GUERRA 123_12
Conheça o candidato:

  • Brasiliense e usuário do transporte público;
  • Formado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes (UnB);
  • Servidor Público concursado, trabalha com a Política Nacional da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades, orientando políticos e gestores públicos de todo o Brasil;
  • Acompanha e monitora as grandes obras estruturantes do Transporte Público do DF;
  • Coordenador do Grupo de Transportes do PDT-DF, com grande participação no Plano de Governo de Rodrigo Rollemberg no tema Mobilidade Urbana;

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Medidas de Moderação de Tráfego


Bom dia! 


Você sabe o que são Medidas de Moderação de Tráfego? Resumidamente podemos dizer que são práticas que visam solucionar situações de conflitos de interesse (entre motoristas, entre motoristas e pedestres, entre motoristas e ciclistas, etc). Normalmente são ações de baixo custo e que promovem grandes benefícios à segurança viária e que também promovem ambientes urbanos mais agradáveis.

Seguem algumas características das Medidas de Moderação de Tráfego que defendo para nosso DF: 
  • Redução de conflitos entre os diferentes modos de transportes, minimizando possibilidades de acidentes;
  • Promoção de um ambiente que privilegia circulação de veículos, motos, ciclistas e pedestres (especialmente pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) de forma mais segura e controlada;
  • Interação com os ambientes urbanos, tornando-os mais agradáveis e adequados à circulação das pessoas, além de promover valorização da área;
  • Exemplos de boas práticas: alterações na geometria da via, ordenamento de fluxos de tráfego, diferenciação de pavimentos, gerenciamento do tráfego etc;
As medidas de moderação de tráfego devem estar integradas no contexto urbano, respaldadas por diagnósticos bem executados, baseados em estatísticas de acidentes e em avaliações técnicas. Deve-se dar destaque para áreas como as adjacências de Pólos Geradores de Viagem (shoppings, escolas, etc), áreas de baixa renda com infraestruturas precárias e vias de tráfego intenso.

Abraços,

Higor Guerra

_________________________
______________

HIGOR GUERRA 123_12
Conheça o candidato:

  • Brasiliense e usuário do transporte público;
  • Formado em Engenharia Civil e Mestre em Transportes (UnB);
  • Servidor Público concursado, trabalha com a Política Nacional da Mobilidade Urbana no Ministério das Cidades, orientando políticos e gestores públicos de todo o Brasil;
  • Acompanha e monitora as grandes obras estruturantes do Transporte Público do DF;
  • Coordenador do Grupo de Transportes do PDT-DF, com grande participação no Plano de Governo de Rodrigo Rollemberg no tema Mobilidade Urbana;