Mostrando postagens com marcador Utilidade Pública. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Utilidade Pública. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O compartilhamento de bicicletas chegou no DF!

Créditos: http://www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia/home.asp#

Pessoal,

Ultimamente estamos postando matérias sobre o sistema de transporte por bicicleta. Estamos conhecendo as propostas do pessoal do Rodas da Paz, vimos o vídeo do ciclista Uirá, aderimos à campanha "De Bike ao Trabalho" e discutimos a questão de encararmos efetivamente a bicicleta como meio de transporte. Dia 28/05/14 houve a inauguração do sistema de compartilhamento de bicicletasVamos conhecer esse sistema?

Abraços,
Higor Guerra

As informações são do site http://www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia/:

O Sistema de Bicicletas Públicas Bike Brasília visa oferecer à cidade de Brasília uma opção de transporte sustentável e não poluente. Implantado e operado pela empresa Serttel apoiada pelo Banco Itaú.

Conceito aplicado:

O Sistema Bike Brasília composto por Estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da Cidade, onde os Clientes cadastrados podem retirar uma Bicicleta, utiliza-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra Estação. 

Objetivos:

  • Introduzir a Bicicleta como modal de Transporte Público saudável e não poluente;
  • Combater o sedentarismo da população e promover a prática de hábitos saudáveis;
  • Reduzir os engarrafamentos e a poluição ambiental nas regiões centrais das cidades;
  • Promover a humanização do ambiente urbano e a responsabilidade social das pessoas

A bicicleta:
  • Quadro em alumínio;
  • Espelho Retrovisor;*
  • Selim anatômico com ajuste de altura;
  • Pedais e rodas com refletores;*
  • Guido emborrachado;
  • Suporte personalizado para artigos pessoais;
  • Buzina tipo campainha;*
  • Sinalização refletiva (dianteira e traseira);*
  • Suporte de descanso;
  • Pino de engate e travamento;
  • Etiqueta eletrônica para identificação da Bicicleta;
  • Câmbio de 3 marchas;
  • Paralamas personalizado para publicidade.
*Respeitando o Código de Trânsito Brasileiro

Estações de bicicletas compartilhadas:
  • Gerenciada por computador;
  • Uso de energia solar e comunicação wireless;
  • Painel com Instruções de uso e mapa com a localização das Estações;
  • Diversos modelos de Estações;
  • Dispositivos eletromecânicos de travamento e liberação das Bicicletas;
  • Lâmpadas de sinalização;
  • Liberação da Bicicleta via aplicativos inteligentes para telefone celular.
Como Utilizar
  • Credenciamento Anual-R$10,00: (feito no site http://www.mobilicidade.com.br/bikebrasilia/)
  • Mapa: Veja o mapa no site a localização das Estações e dirija-se a qualquer uma delas para retirar a Bike desejada, ligando para o portal de voz ou utilizando o aplicativo para as plataformas Android, iPhone e Windows Phone usando os dados cadastrais.
  • Retirada da Bicicleta na Estação: Através do aplicativo para smartphones (baixe o aplicativo para iPhone ou Android ou Windows Phone) ou ligação de celular (ligue para o número 4003 9846).
    • Digite o número da Estação que deseja retirar a Bicicleta;
    • Digite o número da posição da Bicicleta escolhida;
    • Confirme a operação e puxe a Bicicleta quando a luz verde estiver acesa.
  • Uso da Bicicleta: 
    • Você pode fazer quantas viagens quiser durante todo o dia. As Estações de compartilhamento funcionam todos os dias, de 6h as 00:00h.;
    • Viagens de até 1 hora são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas;
    • Viagens com duração de mais de 1 hora serão tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 por cada 1 hora de utilização;
    • Através do celular ou do aplicativo Bike Brasília o Cliente pode consultar as de Bicicletas disponíveis e de vagas para devolução, ligando para 4003 9846 ou acessando a internet: www.bikebrasilia.com
  • Devolução da Bicicleta na Estação: A devolução da Bicicleta pode ser realizada em qualquer Estação disponível. Escolha uma posição livre. Encaixe a Bicicleta e verifique se a mesma está devidamente travada. Se a Estação estiver sem espaço para a sua Bicicleta, ligue para a Central de Atendimento ao Cliente: 4003 9846.
  • Memorial JK/Tribunais/Praça Buriti
  • Centro Convenções/Estádio
  • Rodoviária Brasil
  • Torre TV
  • Setor Hoteleiro Norte
  • Setor Hoteleiro Sul
  • Congresso República
  • Catedral
  • N1
  • S1
Há ainda a possibilidade de verificar o extrato de pagamento e utilização do sistema.


______________________
____________

sexta-feira, 23 de maio de 2014

De bike ao trabalho: dicas para ciclistas e motoristas


Prezadas(os) ciclistas,

Segundo a organização Bike Anjo, o "De Bike ao Trabalho" é inspirado no "Bike To Work Day", "um evento anual realizado em vários cantos do mundo para promover a bicicleta como uma opção de transporte para o trabalho". Maio é considerado o mês da bike ao trabalho. Nessa linha e dando continuidade aos trabalhos de incentivo ao uso da bicicleta como uma opção consciente de transporte urbano, hoje vamos apresentar algumas dicas para quem vai de bicicleta ao trabalho (e também para quem vai de carro). 

Grande abraço!
Higor Guerra

Veja também neste blog:
6 dicas para você ir ao trabalho de bike!
Dia de Bike ao Trabalho


Cartilha de dicas para quem vai de bicicleta/carro


5 DICAS PARA VOCÊ QUE VAI DE BICICLETA

  1. Procure utilizar rotas alternativas, por ruas mais tranquilas, para pedalar de forma mais agradável e segura
  2. Ocupe sempre as faixas laterais da rua, no mesmo sentido dos carros, e não fique muito próximo ao meio-fio
  3. Sinalize com as mãos o que pretende fazer, para avisar aos motoristas qual a sua intenção. Fique atento, em especial, aos cruzamentos
  4. Use iluminação dianteira e traseira na bicicleta. Considere também outros equipamentos de segurança, como capacete e luvas
  5. Se não se sentir seguro em determinada via ou não aguentar uma subida, desça da bicicleta, vá para a calçada e empurre a bike até o ponto em que se sentir confortável para voltar para a via


5 DICAS PARA VOCÊ QUE VAI DE CARRO

  1. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a bicicleta é um veículo e tem prioridade sobre o carro (art. 58 e art. 29)
  2. Ao fazer uma curva, dê primeiro passagem para pedestres que atravessam na faixa ou ciclistas que seguem na frente, sempre usando a seta para sinalizar sua intenção (art. 38)
  3. Para ultrapassar um ciclista, reduza a velocidade (art. 220) e dê distância lateral de 1,5 m do ciclista (art. 201)
  4. Preste atenção ao abrir as portas do carro para não surpreender o ciclista
  5. Usar a bicicleta como meio de transporte é contribuir na redução dos congestionamentos e da poluição, pois uma bicicleta na rua pode ser um carro a menos no trânsito. Compartilhe a via!
Acesse a cartilha com as dicas, clicando aqui.
Veja outras dicas aqui.
Conheça o De Bike ao Trabalho: debikeaotrabalho.org
Conheça a Bike Anjo: bikeanjo.com.br/
Experimente uma vida sem Trânsito! Veja o vídeo no You Tube aqui.

Ajude a divulgar!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

6 dicas para você ir ao trabalho de bike!



Estimadas(os),

No dia 09/05/2014 postamos a matéria "Dia de Bike ao Trabalho" (confira aqui). Vamos divulgar algumas dicas da organização Bike Anjo para usuários que utilizam (ou pretendem utilizar) a bicicleta como meio de transporte.

Forte abraço!
Higor Guerra

Primeiros passos para ir DE BIKE AO TRABALHO

PASSO 1: DEIXE SUA BIKE NO PONTO. Garanta que os freios, câmbio, corrente e pneus estejam bem regulados. Para ter mais conforto, equipe a bicicleta com bagageiro. E não se esqueça das luzes traseira e dianteira!

PASSO 2: PLANEJE SUA ROTA. Monte seu trajeto ao trabalho por caminhos alternativos às vias principais. Pratique no fim de semana e participe de pedaladas em grupo para ganhar preparo.

MORA MUITO LONGE? Pense na integração com o transporte público, fazendo apenas uma parte do trajeto de bicicleta e o restante de ônibus, trem ou metrô. Uma bicicleta dobrável pode ser uma boa opção para isso.


PASSO 3: CONSULTE NO SEU TRABALHO. Pergunte na sua empresa se tem onde deixar a bicicleta e, caso não houver, tente mostrar os benefícios de estimular essa prática e mande nossa carta de apoio ao ciclista: debikeaotrabalho.org/comoaderir. Não conseguiu mesmo assim? Procure um local próximo onde possa estacionar sua bike com segurança.

PASSO 4: PREPARE A MOCHILA. Sempre tenha água e uma capa de chuva para os momentos inesperados. Para não transpirar tanto, use uma roupa leve e na mochila coloque a roupa de trabalho e uma toalhinha. (Dica: coloque dentro de uma pasta para não amassar) 

PASSO 5: PEDALE COM TRANQUILIDADE. Opte por horários mais cedo, quando o trânsito está mais calmo e o sol mais fraco. Não tenha pressa – você vai chegar mais rápido e irá transpirar menos. À noite, não esqueça de sempre manter as luzes dianteira e traseira da bicicleta acesas.

PASSO 6: SE ENVOLVA! Conheça organizações, coletivos, movimentos ou passeios ciclísticos para se juntar a outras pessoas que pedalam por aí. Conheça nossos parceiros: debikeaotrabalho.org/parceiros/

Acesse a cartilha com as dicas, clicando aqui.
Veja outras dicas aqui.
Conheça o De Bike ao Trabalho: debikeaotrabalho.org
Conheça a Bike Anjo: bikeanjo.com.br/
Experimente uma vida sem Trânsito! Veja o vídeo no You Tube aqui.

Ajude a divulgar!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia de Bike ao Trabalho




Maio é o mês da bicicleta, comemorado em todo mundo, e hoje (09/05) é o dia escolhido para ir de bike ao trabalho (confira a reportagem clicando aqui). Nesse espírito, vamos hoje dedicar uma matéria às questões relacionadas ao transporte por bicicleta.

Apresentação Rodas da Paz

Ontem eu participei do GT de Mobilidade do Movimento Nossa Brasília. A ONG Rodas da Paz, por meio do seu Presidente Jonas Bertucci, fez uma rica e qualificada apresentação sobre o transporte por bicicleta no Distrito Federal, apresentando diagnósticos, gráficos, avaliações das ações governamentais, políticas públicas, boas práticas de outras cidades, entre outros. 

Além da apresentação, o tema foi debatido em profundidade entre pessoas que vivenciam o transporte por bicicleta. Destaco a questão de implantação de uma política pública que trate o transporte por bicicleta como uma alternativa de deslocamento urbano (saudável, seguro, sustentável e ágil), no qual o cidadão consiga de fato cumprir uma viagem desde sua origem até o seu destino. O planejamento integrado, repensando e priorizando o transporte não motorizado, é fundamental na construção de uma nova ordem de circulação no espaço urbano. 

É muito raso tratar o assunto simplesmente com a implantação de infraestrutura. Assim, os parâmetros a serem utilizados na política de transporte por bicicleta não deveriam se ater  apenas a questões relacionadas à quilometragem de ciclovias implantadas, mas também considerar o número de usuários que utilizam a bicicleta, estatísticas de segurança viária, dados sobre qualidade do ar, entre outros.

Interessante também é o documento com contribuições do Rodas da Paz no Seminário Mobilidade Sustentável  promovido pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Trata-se de propostas que são divididas em 5 eixos (no qual aprofundaremos em outra oportunidade):

  • Mudança de Paradigma de Segurança
  • Controle Social
  • Transporte Público e Desestímulo ao Uso do Automóvel
  • Política Cicloviária
  • Valorização do Pedestre

Leis Distritais

Segue uma lista de leis distritais sobre o sistema cicloviário do DF:
  • Lei nº 3.885, de 07 de julho de 2006, no qual "assegura, na forma que especifica, política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao uso da bicicleta no Distrito Federal, e dá outras providências".

Guia com informações para pedalar nas cidades brasileiras

Por fim, aproveito também para divulgar o Guia Bicicletando, no qual é possível encontrar várias informações para pedalar nas cidades brasileiras: http://www.bicicletando.com.br/guia/.

Espero ter contribuído e contem comigo!
Forte abraço,
Higor Guerra



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Copa 2014: Conheça o Google Transit


Prezadas(os),

Enquanto não produzimos tecnologia para facilitar a vida do cidadão nos deslocamentos, o Google anunciou um serviço de dados que permite que o usuário planeje seus deslocamentos na cidade, inclusive usando o transporte público como alternativa (leia a matéria abaixo). Fornecidos a origem e o destino, o Google Transit gera rotas considerando o uso de carro, metrô, ônibus (informando as linhas), bicicleta e deslocamentos a pé. Apresenta também uma estimativa de tempo para o deslocamento.

Fiz um teste. Coloquei como origem o Brasília Shopping e o destino o Taguatinga Shopping. O sistema gerou as rotas de carro, metrô, ônibus e a pé (a bicicleta não resultou rota). Achei bem interessante e coerente. Fiquei na dúvida quanto a linha de ônibus: 0.871. Entrei no site da Secretaria de Transporte para confrontar a informação de que essa linha realmente tinha o itinerário. Resultado: o site da Secretaria de Transportes travou e não me forneceu a informação!

Façam vocês o teste. Basta clicar neste link: 

https://maps.google.com/transit

Há também a versão para smartphones: Android e IOS.

Um forte abraço.
Higor Guerra.


Google Transit orienta sobre transporte público
em 12 cidades sede da Copa
por João Kurtz
17/04/2014 09h22 - 
Atualizado em 17/04/2014 09h22
TechTudo, globo.com
Fonte: clique aqui.

Faltando menos de dois meses para a Copa do Mundo, o Google anunciou que seu serviço de dados sobre transporte público, o Google Transit, já está disponível nas 12 cidades sede do mundial. O recurso chegou na quarta-feira (16) aos mapas de Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

As outras seis sedes – Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo – já eram cobertas pelo serviço. A funcionalidade permite que o usuário planeje suas rotas na cidade, com dados de trajetos de transportes públicos, como ônibus e metrô. A ideia é facilitar a mobilidade urbana para os moradores e turistas que encontrem na plataforma uma ajuda para não se perder pela cidade. 


O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema pode ser acessado a partir do Google Maps, tanto em versões desktop e dispositivos móveis iOS e Android. As informações também estão disponíveis em outros idiomas, além do português, para os turistas.


O Google Transit foi lançado no final de 2005 nos Estados Unidos e desde então está presente em mais de 2,8 mil cidades do mundo, incluindo 22 brasileiras. Segundo o Google, o recurso possui informações de mais de um milhão de pontos de ônibus, estações de metrô, trem e balsa, com cobertura superior a um bilhão de quilômetros por dia, em todo o mundo.

"O lançamento de hoje faz parte de nossos esforços para tornar o Google Maps cada vez mais abrangente, preciso e útil para milhões de pessoas que usam transporte público", afirma o diretor de Novos Negócios do Google Brasil, Alessandro Germano. 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Giro de Notícias


Expresso DF Sul
O sistema começou a operar em fase de testes ontem (03/04/2014). Inicialmente ligará o Gama à Rodoviária do Plano Piloto, mas a proposta atenderá também os moradores de Santa Maria. O embarque está sendo gratuito durante os testes. Estão sendo investidos R$ 533 milhões.




3 Ônibus queimados
Passageiros colocaram fogo em 3 ônibus que quebraram na BR-040. As ações ocorreram em um período inferior a 48 horas. Os ônibus são do sistema de transporte que opera o Entorno Sul do DF.




UTB e VIACAP começaram a operar o Entorno Sul
Segundo a ANTT, novas empresas começaram a operar as linhas do Entorno Sul do DF em caráter emergencial. No momento apenas alguns ônibus novos estão operando (cerca de 10% da frota), mas estão previstos 201 novos ônibus. As empresas União Transporte Brasília (UTB) e Viação Capital Ltda (Viacap) foram as escolhidas pela ANTT.





Bikes de Aluguel
O Plano Piloto terá estações de aluguel de bicicleta. O morador ou turista poderá pegar a bike em um ponto e entregar em outro. O edital de chamamento público de empresas interessadas foi lançado no dia 1º de abril e a escolha da empresa vencedora deverá ser no dia 11/04/2014. Inicialmente serão 10 estações e 100 bicicletas.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Usuárias de ônibus e a segurança: locais de desembarque


Prezadas(os),

Na última sexta-feira, dia 28/03/2014, foi noticiado a publicação de um Decreto do Governo do Distrito Federal no qual dispõe sobre a obrigatoriedade de desembarque de mulheres fora do ponto de parada, em período noturno, no transporte público coletivo (ônibus), desde que respeitado o itinerário e em locais permitidos para o estacionamento. Veja o Decreto abaixo.

Segundo noticiado e dado o atual cenário de (in)segurança de Brasília, a medida visa garantir maior segurança às usuárias do ônibus no período noturno. De fato, o novo regramento apresentado é interessante e confere menor sensação de insegurança às mulheres que usam o ônibus. Pelo que venho conversando com usuárias, o decreto teve efeitos positivos! Adicionalmente, a medida não gera significativos impactos ao sistema de transporte público coletivo, uma vez que o período da obrigatoriedade não é de grande tráfego de ônibus e veículos.

Agora vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto da segurança. Após a usuária do ônibus desembarcar, ela vira pedestre e precisa caminhar até seu destino (casa, trabalho etc). Sendo assim, a título de contribuição, penso que outras medidas devem ser adotadas para minimizar a insegurança nos deslocamentos das pessoas (mulheres e homens), a exemplo da melhoria da iluminação nas proximidades dos pontos de parada e ao longo das calçadas. As próprias calçadas também devem ser apropriadas, eliminando falhas que podem prejudicar o deslocamento dos pedestres. Há ainda outras medidas que devem ser dotadas de forma integrada à política de mobilidade urbana, a exemplo do maior policiamento em áreas críticas.

Em alguns casos, como o do BRT Sul (Expresso DF - Gama-Santa Maria-Plano Piloto), o desembarque só poderá ser feito nas estações, uma vez que os ônibus possuem piso elevado, impossibilitando o desembarque das usuárias fora das paradas previstas. Assim, pensando na segurança das(os) usuárias(os), é fundamental que haja calçadas e iluminação apropriadas e possível reforço policial. A região do Park Way que será atendida pelo BRT Sul é um bom exemplo: em muitos trechos, há carência de calçadas e de iluminação entre as estações e as residências.

Estou junto de vocês na construção de uma cidade segura!

Um grande abraço,
Higor Guerra




DECRETO Nº 35.269, DE 27 DE MARÇO DE 2014
DODF de 28 de março de 2014.

XXV – após as 22 horas, os condutores dos veículos de transporte público coletivo, sempre que solicitados, deverão parar os ônibus, para possibilitar o desembarque de pessoas do sexo feminino, em qualquer local onde seja possível estacionar, respeitado o trajeto da linha, ainda que fora do ponto de parada;

XXVI – as concessionárias e delegatários de transporte público coletivo deverão divulgar, em local de alta visibilidade, no espaço interno do ônibus a garantia assegurada no inciso VI do artigo 17 deste Regulamento”.

Art. 17 São direitos dos usuários:
“...

VI – solicitar, após as 22 horas, que o ônibus pare fora do ponto de parada, de forma a possibilitar o desembarque de pessoas do sexo feminino, em qualquer local onde seja possível estacionar, respeitado o trajeto da linha do ônibus"

Veja diretamente do Diário Oficial do DF, clicando aqui.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Pesquisa sobre a Política Nacional de Trânsito

Pessoal,

Divulgando pesquisa sobre a Política Nacional de Trânsito que está sendo realizada pelo DENATRAN. Vale a pena participar, é bem rápida e você ainda contribui para um trânsito melhor!

Abraços,
Higor Guerra


Do site do DENATRAN
Revisão da Política Nacional de Trânsito - Para o decênio 2015/2024

O Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN, visando definir os objetivos da PNT - Política Nacional de Trânsito para a década de 2015 a 2024, pretende colher informações da sociedade sobre o nível de satisfação quanto às condições no trânsito. Dessa forma foi elaborado um pequeno formulário, com questões básicas, para registrar as suas observações a respeito do trânsito em sua cidade.

Contribua com suas observações respondendo a pesquisa.

Para responder a pesquisa clique aqui (Site do DENATRAN).

segunda-feira, 10 de março de 2014

Obras na Rodoviária do Plano Piloto


Pessoal,

Divulgando! Em virtude das obras do Expresso DF (BRT Sul - Gama/Santa Maria), a Rodoviária do Plano Piloto está sendo adequada (semana passada chegamos a comentar como seria essa adequação da Rodoviária para receber os ônibus articulados e bi-articulados do BRT Sul, clique aqui para rever a matéria). Essas obras impactam tanto o usuário do transporte público coletivo como no tráfego geral de veículos na região. Para saber mais, vejam a reportagem do Portal G1 e o vídeo do Portal R7.

Não entendo. O GDF está veiculando uma série de anúncios na TV, inclusive em horários nobres como nos comerciais do Fantástico, sobre as suas ações. Não sei quanto custa uma propaganda dessas, mas imagino que seja uma grana. 

Dito isso, eu pergunto: por que, para o usuário do transporte público coletivo, o GDF coloca apenas umas cópias em papel A4 espalhadas na Rodoviária, informando as mudanças das plataformas dos ônibus? Pelas reportagens, houve muita confusão. Nem mesmo nos totens não havia essa informação.

Vamos fazer nossa parte e ajudar a divulgar essa informação! Aproveite e me ajude a divulgar o nosso blog ;)

Um forte abraço!
Higor Guerra

Obras do Expresso DF mudam embarque
na rodoviária do Plano
Coletivos que atendem o Entorno atendem na plataforma superior.
Ônibus que usavam B e F também tiveram local alterado.
10/03/2014 07h04 - Atualizado em 10/03/2014 07h04
G1 DF

As obras do Expresso DF Sul na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, provocaram alterações no terminal: a partir de agora, os coletivos das plataformas D e E, que atendem o Entorno do DF, estão no andar superior, enquanto os ônibus que usavam a B e a F ficaram no lugar antes destinado ao embarque e desembarque de passageiros que iam para os municípios goianos.

De acordo com o DFTrans, os veículos que utilizavam a B e a F transportam passageiros para Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Guará, Riacho Fundo I e II, Samambaia, Cruzeiro e Sudoeste.

Os locais foram sinalizados para facilitar a identificação por parte dos passageiros. Além disso, a autarquia disponibilizou funcionários para esclarecer dúvidas nos primeiros dias da operação.
Original clique aqui.

__________________________________
_______________

Vídeo do Portal R7: http://videos.r7.com/obras-mudam-embarque-e-desembarque-na-rodoviaria-do-plano-piloto/idmedia/531db86a0cf2a4ce3263043e.html

______________________________
_____________

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GT de Mobilidade Urbana



Prezadas(os),

Foi criado um Grupo de Trabalho de de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília. Leia abaixo essa ótima iniciativa! Quem tiver interesse poder se cadastrar no grupo. A próxima reunião será dia 13/03/2014.

Acessem o site do Rodas da Paz: http://www.rodasdapaz.org.br/

Um forte abraço!
Higor Guerra

Rodas da Paz participa da reunião de lançamento do GT de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília

No dia 20/02/2014, quinta feira, às 19h, pessoas se reuniram no INESC para debater o tema de Mobilidade Urbana e assim inaugurar o GT de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília.

O lançamento contou com pessoas de diversas representações: estudantes, ciclistas da cidade, representante do Instituto Ethos, do Fora do Eixo, da Carona Solidária, professores, advogados, servidores públicos, usuários de transporte público.

Logo em seguida o Movimento Nossa Brasília foi apresentado pelo Cleo Manhas e a proposta do GT de Mobilidade apresentado pela Renata Florentino. A primeira pergunta provocadora aos presentes foi: “Qual o papel que a sociedade civil pode exercer para melhorar a Mobilidade no DF?” As respostas você pode conferir aqui:https://drive.google.com/#folders/0B-1OaiLjVbrOTVFiVERiejhvbEU, Houve uma discussão a respeito do tema e das respostas ali expostas e algumas falas surgiram, como: “Devemos focar na mudança do consciente coletivo… a proposta de Lúcio Costa foi captar o momento histórico e investir no automobilismo, mas hoje devemos mudar essa concepção”. “A questão não é tão simples. Existem muitos lobbies a serem enfrentados”. “Ferramentas para influenciar a mudança da cultura do carro para o transporte público existem, mas isoladas não fazem a mudança. A melhoria do transporte coletivo é essencial e deve anteceder a isso”. “Devemos discutir a importância da questão das tarifas de ônibus… foi o gatilho que levou milhões para as ruas”.

Após extensa discussão, foi pensado em como compor a agenda do GT a partir dessas respostas. Ocorrerão dois encontros mensais, um encontro aberto de formação,  e uma reunião interna do grupo para sua própria organização ( aberto a quem quiser somar). Por último, foi respondido: “Qual pergunta você faria ao próximo governador?”

Os interessados em participar do GT podem solcitar inscrição nesse link.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 13/03/2014 às 19h no INESC.

Com informações do Movimento Nossa Brasília.
__________________
___________

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Campanha de segurança de trânsito


Prezadas(os) foliões do Carnaval 2014,

Divulgo a matéria da Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades sobre a Campanha de Trânsito para o Carnaval de 2014. Não vou comentar a matéria, pois acho que o texto já informa os principais elementos para uma condução segura no trânsito. Portanto, só fiz uns destaques (negrito e sublinhado) naquilo que achei mais relevante.

Só acrescento um assunto que o texto não aborda. Para aqueles que forem pegar a estrada de carro, verifiquem antes as condições de segurança do veículo como calibragem dos pneus, estepes, triângulo, luzes de freio e setas, óleo, água, etc. Se possível, levem em uma oficina mecânica para uma checagem básica. Não esqueçam de conferir as documentações do carro e do condutor.

Um forte abraço e boas festas!
Higor Guerra.

Governo Federal lança campanha 
de trânsito para o carnaval de 2014

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades
Ter, 25 de Fevereiro de 2014 15:22

O Ministério das Cidades e órgãos do Governo Federal se unem nesta terça-feira (25/02), para lançar nova campanha de prevenção de acidentes de trânsito no Carnaval 2014. Esta é mais uma ação do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida). A campanha entra no ar nesta terça e permanece até o próximo dia 09 de março.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais. Os principais causadores de acidentes são: álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência. Desde a criação do Parada, em 2011, o número de mortes nas rodovias federais caiu em 27,31%, segundo dados da PRF.

A iniciativa é o resultado da parceria entre Ministério das Cidades, PRF, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e outros órgãos do governo do Distrito Federal.

Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a nova campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.

O objetivo da nova campanha é causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas, principalmente com relação à mistura de bebida e direção. Respeitar as leis de trânsito, limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença na hora de curtir o carnaval com segurança. A expectativa é que os motoristas de todo país se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.

A campanha será veiculada nas TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, portais na internet, mídia exterior e redes sociais. Os interessados, podem fazer o download da campanha no site do Parada: www.paradapelavida.com.br.

A ação integra a Operação RodoVida, do Ministério da Justiça, que intensifica a fiscalização dos trechos com maior incidência de acidentes no Brasil. As operações são realizadas simultaneamente por órgãos da esfera Federal, estadual e municipal no período de fim de ano, férias e carnaval. A operação Rodovida, que começou em 13 de dezembro de 2013 e vai até 10 de março de 2014, já identificou um índice de fatalidade menor nos acidentes ocorridos neste período em relação ao ano passado. O programa “Vida no Trânsito” do Ministério da Saúde também apoia a campanha de carnaval.

Durante a cerimônia, profissionais socorristas de todo país serão homenageados com a entrega de diplomas. Este é um ato de agradecimento aos profissionais pela dedicação e agilidade no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito. A última campanha do Parada lançada pelo Ministério das Cidades teve quatro filmes com o tema Resgate e foi veiculada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os filmes, em forma de documentário, apresentavam pessoas comuns ao acompanhar o socorro de vitimas de acidente de trânsito realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Parada - A redução do número de acidentes de trânsito no Brasil passou a ser uma prioridade para o Governo Federal. Apenas no ano de 2011, o país alcançou a marca de 43.256 vítimas fatais do trânsito. Para reverter este quadro, o governo lançou, em maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida), com o objetivo de mobilizar agentes públicos e a sociedade para conscientizar os motoristas sobre os riscos do desrespeito às regras do trânsito. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades.

O Parada foi uma resposta do governo brasileiro à decisão da Assembleia Geral da ONU, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa visa estimular esforços em todo o mundo para conter o elevado número de mortes no trânsito.
Matéria original: clique aqui

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Controle Social: BRT Sul - Gama, Santa Maria e Plano Piloto


O exercício do controle social é uma importante contribuição do cidadão para uma cidade melhor. Uma forma prática de acompanhar uma obra é por meio de informações oficiais disponibilizadas na internet. É possível comparar a execução de uma obra com as informações prestadas. O controle social também possibilita saber como os recursos públicos estão sendo aplicados.

Aqui no DF, atualmente está sendo feito o BRT Sul que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto. O consórcio que executa a obra disponibiliza o site http://www.brtsul.com.br/, no qual é possível acompanhar as obras e conhecer melhor o empreendimento.

Visite o site e exerça o seu controle social!

Abraços!
Higor Guerra.

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tarifa do Metrô por R$ 2,85: Desconto de 15 centavos para quem usar os cartões Flex e Múltiplo.

Atenção usuários do Metrô-DF!

Agora o Metrô-DF está com descontos na tarifa para os usuários dos cartões Flex e Múltiplo. Vejam a matéria abaixo, ou acessem o original clicando aqui.

Metrô-DF dá bônus para uso dos cartões Flex e Múltiplo
Coordenação de Comunicação Social
Quinta, 06 Fevereiro 2014

O Metrô-DF iniciou uma campanha promocional que oferece um bônus a quem utilizar os cartões Flex e Múltiplo. A idéia é incentivar os usuários a carregarem créditos equivalentes a várias viagens, em vez de comprar o cartão unitário a cada vez que usar o metrô. Dessa forma, a Companhia espera evitar possíveis filas nas bilheterias das estações de maior movimento, principalmente nos horários de pico.

O bônus de 5% passou a valer no dia 5 de fevereiro. Para participar da promoção basta optar pelos cartões Flex ou Múltiplo e ao passar pelo bloqueio, automaticamente, o bônus será creditado. Isso significa que ao utilizar o transporte de segunda a sexta-feira, quando o valor da passagem é de R$3, será cobrado apenas R$2,85 e R$0,15 ficará retido no cartão. Assim, a cada 20 viagens, uma sairá de graça.

Quem já possuía um desses cartões antes do dia 5 de fevereiro, precisa revalidá-lo nas bilheterias ou fazer uma nova recarga para ter direito ao bônus. Além da economia para o usuário, a medida tem por objetivo evitar filas, fidelizar os usuários aos cartões Flex e Múltiplo, facilitar o acesso ao sistema e proporcionar uma operação mais dinâmica.

Para um maior controle e segurança, os dois cartões permitem a consulta do saldo a qualquer momento nas bilheterias e nos totens instalados em todas as estações.

Cartão Flex

O Cartão Flex pode ser adquirido diretamente nas bilheterias. Ele não fica retido no bloqueio e deve ser levado junto com o usuário para o uso em futuras viagens. A cada acesso é debitado exatamente o valor relativo à tarifa do dia, observando as diferenças de R$3 de segunda a sexta-feira e R$2 aos finais de semana e feriados.

Cartão Múltiplo

O Cartão Múltiplo é adquirido mediante cadastro prévio no site (www.metro.df.gov.br/cartoes/cartao-multiplo.html) e proporciona ainda mais segurança ao usuário. O cartão permite ainda a inserção de créditos pela internet e, em caso de extravio, é possível recuperar o crédito existente, uma vez que os dados ficam armazenados num sistema e não no próprio cartão.

Vale a pena! Ajudem a divulgar isso!

Grande abraço!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Indo para o Aeroporto de Frescão


Olá pessoal,

Hoje vou falar da viagem que fiz saindo de Águas Claras para o Aeroporto de Brasília. Se eu fosse de táxi iria gastar no mínimo uns R$ 50,00. Resolvi ir de metrô até a Estação 114 Sul e de lá pegar um ônibus executivo para o Aeroporto (também conhecido como Frescão), gastando R$ 11,00 (R$ 3,00 do metrô + R$ 8,00 do executivo). É notória a economia usando o sistema de transporte público coletivo em relação ao táxi: cerca R$ 39,00. Mas, como será o tempo de viagem, o conforto, a segurança, a confiabilidade etc? Quero passar uma ideia para vocês, caso queiram optar pela linha executiva de ônibus da Empresa TCB (Linha 113) que liga o Aeroporto ao centro da Capital Federal (conheça os horários e o itinerário da linha clicando aqui). Vamos lá!

Saí de casa às 8:05h e cheguei na Estação Águas Claras do Metrô às 8:15h. Levei apenas uma mochila. Peguei um trem não muito cheio e desci na Estação 114 Sul às 8:40h. Precisava chegar no Aeroporto às 9:15h. Neste horário o trânsito do final da Asa Sul para o Aeroporto é tranquilo, mesmo sem faixa exclusiva para ônibus ou outras prioridades. Imaginei que uns 10 minutos seriam suficientes para o deslocamento. Então, em tese, teria até 9:05h para ficar ali esperando o ônibus. Tranquilo, estava com 25 minutos de sobra!

Ocorre que o intervalo entre os ônibus dessa linha é de 30 minutos. Bom, não fui pessimista ao ponto de imaginar que tivesse acabado de perder o ônibus no momento que chegara à parada. Mesmo assim, um atraso de 5 minutos no aeroporto não ia ser o fim do mundo.

Muitos usuários estavam na parada. Enquanto eu esperava, percebi que havia um ônibus antigo, sem identificação e sem motorista parado na baia. Não entendi aquilo. Deu 9 horas e nada de ônibus para o Aeroporto. Comecei a ficar preocupado. Olhei para o estacionamento atrás da parada (em frente ao McDonald's) e vi um táxi disponível. Fique mais calmo, pois qualquer coisa pulava para o táxi. Mas, logo em seguida, o taxista ligou o carro e foi embora. Pronto. Complicou! Ligar para táxi naquela urgência não era certeza de pronto atendimento.

Fui ficando preocupado em perder o voo. Mas, ao longe, vinham 6 ônibus de uma só vez, um ultrapassando o outro. Meus companheiros de parada foram logo levantando o braço, sinalizando seus desejos de embarque. No amontoado de ônibus, consegui ver o meu: Linha 113- Aeroporto. Ele estava na faixa mais afastada da baia, ultrapassando os outros. Sinalizei na esperança do motorista, não só me ver, mas conseguir um parar em um espaço na baia que estava sendo disputado por outros ônibus que chegavam, além daquele sem identificação que estava ali atrapalhando. Consegui pegá-lo às 9:05h. Ufa!!!

Assim que entrei no ônibus já perguntei ao motorista se ele sabia o que era aquele antigo ônibus parado na baia. Prontamente ele me respondeu que era de uma linha rural e que não tinha apoio da empresa para estacioná-lo e que eles ficavam ali irregularmente até dar umas 11 horas para poder voltar a circular.

Esclarecida a história do ônibus parado na baia, paguei a tarifa e me sentei. Estavam presentes no ônibus: o motorista, o cobrador, um senhor e eu. Achei o ônibus confortável e seguro, além de ser acessível e possuir espaço para colocar as malas. Havia um adesivo no interior do ônibus informando a presença de Wi-fi. Beleza, vou testar no Smartphone. Realmente funcionou o Wi-fi, com sinal razoável, mas não tinha serviço de internet disponível :(

Passei pelas obras na EPAR (Estrada Parque Aeroporto) e cheguei no Aeroporto às 9:15. Bem na hora!

Por sinal, o Aeroporto também está em obras para a Copa do Mundo FIFA 2014, e cheio de espaços provisórios.

No fim das contas, saindo de Águas Claras/DF, gastei 1 hora e 10 minutos para chegar ao Aeroporto. A parte do metrô é bem tranquila, desde que você não possua muitas malas. Uma vez embarcado no ônibus executivo, também não tive aborrecimentos, pelo contrário é muito bom. Agora o que me incomodou foi a incerteza do horário que o ônibus iria passar na parada.

Moral da história: levando em conta o acervo tecnológico que temos nos dias atuais, a linha do Frescão poderia ser bem melhor. Todavia, avalio que vale a pena pegar o ônibus executivo desde que você considere um tempo de espera na parada de no mínimo de 30 minutos e leve pouca bagagem. 

Em outra oportunidade, vou descrever a volta: Aeroporto - Águas Claras usando o transporte público coletivo.

Grande abraço!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:

  • Acesse nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

sábado, 1 de fevereiro de 2014


Olá prezadas(os) leitoras(es),

Hoje estamos retomando as postagens no nosso blog Brasília em Movimento. O mês de janeiro foi importante para rever algumas estratégias para o blog de forma a torná-lo mais dinâmico e interessante.

Agora vamos contar com a plataforma do You Tube (clique aqui para acessar) para colocarmos vídeos sobre mobilidade urbana (veja o primeiro de Boas Vindas no canto superior direito do blog - exceto versão Mobile). Para uma melhor divulgação, também vamos contar com uma Página no Facebook. Os objetivos do blog continuam: tratar dos assuntos de mobilidade urbana no DF e entorno e divulgar a Lei da Mobilidade Urbana.

O blog também teve seu design reformulado, no qual acredito estejam melhor posicionados formulários, seguidores, séries, enquetes, arquivos entre outros tags. Lá no final da página, temos as matérias do blog mais acessadas, além das postagens e vídeos automáticos sobre o tema "mobilidade urbana".

Conto com a ajuda de vocês na divulgação e sugestões de matérias. A cada ano Brasília aumenta sua frota de carros particulares em 10% (dobrando a cada 8 anos). Se não tivermos alternativas (transporte público coletivo de qualidade, infraestruturas adequadas para o transporte de bike, etc) nossa cidade vai virar um caos (na verdade já está um caos!). Vamos participar e cobrar de nossas autoridades soluções concretas.

Por uma melhor mobilidade urbana, contem comigo! Grande abraço!

Higor Guerra

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Cidades Amigas da Bicicleta: Pesquisa


Pessoal,

Um colega está desenvolvendo uma pesquisa para avaliar o quanto as cidades brasileiras são amigas da bicicleta. A pesquisa faz parte do mestrado que ele está fazendo. Os resultados poderão futuramente subsidiar políticas públicas voltadas para a mobilidade por bicicleta. Não precisa ser ciclista (ou saber andar de bicicleta) para responder.

Eu respondi a pesquisa. Ela é um pouco longa, mas é extremamente simples e interessante. Possui ótimas perguntas! Vale a pena! Favor divulgar entre seus amigos e conhecidos. Vamos colaborar com as pesquisas acadêmicas para que possamos ter melhores condições de mobilidade urbana.

Para acessar a pesquisa acesse: www.ciclabilidade.ufscar.br.

Abraços!

10 Mandamentos do PARADA

Diletas(os),

Vocês já conhecem o PARADA? Já devem ter visto nas mídias, especialmente nas épocas de feriadões, que conta com a adesão de pessoas famosas e empresas. Trata-se do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Um Pacto pela Vida - promovido pelo DENATRAN. "Pare, Pense, Mude" é o slogan. Conheça os 10 mandamentos do PARADA (retirados do site do Denatran, que inclusive coloquei a seção "links interessantes" do blog).

Abraços!

10 MANDAMENTOS DO PARADA:

1. Boa Convivência no Trânsito: Precisamos de todos para fazer um Pacto pela Vida. Se, no trânsito e na vida, os maiores são responsáveis pelos mais frágeis, entao, os motoristas devem tomar cuidado para preservar a vida dos pedestres, skatistas, ciclistas e motociclistas. Você respeita a vida dos outros e evita levar a dor de uma culpa pelo resto da vida. Esse é o pacto!

2. Celular: Falar, digitar e ler mensagens no celular são algumas das principais causas de distração e batidas no trânsito. Sem que a gente se dê conta, aqueles poucos segundos colocam muito em risco a sua vida e as das outras pessoas. Faça um pacto com seus amigos, colegas e familiares para não utilizar o celular no trânsito. Estacione e fale, digite e leia à vontade, ok?

3. Bebida e Direção: Todos conhecem os perigos de dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Por mais que  algumas pessoas achem que podem dirigir depois de beber, os reflexos são muito reduzidos e muitas vidas já se foram por causa disso. Se for beber, faça um pacto com seu amigo que não tenha bebido, ou chame um táxi para levá-lo em segurança. Divirta-se sem medo!

4. Ultrapassagens: Sabe o que mais mata nos acidentes nas estradas e rodovias? A imprudência nas ultrapassagens. Elas são os maiores perigos nas rodovias porque causam batidas de frente. Devem ser feitas com atenção e somente em locais permitidos. Ao ser ultrapassado, reduza um pouco a velocidade. Por respeito à sua vida e à dos outros, compensa esperar um pouco até que seja possível ultrapassar com segurança.

5. Motociclistas: Use sempre capacete e os equipamentos de segurança e siga as regras de trânsito. Elas existem também para você e sua proteção. Assim, você pode fazer a sua parte no Pacto pela Vida. Lembre-se: no trânsito, os veículos são diferentes, mas as pessoas são iguais a você!

6. Ciclistas: Instalem refletores nos pedais e nos raios traseiro e dianteiro. E só circulem nos locais permitidos e pelo lado direito das vias. A sua vida está mais exposta no trânsito porque não há nenhuma proteção para o seu corpo. Você pode e deve fazer parte desse pacto!

7. Crianças: Crianças precisam muito de nossa atenção no trânsito. Devem estar sempre acompanhadas por um adulto e serem conduzidas pelo punho para atravessar as vias. Sempre na faixa, ok? E dentro dos carros? Cadeirinha e cinto de segurança nelas! Proteja os pequenos dos perigos, educando-os para serem cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito.

8. Cinto de Segurança: Motoristas e passageiros, lembrem-se de que temos que usar o cinto de segurança mesmo nos trajetos mais curtos. Também nos assentos de trás! Todos os passageros devem usar o equipamento mais importante para a sua segurança no trânsito. Você usa o cinto e ele protege você!

9. Pedestres: Pedestre todo mundo, em algum momento no trânsito, é. Então, utilize sempre as faixas de segurança para fazer a travessia. Não se esqueça de sinalizar sua intenção de atravessar a rua e aguarde até que todos os carros parem. Sua atitude é muito importante no trânsito para respeitar e ser respeitado. Assim é o Pacto!

10. Velocidade: Precisamos respeitar os limites de velocidade no trânsito! Faça um pacto também consigo mesmo. Pare e pense nos riscos e nas consequências antes de sair acelerando por aí no trânsito. Isso não faz de você mais esperto ou melhor do que os outros. Pelo contrário! Quem faz isso tem a cabeça pequena! Mostre, então, que você é um cidadão educado e está ligado nesse pacto.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Taguatinga: 2 Faixas da Via Estádio são interditadas por causa da erosão


Prezadas(os),

Ontem o brasiliense amanheceu com a greve dos rodoviários. Hoje o brasiliense (especialmente os que moram em Ceilândia, Taguatinga e Samambaia) amanhece com a interdição de faixas de rolamento na Av. Elmo Serejo (Via Estádio), sentido Ceilândia-Taguatinga. O bloqueio de duas faixas deve continuar até sexta-feira. Confira nas matérias abaixo.

Não é de hoje que a avenida Elmo Serejo, em Taguatinga, sofre com problemas ocasionados pela erosão. O assunto merece especial atenção dos nossos gestores e políticos, pois o problema é extremamente grave (veja a foto) e compromete seriamente a via e, consequentemente, a segurança dos usuários. Estamos em um período chuvoso, o que agrava ainda mais o problema.

Quem mora na região sabe da importância da Av. Elmo Serejo e das dificuldades que é se deslocar entre Ceilândia e Taguatinga em vias paralelas à avenida. Portanto, é fundamental que medidas estruturantes sejam tomadas antes que o pior aconteça.

Grande abraço a todos!

Faixas na Avenida Elmo Serejo são bloqueadas devido a erosão
Detran manterá interdição, e agentes de trânsito estarão no local 
para orientar o motorista nos horários críticos
  Da Redação, com informações do Detran-DF
Terça, 26 Novembro 2013 20:21

TAGUATINGA (26/11/13) – O Detran-DF bloqueou, a partir desta terça-feira (26), duas faixas do trânsito na avenida Elmo Serejo, sentido Ceilândia/Taguatinga, devido a erosão no aterro da pista sul que ocorreu esta semana no local.

Até que os órgãos responsáveis pela correção na falha concluam o serviço, as faixas continuarão bloqueadas na altura do Córrego Cortado, próximo à Floricultura Onoyama. A estimativa de fluxo naquela avenida gira em torno de 50 mil veículos/dia em cada sentido.

Enquanto não houver laudo da Defesa Civil que ateste a segurança naquele trecho, o Detran manterá a interdição das duas faixas, e agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas nos horários mais críticos e garantir a sinalização do desvio.

Em caso de chuva forte, há a possibilidade de fechamento total do trecho. Dessa forma, é recomendado que os condutores evitem o local e busquem pistas alternativas em Samambaia ou Taguatinga Norte como, por exemplo, as vias Hélio Prates, QNL e BR-070 , principalmente no período da manhã.


_______________
_________

Recuperação da rede de esgoto da Elmo Serejo deve ser concluída na sexta
Segundo a Caesb, o vazamento provocado pela erosão do solo já foi estancado
Publicação: 27/11/2013 10:27 Atualização: 27/11/2013 09:35

A recuperação da rede de esgoto da Avenida Elmo Serejo, na altura do Córrego do Cortado, deve ser concluída nesta sexta-feira (29/11), de acordo com a Companhia de Saneamento Básico (Caesb). A rede foi danificada após a chuva forte que atingiu a região na última segunda-feira (25/11) e provocou a erosão do solo. 

Na terça-feira (26/11), a Caesb informou que conseguiu estancar o vazamento da tubulação. A Companhia disse ainda que os trabalhos para recuperar a rede não afeta o serviço de esgoto da região. 

Bloqueio de pistas

Até o fim da recuperação do local e da entrega do laudo da Defesa Civil que ateste a segurança do tráfego na região, duas faixas no sentido  Ceilândia - Taguatinga ficarão bloqueadas, pois há riscos de acidentes. Agentes de trânsito irão orientar os motoristas nos horários de pico.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Greve dos rodoviários: Usuários do Transporte Coletivo enfrentam dificuldades hoje

Prezadas(os) usuárias(os) do Transporte Público Coletivo,

Hoje o brasiliense iniciou o dia com muitos transtornos em função da paralisação geral (não informada com a devida antecedência) dos rodoviários. Veja a matéria abaixo do CorreioWeb (clique aqui para ver a matéria original). Sobre o assunto chamo a atenção sobre duas questões:

1) Evitem pegar o transporte pirata. Este tipo de serviço, além de ser completamente irregular, não garante qualquer segurança ao usuário. Não temos como saber as condições dos veículos e nem dos motoristas. Busquem alternativas como a carona solidária e o metrô.

2) As faixas exclusivas para ônibus estão liberadas hoje (26/11/2013) para o uso do tráfego geral de veículos (automóveis, motos, caminhões etc). Veja a matéria clicando aqui.

Conversei com muitas pessoas hoje que me relataram suas dificuldades para poder chegar ao trabalho. Destaco o relato de uma amiga que gastou 4 horas em seu deslocamento, saindo do setor P Norte (Ceilândia) até Águas Claras. A solução foi pegar um microonibus e depois o metrô. E para voltar para casa? Não sei qual será a solução dela. Mesmo com essas dificuldades, isso não a fez de desistir de trabalhar hoje. Também para não perder o dia de trabalho, outro amigo não teve opção e precisou se sujeitar ao transporte pirata, indo do Gama até o Plano Piloto.

Quanto as reivindicações dos rodoviários, esperamos que seja encontrada rapidamente uma solução satisfatória e segura para a questão e que os acordos anteriores com os rodoviários sejam respeitados. 

Grande abraço!

Em greve, rodoviários participam de assembleia
no terminal do Setor O
Muitos motoristas e cobradores garantiram que a greve 
permanecerá até o final do dia, pelo menos

Publicação: 26/11/2013 10:06 Atualização: 26/11/2013 10:13

Cerca de 300 rodoviários do Distrito Federal estão reunidos no terminal do Setor O, na manhã desta terça-feira (26/11), para participarem de uma assembleia com o Sindicato dos Rodoviários. Muitos motoristas e cobradores garantiram que a greve permanecerá até o final do dia, pelo menos.

No início da manhã de hoje, usuários do transporte público do DF foram para os pontos de ônibus sem saber da paralisação, anunciada apenas no início da noite de segunda-feira (25/11). Como nenhum coletivo está circulando, as paradas ficaram lotadas, mas esvaziaram ao longo da manhã. Sem ter como se deslocar até o trabalho, muitos voltaram para casa.

Quem se arriscou no transporte pirata pagou caro. Em locais como Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, os motoristas de transporte irregular chegavam a cobrar R$ 5 na passagem. Leitores do Correio informaram que em alguns pontos do Sudoeste a tarifa chegava a R$ 10. 

Tentativa de acordo

A Secretaria de Transporte disse que marcou uma reunião com o Sindicato dos Rodoviários para negociar o fim da paralisação. O encontro está marcado para às 12h de hoje e terá representantes do governo e do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). 

De acordo com o DFTrans, os rodoviários não chegaram a notificá-los sobre a paralisação. O órgão informou ainda que a reivindicação dos rodoviários que temem serem demitidos com a renovação da frota de ônibus não procede, pois o governador Agnelo Queiroz assinou uma carta garantindo que todos os funcionários serão recontratados. 

Para aliviar o fluxo nas rodivias do DF, por conta da grande quantidade de carros, todas as faixas exclusivas do Distrito Federal foram liberadas para o tráfego de veículos comuns. Segundo o DFTrans, a decisão foi tomada junto ao Departamento de Trânsito (Detran) e ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) para diminuir o trânsito causado nas rodovias do DF.

Com informações de Amanda Maia.