Mostrando postagens com marcador Acidentes. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Acidentes. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Colabore com a Segurança do Trânsito




Amigas(os),

Temos postando matérias sobre a (in)segurança no trânsito nos últimos dias. Infelizmente nossa cidade passa por sérios problemas sobre o assunto. Várias são as medidas que podem ser tomadas para reduzir o número e a gravidade dos acidentes.

Uma forma de contribuir com esse bom propósito é por meio dos estudos e pesquisas acadêmicas, que irão produzir frutos que poderão subsidiar ações governamentais e projetos de lei. Nessa linha, há um Questionário na internet que visa propor melhorias para a segurança em nossas vias. Eu respondi em 10 minutos e gostei da abordagem. Vale a pena! O questionário é anônimo e confidencial.


Segundo o questionário, o estudo irá "coletar dados demográficos, identificar as percepções dos motoristas sobre os seus próprios “comportamentos” e finalmente determinar o nível de importância que você dá aos comportamentos de risco na via e às ações para melhoria da segurança viária".

Contribua com a segurança do trânsito! A sua experiência e opinião é muito importante! Ajude também a divulgar esse importante trabalho acadêmico!

Forte abraço,
Higor Guerra

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Ciclista morre na EPTG


Amigas(os),

Ontem foi mais um dia triste para uma família, para os ciclistas e para os brasilienses. Um ciclista morreu após ser atropelado. Vejam a matéria do Jornal de Brasília. Na verdade, a foto da metade da bicicleta diz mais do que mil palavras.

Segundo as testemunhas, não houve a prestação de socorro por parte do motorista. Além disso, a EPTG não oferece segurança aos ciclistas. Houve um vultuoso investimento na ampliação da via, mas não houve a priorização ao transporte por bicicleta.  Assim, criamos uma EPTG ("linha verde") cheia de conflitos de interesses entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, no qual o pedestre, os ciclistas e os motociclistas sempre saem como maiores prejudicados.

É preciso dar um basta nisso! A vida do ser humano em primeiro lugar! Acredito que a sociedade, o governo, a imprensa, todos juntos, devem unir esforços em torno de um trânsito seguro. Sugiro ações integradas e permanentes, no qual possamos ter investimentos na moderação do tráfego, segurança viária, infraestrutura cicloviária (segura e funcional), campanhas de conscientização permanente, entre outras medidas com o propósito da Paz do Trânsito. É fundamental que o governo seja o agente responsável por conduzir o processo, entretanto, a participação de todos é fundamental.

Em 25/04/14, nós publicamos a matéria "Documentário Paz no Trânsito" do Jornalista Hércules Silva, que mostra, por meio de um vídeo, a história que levou Brasília ser reconhecida como capital da faixa de pedestre. Trata-se de uma questão que vai além de fiscalizar o cumprimento da lei: criação de ambiente favorável e mudança de mentalidade. Penso que seja uma interessante caso que possa ser ampliado para promover uma circulação viária mais segura, em especial para pedestres e ciclistas.

Vamos fazer um DF melhor! É possível! #EuAcredito !

Um forte abraço e contem comigo!
Higor Guerra

Se você acredita, ajude a divulgar!



Ciclista morre após ser atropelado, na EPTG
Publicação: Domingo, 22/06/2014 às 12:02:00
Atualização: 22/06/2014 às 12:26:20
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Matéria Original: clique aqui


Um cilcista foi atropelado na manhã deste domingo (22), na Estrada Parque Taguatinga-Guará. O acidente ocorreu por volta das 7h30, em frente ao condomínio Lúcio Costa. A vítima, de 42 anos, morreu no local. 

De acordo com testemunhas, o motorista do Chevrolet Classic preto, fugiu sem prestar socorro. A 4ª Delegacia de Polícia investiga o caso.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Whatsapp e o trânsito


Amigas(os),

Vi este vídeo e achei importante postar aqui. O whatsapp e outros aplicativos de mensagens estão se tornando uma ameaça à segurança do trânsito. Confira o vídeo da Volkswagen também no You Tube, clicando aqui.

Nossa vida (e dos outros) em primeiro lugar! Não há mensagem de texto que seja mais importante do que a própria vida. Compartilhe essa ideia!

Um forte abraço!
Higor Guerra

sábado, 31 de maio de 2014

Maio Amarelo e as tristes lembranças de um acidente



Prezadas(os),

Iniciamos o mês aderindo ao Movimento Maio Amarelo (relembre aqui), que visa estimular medidas coordenadas com o intuito de reduzir o número de acidentes e a gravidade. Hoje, no último dia de maio, vamos comentar um acidente fatal que ocorreu em Águas Claras justamente no dia das mães, acabando com uma família. A matéria é do Correio Braziliense e se encontra abaixo.

Trata-se de mais dor na nossa sociedade devido a um acidade de trânsito, ocasionado por uma pessoa que resolveu dirigir bêbado e em alta velocidade. É mais uma família que amargura a perda inesperada de pessoas queridas. É mais uma família que se acaba de forma inesperada, encerrando sonhos e planos. Aonde vamos parar?

E o que fazer para reduzir os acidentes? Basicamente nossos governantes têm o dever de garantir/promover: 1) vias adequadas, sinalizadas, seguras e fiscalizadas; 2) veículos aptos à circulação, mediante fiscalização rigorosa, e com dispositivos de segurança; e, 3) maior conscientização dos usuários e rigor na aplicação de penalidades com aqueles que insistem em infringir o Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, temos (nós sociedade) que nos conscientizar sobre a necessidade de respeitar as leis de circulação e exigir uma postura adequada dos nossos representantes políticos sobre o assunto.

Na área do acidente, houve o fechamento do cruzamento, impedindo a conversão à esquerda. Realmente aquela conversão era inapropriada, pois não permite uma adequada visualização dos veículos que trafegam no sentido oposto da via.

Agora é preciso que a justiça seja feita. Entretanto, infelizmente, não há nenhuma ação que possa ser feita de forma a recompor essa família.

O mês de maio está acabando, mas nossa luta pela paz no trânsito continua! Vamos juntos!

Um grande abraço!
Higor Guerra

Veja como foi o acidente que matou 
mãe e filha em Águas Claras

Flagrado pelo teste do bafômetro, o responsável pela tragédia acabou preso - ele estava com habilitação suspensa. Justamente por dirigir bêbado


Thiago Soares
Publicação: 12/05/2014 09:39 Atualização: 13/05/2014 00:03
Veja a matéria original, clicando aqui.

Enquanto várias famílias comemoravam o Dia das Mães, uma sofria com a irresponsabilidade no trânsito. A jornalista Alessandra Tibau Trino Oliveira, 33 anos, e a filha, Júlia Trino Oliveira, de 1 ano e meio, morreram após uma picape bater no veículo em que seguiam com Gabriel Faria de Oliveira, 31, marido e pai das vítimas. O condutor da Saveiro, Rafael Yanovich Sadite, 33, além de dirigir em alta velocidade numa via de 60km/h, estava embriagado, conforme resultado do teste do bafômetro - ele estava com a Carteira Nacional de Habitação (CNH) suspensa. O Correio apurou que o condutor perdeu temporariamente a licença justamente por dirigir bêbado em 2010. O enterro das duas será realizado hoje no Cemitério Campo da Esperança. 

O acidente aconteceu por volta da 1h de ontem. A família havia saído de um encontro com parentes no Park Way e voltava para casa, na Quadra 21 de Águas Claras. O corretor de imóveis Gabriel conduzia um Honda Fit pela DF-079, quando passou pelo cruzamento que dá acesso à via de entrada da cidade, na Quadra 5 do Park Way, próximo ao viaduto localizado embaixo da linha do metrô. Ali, o veículo foi atingido pela Saveiro. Com o forte impacto, o Fit capotou. A picape parou a cerca de 80m do ponto da colisão.

O Corpo de Bombeiros prestou atendimento, mas Alessandra morreu no local. Júlia, então em estado grave, e Gabriel foram encaminhados para o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A criança, porém, não resistiu aos ferimentos. O pai teve duas costelas quebradas e ferimentos no rosto. Recebeu alta médica horas depois, e está sob os cuidados de familiares na casa da mãe. Ele chegou a atender uma ligação do Correio, mas, em estado de choque, não teve condições de falar. “É um momento de muita dor, mas a nossa intenção é que os motoristas tomem consciência na hora de pegar o volante. Quando alguém bebe e vai dirigir, está automaticamente dispondo a tirar a vida de alguém. Não vamos trazer elas (mãe e filha) de volta com isso, mas queremos que as pessoas se conscientizem”, disse Ana Carolina Andrade, 29 anos, prima de Alessandra.

Rafael Sadite teve apenas escoriações leves. Recebeu atendimento no Hospital Regional de Taguatinga, onde foi preso em flagrante por agentes da 21º Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul). Ele prestou depoimento e foi indiciado por duplo homicídio doloso e uma tentativa de homicídio dolosa. A Carteira Nacional de Habitação (CNH) dele estava suspensa. O Correio apurou que o condutor perdeu temporiamente a licença justamente por dirigir bêbado em 2010.

Leandro Yanovich Adão, primo de Rafael, estava no banco do carona da Saveiro e quebrou as pernas. Foi levado para o HBDF.

Sorriso
Gabriel e Alessandra se conheciam havia oito anos. Ela morava no Rio de Janeiro e, ao visitar Brasília, foi apresentada ao corretor de imóveis. Ter um filho era o sonho do casal, que planejava aumentar a família desde o casamento, há dois anos. Segundo os parentes, antes do nascimento de Júlia, a jornalista sofreu um aborto. Em 2012, engravidou novamente, e nasceu a Princesinha, como era chamada pelos mais próximos. “Ela era uma criança extremamente alegre e amada por todos. Era impossível não se contagiar com o sorriso dela”, contou Ana Carolina.

Há um mês, a menina atuou como dama de honra no casamento da prima. “Estamos todos sentidos, as duas (mãe e filha) eram verdadeiras companheiras”, comentou. O velório está previsto para hoje, a partir das 8h, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.




sexta-feira, 30 de maio de 2014

Motorista ignorante ameaça grupo de ciclistas no Lago Norte


Pessoal,

Iniciamos o mês de maio aderindo o Movimento Maio Amarelo (relembre aqui), que visa estimular medidas coordenadas com o intuito de reduzir o número de acidentes e a gravidade. Hoje, no último dia útil de maio, vamos relatar um episódio de agressão no trânsito para que possamos refletir sobre o assunto da segurança viária e respeito ao próximo.

Motorista ignorante

Uma amiga me relatou um caso absurdo que aconteceu ontem a noite (por volta das 22:00h) na alça que dá acesso ao Lago Norte de quem vem do Plano Piloto (logo após a Ponte do Bragueto).

Segundo essa amiga, ela dirigia seu carro vindo do Plano Piloto para o Lago Norte. Após passar pela Ponte do Bragueto, ela entrou na via de acesso à avenida principal do Lago Norte e avistou um grande grupo de ciclistas que pedalavam por ali de forma ordenada e ocupando a faixa da direita. Nisso apareceu um motorista ignorante dirigindo um SUV (Veículo Utilitário Esportivo) que a ultrapassou e, em seguida, ele jogou o carro em cima do grupo de ciclistas.

O elemento desumano parou seu possante, abaixou o vidro e começou a disparar palavras de insulto aos ciclistas, dizendo que eles atrapalhavam o trânsito. Apesar de muitos ciclistas pedirem para o motorista do SUV continuar a sua viagem em paz, o rapaz não deu sossego e começou a dirigir de forma agressiva jogando o carro em cima do grupo.

Segundo minha amiga, ela disse que não identificou pessoas feridas no episódio.

Infelizmente ainda hoje boa parcela da população não consegue (ou não quer) respeitar o direito de circulação de outras pessoas. Nas vias urbanas, é comum haver conflitos de interesse entre os diferentes usuários do Sistema de Mobilidade Urbana, especialmente entre aqueles que usam os modos motorizados e os que optam pelo modo não-motorizado.

Para solucionar esses conflitos existem as legislações (leis, decretos, normas etc). O Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) estabelece que "Respeitadas as normas de circulação e conduta estabelecidas neste artigo, em ordem decrescente, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres" (Art. 29,  § 2º).

No caso em questão, percebe-se não só uma desobediência à legislação, mas uma total ausência de respeito ao ser humano. É preciso que tomemos medidas que possam promover a paz no trânsito. Essas medidas precisam ser estruturais, inseridas desde a educação das nossas crianças em ambiente escolar e familiar. Penso ser adequado também repensar o processo de obtenção da carteira de motorista, observando a Política Nacional da Mobilidade Urbana. A fiscalização mais rigorosa e campanhas permanentes de educação também são ações válidas, entre outras.

Amanhã iremos comentar sobre o acidente fatal que comoveu muitos moradores de Águas Claras.

O mês de maio está acabando, mas nossa luta pela paz no trânsito continua! Vamos juntos!

Um forte abraço!
Higor Guerra

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Maio Amarelo: Atenção pela Vida


Pessoal,

Resolvemos aderir o Movimento Maio Amarelo, de contexto mundial, que visa estimular medidas coordenadas com o intuito de reduzir o número de acidentes e a gravidade. Na nossa seção "Acidentes", tratamos dos assuntos relacionados ao tema segurança viária. Sabemos que é preciso debater com seriedade o assunto e buscar medidas urgentes para minimizar as dores e deseconomias geradas pelos acidentes de trânsito. Portanto, estamos participando do movimento e ajudando a divulgar. Vamos colaborar com essa iniciativa, que terá mais repercussão neste mês de maio! Divulgue!

Um forte abraço,
Higor Guerra


O MOVIMENTO MAIO AMARELO

O Movimento MAIO AMARELO nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e, mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito no país e no mundo, mobilizar o seu envolvimento e também dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo do Movimento vai ao encontro da necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.

Vale ressaltar que o MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento MAIO AMARELO não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, aguarda-se a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social, razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e do AMARELO a cor da “atenção pela vida”.

Sobre a Década de Ação para Segurança no Trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O documento foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade, o segundo na faixa de 5 a 14 anos e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano, ou um percentual entre 1% e 3% do produto interno bruto de cada país.

Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a "Década de Ação para a Segurança no Trânsito" é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.

O problema é mais grave nos países de média e baixa renda. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.

As previsões da OMS indicam que a situação se agravará mais justamente nesses países, por conta do aumento da frota, da falta de planejamento e do baixo investimento na segurança das vias públicas.

De acordo com o Relatório Global de Segurança no Trânsito 2013, publicado pela OMS recentemente, 88 países membros conseguiram reduzir o número de vítimas fatais. Por outro lado, esse número cresceu em 87 países.

A chave para a redução da mortalidade, segundo o relatório, é garantir que os estados-membros adotem leis que cubram os cinco principais fatores de risco: dirigir sob o efeito de álcool, excesso de velocidade, não uso do capacete, cinto de segurança e cadeirinhas. Apenas 28 países, que abrigam 7% da população mundial, possuem leis abrangentes nesses cinco fatores.

O relatório destaca que:

- 89 países, cobrindo 66% da população mundial, têm legislação com relação a beber e dirigir, com limite de álcool no sangue de 0.05g/dl ou menor, conforme recomendado pela OMS;

- 90 países, cobrindo 77% da população mundial, têm leis que obrigam o uso de capacete;

- 111 países, cobrindo 69% da população mundial, têm leis que obrigam o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes;

- 96 países, cobrindo 32% da população mundial, têm uma legislação para cadeirinhas.

O documento também aponta que na maioria dos países – mesmo alguns daqueles com melhores resultados – a aplicação das leis é inadequada.

Alguns grupos foram identificados como aqueles com maior risco de morrer em acidentes de trânsito:

- 59% das vítimas fatais estão na faixa etária dos 15 aos 44 anos, e 77% são homens;
- pedestres e ciclistas representam 27% de todas as mortes no trânsito. Em alguns países, esse percentual é superior a 75%, resultado de décadas de negligência com a segurança desses usuários nas políticas públicas, em favor do transporte motorizado;

- o risco de morrer em um acidente de trânsito é maior na África (24.1 a cada 100 mil pessoas) e menor da Europa (10.3 a cada 100 mil).

quarta-feira, 5 de março de 2014

Não teve jeito...

Prezadas(os),

Infelizmente o carnaval deste ano registrou aumento no número de acidentes nas rodovias do Distrito Federal em relação ao ano passado, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal. Isso ocorreu mesmo com a campanha de prevenção de acidentes de trânsito para o carnaval (veja a matéria aqui).

Nesse aumento da violência no trânsito, as perdas das vidas de três seres humanos estão registradas. Famílias passarão momentos amargos e dolorosos nas próximas semanas em decorrência das mortes e dos feridos. Em estradas piauienses, quatro pessoas de uma mesma família do DF também morreram em um acidente. Vejam a matéria do Portal G1 abaixo.

Já comentamos em outras postagens que historicamente a maioria dos acidentes ocorrem por falhas humanas, ou seja, por imprudência dos motoristas. Assim, as campanhas de educação e as fiscalizações nas rodovias são fundamentais para redução desses acidentes. Uma legislação mais rigorosa também é essencial, a exemplo da Lei Seca (imaginem se não tivéssemos essa lei...).

Que venham investimentos continuados em campanhas de educação e maior fiscalização para que possamos ter um trânsito menos agressivo e com menos dores para as pessoas e seus familiares.

Um forte abraço e estamos juntos por um trânsito mais seguro.
Higor Guerra

Número de acidentes nas estradas do DF 
cresce 12% no carnaval, diz PRF
Foram 49 ocorrências em 2014, contra 55 no ano passado, diz polícia.
Três pessoas morreram neste ano; em 2012 foram duas mortes.

Fonte: G1 DF - 05/03/2014 08h06- 
Atualizado em 05/03/2014 08h15

O número de acidentes em estradas do Distrito Federal durante os quatro dias de carnaval aumentou 12,2% em 2014. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram 55 ocorrências neste ano, contra 49 no ano passado. O número de mortes também cresceu. Foram três neste ano, contra duas no ano passado.

As principais causas dos acidente foram a negligência e a imperícia dos motoristas, de acordo com o inspetor Daniel Bonfim, da PRF. Ele afirma que a chuva contribuiu para o crescimento no número de ocorrências.

“Boa parte das pessoas não diminui a velocidade, o que aumenta as chances de acidente, principalmente com vítimas”, diz.

O inspetor informou que foram realizados 455 testes de bafômetro nos quatro dias de carnaval. Foram aplicadas oito multas a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool. Três pessoas foram presas por embriaguez ao volante.

Segundo a PRF, 200 mil pessoas deixaram o DF neste feriado. A expectativa é que a maior parte retorne à capital federal na manhã desta quarta-feira (5), principalmente pela BR-020, que dá acesso às cidades do Nordeste brasileiro.

Piauí
No domingo, quatro pessoas de uma mesma família, moradores de Ceilândia, morreram em um acidente na PI-140, no trecho de Floriano, no Piauí. As vítimas seguiam para o Ceará quando um caminhão perdeu o controle e bateu de frente com o carro.

Cinco pessoas estavam no veículo no momento da colisão. A sobrevivente era companheira do motorista. Ela permanecia internada com quadro estável em um hospital de Floriano na manhã desta quarta.

Os corpos das quatro vítimas foram sepultados na tarde de terça, no cemitério São Francisco de Assis, em Taguatinga.
Acesse a matéria original, clicando aqui.
__________________________
_______________

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Campanha de segurança de trânsito


Prezadas(os) foliões do Carnaval 2014,

Divulgo a matéria da Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades sobre a Campanha de Trânsito para o Carnaval de 2014. Não vou comentar a matéria, pois acho que o texto já informa os principais elementos para uma condução segura no trânsito. Portanto, só fiz uns destaques (negrito e sublinhado) naquilo que achei mais relevante.

Só acrescento um assunto que o texto não aborda. Para aqueles que forem pegar a estrada de carro, verifiquem antes as condições de segurança do veículo como calibragem dos pneus, estepes, triângulo, luzes de freio e setas, óleo, água, etc. Se possível, levem em uma oficina mecânica para uma checagem básica. Não esqueçam de conferir as documentações do carro e do condutor.

Um forte abraço e boas festas!
Higor Guerra.

Governo Federal lança campanha 
de trânsito para o carnaval de 2014

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades
Ter, 25 de Fevereiro de 2014 15:22

O Ministério das Cidades e órgãos do Governo Federal se unem nesta terça-feira (25/02), para lançar nova campanha de prevenção de acidentes de trânsito no Carnaval 2014. Esta é mais uma ação do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida). A campanha entra no ar nesta terça e permanece até o próximo dia 09 de março.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais. Os principais causadores de acidentes são: álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência. Desde a criação do Parada, em 2011, o número de mortes nas rodovias federais caiu em 27,31%, segundo dados da PRF.

A iniciativa é o resultado da parceria entre Ministério das Cidades, PRF, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e outros órgãos do governo do Distrito Federal.

Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a nova campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.

O objetivo da nova campanha é causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas, principalmente com relação à mistura de bebida e direção. Respeitar as leis de trânsito, limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença na hora de curtir o carnaval com segurança. A expectativa é que os motoristas de todo país se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.

A campanha será veiculada nas TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, portais na internet, mídia exterior e redes sociais. Os interessados, podem fazer o download da campanha no site do Parada: www.paradapelavida.com.br.

A ação integra a Operação RodoVida, do Ministério da Justiça, que intensifica a fiscalização dos trechos com maior incidência de acidentes no Brasil. As operações são realizadas simultaneamente por órgãos da esfera Federal, estadual e municipal no período de fim de ano, férias e carnaval. A operação Rodovida, que começou em 13 de dezembro de 2013 e vai até 10 de março de 2014, já identificou um índice de fatalidade menor nos acidentes ocorridos neste período em relação ao ano passado. O programa “Vida no Trânsito” do Ministério da Saúde também apoia a campanha de carnaval.

Durante a cerimônia, profissionais socorristas de todo país serão homenageados com a entrega de diplomas. Este é um ato de agradecimento aos profissionais pela dedicação e agilidade no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito. A última campanha do Parada lançada pelo Ministério das Cidades teve quatro filmes com o tema Resgate e foi veiculada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os filmes, em forma de documentário, apresentavam pessoas comuns ao acompanhar o socorro de vitimas de acidente de trânsito realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Parada - A redução do número de acidentes de trânsito no Brasil passou a ser uma prioridade para o Governo Federal. Apenas no ano de 2011, o país alcançou a marca de 43.256 vítimas fatais do trânsito. Para reverter este quadro, o governo lançou, em maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida), com o objetivo de mobilizar agentes públicos e a sociedade para conscientizar os motoristas sobre os riscos do desrespeito às regras do trânsito. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades.

O Parada foi uma resposta do governo brasileiro à decisão da Assembleia Geral da ONU, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa visa estimular esforços em todo o mundo para conter o elevado número de mortes no trânsito.
Matéria original: clique aqui

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fumaça no metrô... mais uma vez...


Em um prazo de dois meses o sistema de metrô já registrou 3 ocorrências de princípios de incêndios. Relembre as outras duas clicando nas datas que ocorreram: 20 de dezembro de 2013 e  04 de fevereiro de 2014

Metrô apresenta problema nesta manhã

O veículo começou a apresentar uma nuvem de fumaça na estação da 114 Sul
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília
Publicação: Terça-feira, 18/02/2014 às 08:45:00
Atualização: 18/02/2014 às 11:24:42
Clique aqui para acessar o original


Na manhã desta terça-feira (18), um trem do metrô apresentou uma nuvem de fumaça na estação da 114 Sul, sentido Ceilândia/Samambaia. O incidente ocorreu por volta de 8h30. O piloto estacionou na estação para que a fumaça parasse e logo seguiu viagem para 112 sul, mas o problema persistiu e os passageiros tiveram que descer.

De acordo com a assessoria do Metrô-DF, foi um problema na tração e o vagão foi recolhido para que se faça uma análise da causa do problema. Por volta das 9h, os trens voltaram a circular normalmente.
____________________
________

Brasília precisa de transporte público coletivo de qualidade e atrativo, caso contrário mais usuários vão começar a realizar suas viagens com seus carros. Imagine se o metrô do DF parasse de funcionar. Talvez teríamos mais 150.000 carros por dia nas ruas da Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Águas Claras, Guará e Plano Piloto.

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Manhã de acidentes e um dia de aprendizado...



Hoje Brasília amanheceu com uma série de acidentes: capotamento de uma van escolar na Av. das Nações; outro capotamento na saída da Ponte JK, sentido Asa Sul; outro acidente na DF-180; atropelamento por um carro e uma moto no Eixão Sul, resultando na morte de uma senhora de 66 anos; colisões e engavetamentos em outras vias. Realmente uma manhã de muita dor para os brasilienses. 

(Saiba mais sobre esses lamentáveis acidentes clicando aqui).

Em outras oportunidades já comentamos sobre os danos que os acidentes ocasionam para a sociedade e, especialmente para as famílias diretamente afetadas, principalmente quando há ocorrência de mortes ou vítimas graves. (Clique aqui e relembre). Vou agora falar um pouco do impacto dessas ocorrências na minha manhã de hoje.

Normalmente vou ao meu trabalho de metrô. Todavia, hoje eu tinha uma série de compromissos externos e resolvi sair de casa usando o carro, pois acreditava que ia ser mais rápido, visto a flexibilidade que o carro proporciona. Liguei o rádio e coloquei nas notícias de trânsito, que não paravam de anunciar esses acidentes que acabamos de comentar. Os repórteres de plantão também anunciavam as vias, quase todas congestionadas, inclusive a que eu ia utilizar, a EPTG. Pensei: vou ter que enfrentar isso.

Ocorre que peguei congestionamento ainda dentro de Águas Claras em vias que nunca havia visto um trânsito tão caótico. Desisti de ir de carro. Voltei para casa e deixei o carro. Comuniquei lá em casa que iria adiar alguns compromissos.

Fui para a estação do metrô e peguei um trem lotado, mas pelo menos consegui ler um livro. A viagem foi bem rápida e desci na Estação Central. Na Rodoviária do Plano Piloto, eu fui a um totem buscar informações de ônibus para a L2 Sul. Lá indicava as baias e os horários. Até que haviam muita oferta de ônibus para mim. Embarquei em um ônibus novo da Linha 114, operado pela Pioneira (Área 1). Apesar do atraso para sair, a viagem foi bem tranquila.

Gostei do sistema de acessibilidade eletrônico para cadeirantes que permite melhor embarque e desembarque. Havia uma usuária cadeirante no nosso ônibus. Quando ela foi desembarcar, o cobrador teve que sair do seu posto para acionar eletronicamente o elevador. A usuária não precisou de outra ajuda, por conta própria conseguiu desembarcar. Muito bom essa independência! O tempo total para o desembarque foi cerca de 1 minuto. Só acho que o sistema poderia ser acionado pelo próprio motorista, sem necessidade de sua ausência do posto de trabalho.

Desci na parada da 608 Sul. Resolvi o que tinha para resolver e na saída do estabelecimento um casal de pessoas com deficiência visual me pediu ajuda para atravessar a Av. L2 Sul. Prontamente procurei auxiliá-los. A mulher segurou no senhor que colocou sua mão esquerda no meu ombro e assim fui guiando-os. Passamos na faixa de pedestre semaforizada. Foi bem tranquilo, exceto a parte de uma poça d'água junto à rampa da calçada. Avisei-os sobre a poça. Eles tentaram esticar ao máximo as pernas, mas não teve jeito, acabaram acertando a poça que possuia dimensões bem generosas. Após a travessia da L2 Sul, me prontifiquei de levá-los até a parada de ônibus, mas eles me disseram que estavam tranquilos e que poderiam continuar a viagem a sós. Tenho um colega que também tem deficiência visual e ele me disse que para um cego o que mais importa é a sua independência. Voltei a travessar a via L2 Sul para poder pegar meu ônibus no outro sentido, desta vez rumo ao meu trabalho.

Hoje eu fiquei triste em saber a quantidade e gravidade dos acidentes. Fiquei também frustado em não poder resolver tudo aquilo que havia planejado. Porém, hoje foi um dia que aprendi um pouco mais sobre as dificuldades que muitas pessoas levam em suas vidas em função de algum tipo de restrição e como essas pessoas lidam para tentar resolver suas necessidades, mesmo em uma cidade que ainda carece de infraestruturas de acessibilidade.

Um grande abraço!
Higor Guerra.

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Os buracos da vida (dos pedestres)

Buraco na calçada do Setor de Autarquias Sul. Imaginem esse buraco a noite! É para quebrar a perna! Nas proximidades, não encontrei um buraco no asfalto. Por que para os pedestres existe esse descaso?


Abraços!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Ponte JK: Cena desanimadora

Essas são as cenas desanimadoras que meu meu amigo, o Advogado Dr. Márcio Lima, e outras milhares de pessoas tiveram que enfrentar hoje cedo para acessar a Ponte JK em direção ao Plano Piloto. Segundo o relato, houve um acidente que complicou tudo.

É fundamental ter a opção pelo transporte público coletivo de qualidade e de circulação rápida em espaço exclusivo, sem interferências externas que podem prejudicar a fluidez.

Todavia, a região carece de infraestruturas que priorizem a circulação do transporte público coletivo. Só mesmo o carro serve como meio para as viagens diárias casa-trabalho-casa.


Obrigado Márcio pelas contribuições! Estamos na luta para uma melhor mobilidade urbana no DF!

Grande abraço!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Metrô em chamas: patrimônio do DF é atingido


Na tarde de ontem um vagão de um trem do Metrô do Distrito Federal pegou fogo, obrigando suspender temporariamente a operação do sistema. Não houve vítimas. Os usuários conseguiram desembarcar rapidamente do trem que estava na Estação Guariroba, em Ceilândia. Os bombeiros foram chamados, mas o vagão ficou danificado. Ainda não há um parecer conclusivo sobre a causa do problema, mas há indícios de curto-circuito. Saiba mais acessando aqui a matéria do portal G1.

No dia 20/12/2013, os usuários do metrô tiveram a desagradável necessidade de acionar o sistema de emergência e saírem do trem pulando na via férrea, pois havia princípio de incêndio (Relembre a matéria, clicando aqui).

O sistema metroviário é um dos principais bens do DF na área de mobilidade urbana, atendendo a milhares de usuários todos os dias. É fundamental que haja manutenções preventivas e contínuos investimentos em modernização do sistema, inclusive em subestações de energia elétrica.

Apesar da primeira frota de trens do Metrô-DF possuir mais de dez anos de idade, é possível utilizá-la por bastante tempo. O processo de manutenção do metrô permite a utilização dos veículos por mais tempo em relação aos dos ônibus. Há uma programação mais robusta de substituição de peças conforme a quilometragem. O metrô de São Paulo, por exemplo, possui trens da década de 1970, mas ainda assim continuam operando. Portanto, é preciso realizar a manutenção dos trens corretamente. Além disso, é fundamental a realização de investimentos na adequação e modernização de outros elementos que compõem o sistema de metrô como trilhos, sinalização e alimentação elétrica.

O Metrô-DF conseguiu recursos junto ao Governo Federal para a ampliação e modernização do sistema metroviário. Que estes recursos possam ter uma boa e regular aplicação.

Vamos preservar esse bem da nossa comunidade!

Grande abraço!
Higor Guerra

Acesse nossa página no Facebook e no You Tube. Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
Tem uma matéria, foto ou vídeo interessante sobre mobilidade urbana. Entre em contato conosco!

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Princípio de incêndio atinge trem do metrô em Samambaia


Princípio de incêndio atinge trem do metrô 
em Samambaia, no DF
Metrô informou que problema técnico causou incêndio; não há vítimas.
Após incidente, passageiros quebraram vidros e caminharam por trilho.
20/12/2013 08h46 - Atualizado em 20/12/2013 10h21

Um problema técnico em um trem do metrô causou um princípio de incêndio próximo à estação final de Samambaia, no Distrito Federal. O incidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), por volta de 6h45. Não há registro de vítimas.

Segundo informações do Metrô-DF, a fumaça ficou localizada no terceiro vagão do trem. Os passageiros quebraram e soltaram a janela de emergência do carro e pularam nos trilhos. De acordo com o Metrô, os trilhos foram desenergizados.

Conforme passageiros, ocorreram explosões no vagão e houve tumulto. Um usuário do trem disse que os funcionários do Metrô-DF só chegaram ao local por volta de 7h05 , e o Corpo de Bombeiros às 7h10.

O Metrô-DF informou que retirou, por volta das 8h, o trem que apresentou defeito. Ainda segundo a empresa, servidores foram destacados para fazer uma perícia. No horário, não registrados atrasos em nenhuma outra estação.

Acesse aqui a matéria original (portal G1).

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Bicicleta Branca

Pessoal,

Bonito gesto foi feito nas ruas do Guará nesta semana. Uma homenagem ao ciclista José Ribamar Neres de Andrade, que morreu após ser atingido por um carro no último domingo (08/12/13) no Guará II. Segundo as autoridades, o motorista que causou o acidente estava em alta velocidade e dirigia embriagado. 

Segundo a reportagem do Bom Dia DF (veja o vídeo aqui), cerca de 150 ciclistas fizeram uma pedalada entre o Guará I e II, passando pela Av. Central e Av. do Contorno. O ato demonstrou união entre os grupos de ciclistas do DF e pediram justiça no caso. Além disso, o evento externou a defesa de uma mobilidade urbana sustentável e democrática, com paz e respeito no trânsito. Os ciclistas penduraram uma bicicleta branca para simbolizar essa defesa.

É fundamental que haja harmonia entre as pessoas que utilizam diferente modos de transporte. O espaço público é de todos os cidadãos. Cada um de nós tem o direito de realizar suas viagens seja a pé, de bicicleta, de carro ou usando o sistema de transporte público coletivo. 

As normas de circulação e conduta no trânsito precisam ser respeitadas por todos, lembrando sempre da máxima que diz que "os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres" (Código de Trânsito Brasileiro: Lei 9.503/97, art. 29,§ 2).

Ao Poder Público (Executivo, Legislativo e Judiciário) cabe a elaboração de legislações pautadas nas políticas de trânsito e mobilidade urbana, com a participação popular; a educação dos usuários no Sistema Nacional de Trânsito e no Sistema Nacional de Mobilidade Urbana), a execução de infraestruturas adequadas ao convívio e segurança dos usuários; a fiscalização das normas; os julgamentos pertinentes, entre outros.

Que possamos em um futuro próximo termos um convívio pacificado entre os diferentes usuários dos modos de transporte, tal qual a bicicleta branca nos sugere! Parabéns pela iniciativa ciclistas!

Grande abraço!

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Segurança do usuário pode ser colocada em segundo plano


Diletas(os) usuárias(os) do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana,

Um importante avanço na segurança do trânsito foi construído no âmbito de nossa legislação: a obrigatoriedade de Airbags (bolsas infláveis que visam proteger os usuários em casos de colisões) e Freios ABS (sistema que torna a frenagem mais eficiente) nos veículos. Com isso, a partir de 1º de janeiro de 2014, os veículos automotores fabricados no Brasil devem sair com esses dispositivos de segurança.

Ocorre que já está havendo pressão para adiar a vigência da obrigatoriedade em um ou dois anos. E o pior: o Governo Federal sinaliza essa possibilidade (veja aqui a matéria do site Autoesporte). Motivo: o preço dos veículos vão subir cerca de R$ 1.500,00 para poder cobrir os custos dos equipamentos, implicando em possível redução na venda de veículos e, consequentemente, em impactos negativos à economia brasileira.

A preocupação principal parece estar fundamentada na importância da indústria automobilística na economia brasileira. Parece que o importante é que as pessoas comprem mais carros para poder termos um desempenho adequado (ou evitar maiores prejuízos) da economia. Parece que as políticas estão fundamentadas no setor econômico, e ainda assim com uma visão rasa sobre o assunto.

Não sou contra a indústria automotiva e nem contra a compra de veículos pelas famílias. O carro tem seu papel na mobilidade urbana. Mas, acima disso, sou a favor de um trânsito seguro, mesmo que isto custe um valor a mais na aquisição do veículo. Sou a favor do uso racional do veículo automotor individual, sou a favor de serviços de qualidade de transporte público coletivo a valores módicos e com prioridade em relação ao individual, e também sou a favor de adequada infraestrutura e segurança no transporte não motorizado.

Vai alguns questionamentos sobre essa econômica e de mercado: 1) Por que não há um esforço para combater o lucro excessivo dos fabricantes e revendedores de automóveis? 2) Por que os veículos vendidos na Argentina são mais baratos do que os mesmos veículos vendidos no Brasil? 3) Por que as fábricas dão descontos superiores a 10% para pessoas jurídicas (empresas) e não dão descontos para pessoas físicas? 4) Por que pensar em economizar com segurança?

A obrigatoriedade do Airbag e do ABS em outros países já é realidade há décadas. Sobre o assunto, o Brasil está muito atrasado. Vamos atrasar ainda mais? Além disso, se essa medida for tomada, vai contra um conjunto de políticas públicas e esforços arduamente conquistados junto a população, no qual destaco o Pacto da Nacional pela Redução de Acidentes do próprio Governo Federal. Parece um contrassenso, de um lado se promove um pacto para tentar reduzir o número de mortos e feridos no trânsito, por outro lado, há uma medida que abre mão de exigir a obrigatoriedade de dispositivos de segurança para ter veículos sem aumentos.

É isso! Tomara que as autoridades consigam enxergar com maior profundidade o assunto e que possam ponderar o valor da vida humana na hora da decisão.

Grande abraço!

Higor Guerra

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

10 Mandamentos do PARADA

Diletas(os),

Vocês já conhecem o PARADA? Já devem ter visto nas mídias, especialmente nas épocas de feriadões, que conta com a adesão de pessoas famosas e empresas. Trata-se do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes - Um Pacto pela Vida - promovido pelo DENATRAN. "Pare, Pense, Mude" é o slogan. Conheça os 10 mandamentos do PARADA (retirados do site do Denatran, que inclusive coloquei a seção "links interessantes" do blog).

Abraços!

10 MANDAMENTOS DO PARADA:

1. Boa Convivência no Trânsito: Precisamos de todos para fazer um Pacto pela Vida. Se, no trânsito e na vida, os maiores são responsáveis pelos mais frágeis, entao, os motoristas devem tomar cuidado para preservar a vida dos pedestres, skatistas, ciclistas e motociclistas. Você respeita a vida dos outros e evita levar a dor de uma culpa pelo resto da vida. Esse é o pacto!

2. Celular: Falar, digitar e ler mensagens no celular são algumas das principais causas de distração e batidas no trânsito. Sem que a gente se dê conta, aqueles poucos segundos colocam muito em risco a sua vida e as das outras pessoas. Faça um pacto com seus amigos, colegas e familiares para não utilizar o celular no trânsito. Estacione e fale, digite e leia à vontade, ok?

3. Bebida e Direção: Todos conhecem os perigos de dirigir após ingerir qualquer quantidade de bebida alcoólica. Por mais que  algumas pessoas achem que podem dirigir depois de beber, os reflexos são muito reduzidos e muitas vidas já se foram por causa disso. Se for beber, faça um pacto com seu amigo que não tenha bebido, ou chame um táxi para levá-lo em segurança. Divirta-se sem medo!

4. Ultrapassagens: Sabe o que mais mata nos acidentes nas estradas e rodovias? A imprudência nas ultrapassagens. Elas são os maiores perigos nas rodovias porque causam batidas de frente. Devem ser feitas com atenção e somente em locais permitidos. Ao ser ultrapassado, reduza um pouco a velocidade. Por respeito à sua vida e à dos outros, compensa esperar um pouco até que seja possível ultrapassar com segurança.

5. Motociclistas: Use sempre capacete e os equipamentos de segurança e siga as regras de trânsito. Elas existem também para você e sua proteção. Assim, você pode fazer a sua parte no Pacto pela Vida. Lembre-se: no trânsito, os veículos são diferentes, mas as pessoas são iguais a você!

6. Ciclistas: Instalem refletores nos pedais e nos raios traseiro e dianteiro. E só circulem nos locais permitidos e pelo lado direito das vias. A sua vida está mais exposta no trânsito porque não há nenhuma proteção para o seu corpo. Você pode e deve fazer parte desse pacto!

7. Crianças: Crianças precisam muito de nossa atenção no trânsito. Devem estar sempre acompanhadas por um adulto e serem conduzidas pelo punho para atravessar as vias. Sempre na faixa, ok? E dentro dos carros? Cadeirinha e cinto de segurança nelas! Proteja os pequenos dos perigos, educando-os para serem cidadãos responsáveis e conscientes no trânsito.

8. Cinto de Segurança: Motoristas e passageiros, lembrem-se de que temos que usar o cinto de segurança mesmo nos trajetos mais curtos. Também nos assentos de trás! Todos os passageros devem usar o equipamento mais importante para a sua segurança no trânsito. Você usa o cinto e ele protege você!

9. Pedestres: Pedestre todo mundo, em algum momento no trânsito, é. Então, utilize sempre as faixas de segurança para fazer a travessia. Não se esqueça de sinalizar sua intenção de atravessar a rua e aguarde até que todos os carros parem. Sua atitude é muito importante no trânsito para respeitar e ser respeitado. Assim é o Pacto!

10. Velocidade: Precisamos respeitar os limites de velocidade no trânsito! Faça um pacto também consigo mesmo. Pare e pense nos riscos e nas consequências antes de sair acelerando por aí no trânsito. Isso não faz de você mais esperto ou melhor do que os outros. Pelo contrário! Quem faz isso tem a cabeça pequena! Mostre, então, que você é um cidadão educado e está ligado nesse pacto.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Expresso da irregularidade

Prezadas(os),

Retomando nossas postagens, após necessidade de um breve recesso, reproduzo mais uma notícia ruim, mas que vale de aprendizado para quem costuma (ou pensa em) contratar serviços de transporte privado coletivo. Serve também de reflexão sob como anda a fiscalização na prestação desses serviços privados.

Grande abraço!

Fonte: Site da ANTP (acesse o original clicando aqui).

Expresso da irregularidade
12/11/2013 10:13
Correio Braziliense| Correio Braziliense

O motorista que levava cerca de 60 jovens a uma festa rave em Luziânia estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 16 de junho. Além disso, o ônibus conduzido por Eli Rodrigues Pereira, 31 anos, não tinha autorização para circular com a caracterização de transporte escolar. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) confirmou, ainda, que o veículo não era cadastrado para viagens interestaduais. Proprietário do carro, Eli também está na lista de inadimplentes do Departamento de Trânsito (Detran) no Distrito Federal. Desde 2010, ele acumula uma dívida de R$ 2.652 por não pagar IPVA, o licenciamento e o seguro obrigatório (veja abaixo).

Na noite do último sábado, o ônibus dirigido por ele capotou, por volta das 21h, na Rodovia Lucena Roriz, área rural do município goiano distante 66km de Brasília. Gleycianne Chaves Martins e Letícia Augier de Figueiredo, 16 e 21 anos, respectivamente, morreram. Trinta e quatro pessoas ficaram feridas. Um adolescente de 16 anos teve o antebraço direito amputado. Gleycianne foi sepultada ontem à tarde, no Cemitério de Taguatinga. O enterro de Letícia está marcado para às 16h30, no Campo da Esperança (leia mais na página ao lado).

Como toda a documentação estava irregular, o nome do condutor ainda era dúvida até a noite de domingo. No entanto, ontem, a advogada de Eli, Gilda Alves Vaz, conversou com o Correio e confirmou a identidade. O homem deve se apresentar à Polícia Civil goiana hoje. Conhecido pelos jovens que contrataram a excursão como Elias, ele terá de explicar — além das ilegalidades formais — uma série de acusações feitas contra ele por testemunhas.

Problemas como identificação de transporte escolar irregular, superlotação e falta de uso do cinto de segurança são fatores que podem ter levado à tragédia na excursão de Brasília : 34 feridos e dois mortos ( Ana Rayssa/Esp.CB/D.A Press) Problemas como identificação de transporte escolar irregular, superlotação e falta de uso do cinto de segurança são fatores que podem ter levado à tragédia na excursão de Brasília : 34 feridos e dois mortos

Latinhas de cerveja

Alguns passageiros do ônibus garantiram que o condutor consumiu bebida alcoólica durante o trajeto — o grupo participaria da festa organizada pelo grupo Forest Family, chamada Goa Gil — Underground Supreme. A moradora de Samambaia Enaira Alves, 23 anos, contou que Eli fez pelo menos três paradas até o Gama. Em uma das ocasiões, teria comprado uma caixa com 12 latinhas de cerveja. "Ninguém ofereceu bebida para o motorista. Ele descia e comprava”, denunciou Enaira.

Quem embarcou também acusa Eli de não conseguir fazer uma curva antes do balão situado perto da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), em Luziânia, por estar trafegando em alta velocidade. O ônibus estava superlotado. Tinha capacidade para 38 passageiros, mas transportava 59 — 44 sentados e 15 em pé, conforme uma lista.

Pintado de amarelo e com adesivos de escolar, o veículo também não tinha autorização para transportar estudantes, portanto as viagens eram clandestinas. O Detran informou que, até agosto de 2012, o carro com placa MTJ 5038/DF tinha contrato com a Secretaria de Educação, mas a licença não foi renovada. "O ônibus foi bloqueado do sistema do Detran e deveria ter sido descaracterizado na mesma época. Era para ter placa simples e ser utilizado para outra finalidade. Jamais poderia manter essa identificação”, afirmou o chefe do Núcleo de Operação Técnica do Detran, Helder Aphan.

Eli também desrespeitou a legislação da ANTT. No sistema da agência, não consta registro que permita a realização de transporte interestadual de passageiros. A viagem foi combinada em uma página da festa em uma rede social. Os jovens pagaram R$ 20. Eli ganharia cerca de R$ 1,2 mil para fazer o trajeto de 100km. O grupo embarcou no Posto Nenen’s, no Centro de Taguatinga, às 19h de sábado. Em nota oficial divulgada pela Forest Family, a Vibes For Visions é apontada como organizadora da excursão dos jovens de Brasília.

Homicídio doloso

A investigação do caso está a cargo da 1ª Delegacia Distrital de Luziânia. O depoimento de Enaira e de três testemunhas pode complicar a situação de Eli. Todos garantem que ele bebeu enquanto dirigia e que fugiu sem prestar socorro às vítimas. Se as acusações forem confirmadas, o condutor pode ser indiciado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. "A advogada disse que ele assumiu ter se excedido durante a viagem. Ele pode ser acusado por duplo homicídio culposo ou doloso. Além disso, pode ser responsabilizado pelas várias lesões corporais”, informou o delegado-chefe de Luziânia, Cléber Martins.

A unidade policial também investiga a denúncia de uso de drogas dentro do ônibus dirigido por Eli. Os agentes ainda trabalham para identificar os responsáveis por saquear o veículo depois da tragédia. "Parece que teve uso de drogas e de bebidas alcoólicas por menores dentro do ônibus. Não encontramos drogas, mas sentimos cheiro forte de maconha nas mochilas e encontramos um cachimbo, mas sem evidência de entorpecente”, acrescentou o investigador. A perícia feita pelo Instituto de Criminalística de Luziânia deve ser concluída em 10 dias, apesar da greve da Polícia Civil goiana. O laudo apontará a velocidade do ônibus no momento da capotagem.

Falhas do motorista e no ônibus
» Carteira Nacional de Habilitação vencida desde junho
» Falta de autorização da ANTT para realizar transporte interestadual
» Dívida de R$ 2.652 por não pagar IPVA, licenciamento e seguro obrigatório.
Portanto, não tinha documentação em dia
» Passageiros afirmam ter visto o condutor consumir bebidas alcoólicas durante a viagem. Alguns relatam a compra de caixas com 12 latinhas em uma das mais de três paradas de Brasília a Luziânia
» Alta velocidade. Os jovens afirmam ter visto o velocímetro em 120km/h
» Superlotação: 59 pessoas em um ônibus com capacidade para 38
» Nenhum dos passageiros usava cinto de segurança


O que diz a lei

Segundo a Resolução nº 1.166, de 2005, cabe à ANTT autorizar a prestação do serviço de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros realizado em regime de fretamento. Para realizar a viagem, é preciso ter documentos específicos. Confira:

» Cópia autenticada do Certificado de Registro para Fretamento – CRF
» Autorização de viagem com a relação de passageiros
» Comprovação do vínculo dos motoristas com a detentora do CRF
» Cópia autenticada da apólice de seguro de responsabilidade civil, com cobertura total durante todo o período da viagem.
» Nota fiscal da prestação do serviço no caso de fretamento eventual
» Laudo de Inspeção Técnica original
» Formulário para registro das reclamações de danos ou extravio de bagagem.
Fonte: ANTT

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Desabafo: Precisamos de uma cidade mais humana!

Pessoal,

Infelizmente reproduzo mais notícias de ser humanos mortos nas vias de nossa querida cidade. Hoje vamos partilhar duas mortes que ocorreram esta semana: uma em Taguatinga e outra em Santa Maria. As matérias são do CorreioWeb (vejam na íntegra clicando aqui e aqui).


*Mulher é atropelada e morre embaixo de viaduto que liga Taguatinga a EPTG

Publicação: 19/09/2013 07:51 Atualização: 19/09/2013 08:25

Uma mulher morreu após ser atropelada embaixo do viaduto que liga Taguatinga Centro a EPTG, no sentido Pistão Norte - Sul, na manhã desta quinta-feira (19/9). O Corpo de Bombeiros foi chamado às 6h56, mas ao chegar ao local, a vítima - de aproximadamente 35 anos - já estava sem vida. O corpo continua no local até que seja realizada a perícia. O trânsito está congestionado ao longo do Pistão Sul e Norte. 

*Matéria adaptada

____________
______


Moradores reclamam dos riscos na travessia 
de avenida em Santa Maria
Avenida Alagado, em Santa Maria, onde a adolescente Fernanda Gabriely morreu ao ser atropelada por ônibus, respondeu por quase 40% dos óbitos em faixas de pedestres no DF em 2012

Adriana Bernardes
Saulo Araújo
Mara Puljiz
Publicação: 19/09/2013 06:00 Atualização: 19/09/2013 07:02


A morte ronda as faixas de pedestres da Avenida Alagado, em Santa Maria. Nem mesmo quando atravessa a via no equipamento de segurança, quem anda a pé está livre de risco. Das oito mortes ocorridas no Distrito Federal no ano passado sobre as listras brancas, três — ou seja, 37,5% — foram na Alagado. No fim da tarde de terça-feira, mais uma vida se perdeu da mesma forma. Fernanda Gabriely Ribeiro da Silva, 13 anos, morreu ao ser atingida por um ônibus da Viação Planeta. A amiga dela, Aline de Carvalho, 14, permanece internada no Hospital de Base.

A pista onde o acidente ocorreu é estreita. São necessários apenas 10 passos para atravessá-la. O totem — semáforo para pedestre — está funcionando normalmente e a faixa, bem conservada. O ônibus atingiu as meninas na parte da esquerda. A direita estava ocupada por um carro particular, que parou para elas atravessarem. O lugar fica na esquina da rua do Hospital Regional de Santa Maria, onde Aline foi socorrida e depois transferida para o Hospital de Base. Segundo a avó, a menina deve perder parte do baço e está com uma fratura na coluna. O estado de Aline é grave. Ela foi avaliada por uma equipe médica que descartou por ora a necesidade de cirurgia, mas ela continua sob cuidados especiais na sala vermelha, que indica risco de morte.

A Polícia Civil apura as causas do acidente. O motorista do ônibus, Luciano de Oliveira Monteiro, contou na 33ª Delegacia de Polícia (Santa Maria) que o sinal estava verde para ele passar. No entanto, testemunhas contam o contrário: as jovens atravessaram com o semáforo vermelho para o condutor. Passageiros teriam relatado aos familiares das vítimas que o condutor do ônibus dirigia acima da velocidade permitida, de 60 km/h. No local, não há marcas de frenagem.

____________
______

A mobilidade urbana de Brasília precisa urgentemente ser mais humana. Precisamos pensar mais em nós cidadãos! O ser humano precisa ser tratado com dignidade! É necessário investir mais em segurança dos pedestres e ciclistas, trabalhar arduamente na conscientização de motoristas, fiscalizar e aplicar as leis etc. Penso que o 1º passo é acreditar que isso é possível e depois arregaçar as mangas e exigir das autoridades (sejam elas quais forem) a adoção de medidas mais humanitárias para o nosso trânsito, para o nosso dia-a-dia.

Por uma melhor mobilidade urbana, eu estou junto e misturado com vocês!

Grande abraço!