sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GT de Mobilidade Urbana



Prezadas(os),

Foi criado um Grupo de Trabalho de de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília. Leia abaixo essa ótima iniciativa! Quem tiver interesse poder se cadastrar no grupo. A próxima reunião será dia 13/03/2014.

Acessem o site do Rodas da Paz: http://www.rodasdapaz.org.br/

Um forte abraço!
Higor Guerra

Rodas da Paz participa da reunião de lançamento do GT de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília

No dia 20/02/2014, quinta feira, às 19h, pessoas se reuniram no INESC para debater o tema de Mobilidade Urbana e assim inaugurar o GT de Mobilidade Urbana do Movimento Nossa Brasília.

O lançamento contou com pessoas de diversas representações: estudantes, ciclistas da cidade, representante do Instituto Ethos, do Fora do Eixo, da Carona Solidária, professores, advogados, servidores públicos, usuários de transporte público.

Logo em seguida o Movimento Nossa Brasília foi apresentado pelo Cleo Manhas e a proposta do GT de Mobilidade apresentado pela Renata Florentino. A primeira pergunta provocadora aos presentes foi: “Qual o papel que a sociedade civil pode exercer para melhorar a Mobilidade no DF?” As respostas você pode conferir aqui:https://drive.google.com/#folders/0B-1OaiLjVbrOTVFiVERiejhvbEU, Houve uma discussão a respeito do tema e das respostas ali expostas e algumas falas surgiram, como: “Devemos focar na mudança do consciente coletivo… a proposta de Lúcio Costa foi captar o momento histórico e investir no automobilismo, mas hoje devemos mudar essa concepção”. “A questão não é tão simples. Existem muitos lobbies a serem enfrentados”. “Ferramentas para influenciar a mudança da cultura do carro para o transporte público existem, mas isoladas não fazem a mudança. A melhoria do transporte coletivo é essencial e deve anteceder a isso”. “Devemos discutir a importância da questão das tarifas de ônibus… foi o gatilho que levou milhões para as ruas”.

Após extensa discussão, foi pensado em como compor a agenda do GT a partir dessas respostas. Ocorrerão dois encontros mensais, um encontro aberto de formação,  e uma reunião interna do grupo para sua própria organização ( aberto a quem quiser somar). Por último, foi respondido: “Qual pergunta você faria ao próximo governador?”

Os interessados em participar do GT podem solcitar inscrição nesse link.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 13/03/2014 às 19h no INESC.

Com informações do Movimento Nossa Brasília.
__________________
___________

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014: Campanha de segurança de trânsito


Prezadas(os) foliões do Carnaval 2014,

Divulgo a matéria da Assessoria de Imprensa do Ministério das Cidades sobre a Campanha de Trânsito para o Carnaval de 2014. Não vou comentar a matéria, pois acho que o texto já informa os principais elementos para uma condução segura no trânsito. Portanto, só fiz uns destaques (negrito e sublinhado) naquilo que achei mais relevante.

Só acrescento um assunto que o texto não aborda. Para aqueles que forem pegar a estrada de carro, verifiquem antes as condições de segurança do veículo como calibragem dos pneus, estepes, triângulo, luzes de freio e setas, óleo, água, etc. Se possível, levem em uma oficina mecânica para uma checagem básica. Não esqueçam de conferir as documentações do carro e do condutor.

Um forte abraço e boas festas!
Higor Guerra.

Governo Federal lança campanha 
de trânsito para o carnaval de 2014

Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades
Ter, 25 de Fevereiro de 2014 15:22

O Ministério das Cidades e órgãos do Governo Federal se unem nesta terça-feira (25/02), para lançar nova campanha de prevenção de acidentes de trânsito no Carnaval 2014. Esta é mais uma ação do Pacto Nacional Pela Redução de Acidentes (Parada- Um Pacto pela Vida). A campanha entra no ar nesta terça e permanece até o próximo dia 09 de março.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carnaval é o feriado com maior número de mortes nas rodovias federais. Os principais causadores de acidentes são: álcool e direção, velocidade, falta de atenção, cansaço e imprudência. Desde a criação do Parada, em 2011, o número de mortes nas rodovias federais caiu em 27,31%, segundo dados da PRF.

A iniciativa é o resultado da parceria entre Ministério das Cidades, PRF, Ministério dos Transportes, Ministério da Saúde, Ministério da Previdência Social, Ministério da Justiça, Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e outros órgãos do governo do Distrito Federal.

Com o slogan “Não seja vítima do álcool. Seu Carnaval não precisa acabar assim”, a nova campanha faz uma analogia entre os elementos alegres dos desfiles de Carnaval como os carros alegóricos e a comissão de frente, com a trágica realidade dos acidentes e mortes que acontecem nas ruas e estradas brasileiras nesta época festiva.

O objetivo da nova campanha é causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas, principalmente com relação à mistura de bebida e direção. Respeitar as leis de trânsito, limites de velocidade e, principalmente, não dirigir depois de beber são regras já conhecidas e que fazem toda a diferença na hora de curtir o carnaval com segurança. A expectativa é que os motoristas de todo país se conscientizem sobre a necessidade da mudança de atitude para evitar acidentes e mortes.

A campanha será veiculada nas TVs abertas e fechadas, rádios, jornais, portais na internet, mídia exterior e redes sociais. Os interessados, podem fazer o download da campanha no site do Parada: www.paradapelavida.com.br.

A ação integra a Operação RodoVida, do Ministério da Justiça, que intensifica a fiscalização dos trechos com maior incidência de acidentes no Brasil. As operações são realizadas simultaneamente por órgãos da esfera Federal, estadual e municipal no período de fim de ano, férias e carnaval. A operação Rodovida, que começou em 13 de dezembro de 2013 e vai até 10 de março de 2014, já identificou um índice de fatalidade menor nos acidentes ocorridos neste período em relação ao ano passado. O programa “Vida no Trânsito” do Ministério da Saúde também apoia a campanha de carnaval.

Durante a cerimônia, profissionais socorristas de todo país serão homenageados com a entrega de diplomas. Este é um ato de agradecimento aos profissionais pela dedicação e agilidade no atendimento das vítimas de acidentes de trânsito. A última campanha do Parada lançada pelo Ministério das Cidades teve quatro filmes com o tema Resgate e foi veiculada entre novembro de 2013 e janeiro de 2014. Os filmes, em forma de documentário, apresentavam pessoas comuns ao acompanhar o socorro de vitimas de acidente de trânsito realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Parada - A redução do número de acidentes de trânsito no Brasil passou a ser uma prioridade para o Governo Federal. Apenas no ano de 2011, o país alcançou a marca de 43.256 vítimas fatais do trânsito. Para reverter este quadro, o governo lançou, em maio de 2011, o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um Pacto pela Vida), com o objetivo de mobilizar agentes públicos e a sociedade para conscientizar os motoristas sobre os riscos do desrespeito às regras do trânsito. As ações são coordenadas pelo Ministério das Cidades.

O Parada foi uma resposta do governo brasileiro à decisão da Assembleia Geral da ONU, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito. A iniciativa visa estimular esforços em todo o mundo para conter o elevado número de mortes no trânsito.
Matéria original: clique aqui

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Gama, Santa Maria, Paranoá e São Sebastião: Paralisação de ônibus prejudica passageiros


Bom dia!

Hoje os usuários do Transporte Público Coletivo de Gama, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá amanheceram com um grande problema: a falta de ônibus. Mais uma vez ocasionado pela falta de diálogo/acordo entre rodoviários e empresários. Parece que a única saída para esses impasses é por meio do envolvimento do usuário no assunto, prejudicando-o em seus deslocamentos. (Leia a matéria do Correioweb abaixo).

Conversei com uma amiga que mora no Céu Azul/GO. Ela me disse que para vir trabalhar no centro da Capital Federal, não há como pegar o ônibus que faz a linha direta, pois costuma estar muito lotado. A opção que lhe resta é embarcar em um ônibus até o Gama e de lá pegar outro para a Rodoviária do Plano. Hoje ela me disse que foi muito complicado chegar ao Plano Piloto em função da paralisação dos rodoviários. Como a paralisação será o dia inteiro, ela ainda não sabe como vai ser a volta para casa.

Lamentável!

Obrigado Waner pela contribuição!

Abraços!
Higor Guerra

Paralisação de ônibus prejudica passageiros
em quatro cidades do DF
Rodoviários reclamam que contratos com as empresas que vão deixar o transporte do DF ainda não foram rescindidos
Rodolfo Costa
Publicação: 26/02/2014 06:46
Atualização: 26/02/2014 07:19



Os moradores de Santa Maria, Gama, São Sebastião e Paranoá devem enfrentar problemas para usar o transporte público nesta quarta-feira (26/2). De acordo com o secretário geral do Sindicato dos Rodoviários, Cláudio Galvão, 70% dos rodoviários do Grupo Pioneira cruzaram os braços, desde as 5h, para reclamar da demora na rescisão dos contratos com as empresas Satélite, Planeta e Cidade Brasília, que devem deixar de operar no Distrito Federal.

A paralisação é de 24h e, segundo o sindicato, apenas as empresas da cooperativa Cootarde e da empresa Rota do Sol, que fazem linhas circulares, devem funcionar. Como elas têm representatividade mínima, quem precisa de transporte para chegar a outras cidades vai encontrar bastante dificuldade. Só no Gama, 380 funcionários deixaram de trabalhar hoje. O reflexo são paradas de ônibus lotadas de passageiros.

Os rodoviários afirmam que, no processo de transição de empresas do transporte público, apenas a Pioneira ganhou a licitação. A Satélite, a Planeta e a Cidade Brasília devem sair, mas os funcionários reclamam que seus direitos trabalhistas ainda estão pendentes. A Pioneira não quitou as dívidas e os trabalhores estão impossibilitados de trabalhar. São 600 pessoas paradas em casa, sem receber salário, segundo o sindicato.

O diretor-geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, afirma que o governo monitora a situação de perto, e espera que a empresa e o sindicato cheguem a um entendimento o mais rápido possível. Ele ressalta que esse foi o único caso problemático na transferência entre as antigas e as novas empresas que circulam no DF. “Quase 10 mil funcionários trocaram de patrão sem problema algum”, garante.

Por meio da assessoria de imprensa, a empresa alega que o governo havia se comprometido a arcar com as rescisões e teria desembolsado recursos para quitar as dívidas de outras empresas, como a Rápido Planaltina. Os funcionários teriam sido convocados a retomar o trabalho enquanto o impasse não se resolve.
Clique aqui para ver a matéria original

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Decifrando a Lei >> Parte 4: Princípios da Política Nacional de Mobilidade Urbana


Prezadas(os),

Quando falamos em princípios nos remete a origem de alguma coisa. Consultando o dicionário podemos ver que a palavra "princípio" significa começo, origem, fonte (http://www.dicio.com.br/). É possível também o uso de algumas expressões relacionadas*: "a princípio" (= no começo), "em princípio" (= em tese), "por princípio" (= por convicção).

A Lei da Mobilidade Urbana (Lei nº 12.587/2012), em seu artigo 5º, estabelece os princípios que fundamentam a Política Nacional da Mobilidade Urbana. Ou seja, ali são apresentados os alicerces no qual nossa política se apoia.

São princípios da Política Nacional da Mobilidade Urbana:

I - acessibilidade universal; 

II - desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais; 

III - equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo; 

IV - eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano; 

V - gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana; 

VI - segurança nos deslocamentos das pessoas; 

VII - justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços; 

VIII - equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; e 

IX - eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana. 


O que isso significa? Na prática, isso significa que os políticos e gestores públicos de uma cidade devem observar esses princípios na elaboração dos planos municipais de mobilidade urbana, nas ações e atividades públicas relacionadas ao transporte e à mobilidade urbana e que a aplicação dos recursos públicos também devem ser observados esses preceitos. Assim, por exemplo, a acessibilidade e a sustentabilidade devem ser pré-requisitos em qualquer empreendimento a ser executado pelo Poder Público. Cabe a sociedade exercer o seu poder de controle social e verificar se efetivamente estão sendo observados esses princípios.

Costumo dizer que esses princípios são como as sementes de uma árvore. Se você plantar sementes de lobeira** vai dar fruto da lobeira, e não adianta achar que vai dar abacates. Se você quiser abacates, você precisa plantar o caroço do abacate. Simples assim!

Portanto, se quisermos uma cidade sustentável, acessível, democrática e que valorize o usuário do Sistema de Mobilidade Urbana, é fundamental que desde o início do processo de planejamento sejam observados os princípios da Política Nacional da Mobilidade Urbana.

Por uma melhor mobilidade urbana, contem comigo!
Um forte abraço a todos!
Higor Guerra

*Fonte: http://www.recantodasletras.com.br/
** http://www.biologo.com.br/plantas/cerrado/lobeira.html

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!