quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Vídeo sobre Transporte Orientado ao Desenvolvimento

Prezadas(os),

Divulgando um Vídeo do site http://www.streetfilms.org/moving-beyond-the-automobile/
Este vídeo aborda sobre o Transporte Orientado ao Desenvolvimento Urbano e faz parte de uma série sobre mobilidade urbana. Vale a pena conferir! Quem preferir, pode acessar o site acima e assistir também em alta definição e legenda para o português. Depois postaremos os outros vídeos da série.

Sobre o assunto, vou utilizar uma expressão usada pelo Dr. Içami Tiba, que é médico psiquiatra e um entusiasta da educação, para aplicar em mobilidade urbana. Governantes que investem significativos recursos financeiros em sistemas de transporte público coletivo visando unicamente atender as demandas/deslocamentos dos usuários; esses governantes apenas marcam passos, ou seja, só fazem a sua obrigação. Já os Governantes que utilizam os mesmos recursos financeiros para atender a demanda e ainda promover o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural do meio urbano, esses sim dão o passo além.

Abraços!

Agradecimento especial para a Gláucia Maia quem me sugeriu!

Acesse nossa página no Facebook e no You Tube. Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
Tem uma matéria, foto ou vídeo interessante sobre mobilidade urbana. Entre em contato conosco!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Metrô em chamas: patrimônio do DF é atingido


Na tarde de ontem um vagão de um trem do Metrô do Distrito Federal pegou fogo, obrigando suspender temporariamente a operação do sistema. Não houve vítimas. Os usuários conseguiram desembarcar rapidamente do trem que estava na Estação Guariroba, em Ceilândia. Os bombeiros foram chamados, mas o vagão ficou danificado. Ainda não há um parecer conclusivo sobre a causa do problema, mas há indícios de curto-circuito. Saiba mais acessando aqui a matéria do portal G1.

No dia 20/12/2013, os usuários do metrô tiveram a desagradável necessidade de acionar o sistema de emergência e saírem do trem pulando na via férrea, pois havia princípio de incêndio (Relembre a matéria, clicando aqui).

O sistema metroviário é um dos principais bens do DF na área de mobilidade urbana, atendendo a milhares de usuários todos os dias. É fundamental que haja manutenções preventivas e contínuos investimentos em modernização do sistema, inclusive em subestações de energia elétrica.

Apesar da primeira frota de trens do Metrô-DF possuir mais de dez anos de idade, é possível utilizá-la por bastante tempo. O processo de manutenção do metrô permite a utilização dos veículos por mais tempo em relação aos dos ônibus. Há uma programação mais robusta de substituição de peças conforme a quilometragem. O metrô de São Paulo, por exemplo, possui trens da década de 1970, mas ainda assim continuam operando. Portanto, é preciso realizar a manutenção dos trens corretamente. Além disso, é fundamental a realização de investimentos na adequação e modernização de outros elementos que compõem o sistema de metrô como trilhos, sinalização e alimentação elétrica.

O Metrô-DF conseguiu recursos junto ao Governo Federal para a ampliação e modernização do sistema metroviário. Que estes recursos possam ter uma boa e regular aplicação.

Vamos preservar esse bem da nossa comunidade!

Grande abraço!
Higor Guerra

Acesse nossa página no Facebook e no You Tube. Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
Tem uma matéria, foto ou vídeo interessante sobre mobilidade urbana. Entre em contato conosco!

sábado, 1 de fevereiro de 2014


Olá prezadas(os) leitoras(es),

Hoje estamos retomando as postagens no nosso blog Brasília em Movimento. O mês de janeiro foi importante para rever algumas estratégias para o blog de forma a torná-lo mais dinâmico e interessante.

Agora vamos contar com a plataforma do You Tube (clique aqui para acessar) para colocarmos vídeos sobre mobilidade urbana (veja o primeiro de Boas Vindas no canto superior direito do blog - exceto versão Mobile). Para uma melhor divulgação, também vamos contar com uma Página no Facebook. Os objetivos do blog continuam: tratar dos assuntos de mobilidade urbana no DF e entorno e divulgar a Lei da Mobilidade Urbana.

O blog também teve seu design reformulado, no qual acredito estejam melhor posicionados formulários, seguidores, séries, enquetes, arquivos entre outros tags. Lá no final da página, temos as matérias do blog mais acessadas, além das postagens e vídeos automáticos sobre o tema "mobilidade urbana".

Conto com a ajuda de vocês na divulgação e sugestões de matérias. A cada ano Brasília aumenta sua frota de carros particulares em 10% (dobrando a cada 8 anos). Se não tivermos alternativas (transporte público coletivo de qualidade, infraestruturas adequadas para o transporte de bike, etc) nossa cidade vai virar um caos (na verdade já está um caos!). Vamos participar e cobrar de nossas autoridades soluções concretas.

Por uma melhor mobilidade urbana, contem comigo! Grande abraço!

Higor Guerra