sábado, 8 de março de 2014

Escuridão no Metrô DF


Olá pessoal!

Ontem o brasiliense que usa o metrô teve dificuldade na volta para casa. Segundo informações, houve problemas na subestação de energia que alimenta o metrô. O sistema operava com lentidão e chegou a faltar energia em algumas estações. Muitos usuários tiveram que utilizar o ônibus, pois as estações chegaram a ser fechadas, mas posteriormente foram abertas. Saiba mais, clicando aqui

Eu havia recebido algumas ligações dizendo que o metrô estava com problemas. Chegando na Estação Central (Rodoviária do Plano Piloto), me deparei com uma escuridão (veja a foto). Como não havia eletricidade, as catracas não estavam operando. As portas foram abertas para que os usuários pudessem acessar o sistema sem pagar a tarifa.

A minha viagem foi bem tranquila. Não havia excessos de passageiros e nem lentidão do trem. Mas, um amigo me ligou dizendo que a viagem dele tinha durado quase uma hora a mais do que o normal.

Quem acompanha o nosso blog com frequência já percebeu que problemas relacionados com o sistema elétrico do metrô estão virando uma constante. É preciso que as autoridades tomem atenção devida sobre o assunto. O Metrô-DF é um patrimônio de Brasília e precisa ser muito bem cuidado! Se temos problemas com o sistema elétrico, então que sejam investidos recursos para sanar esses problemas. O que não dá, é ficar fazendo reparos toda vez que ocorre problemas. 

Se esse tipo de problema continuar, muitos usuários vão acabar perdendo a confiança e tendo que buscar outras alternativas para seus deslocamentos. Como não temos alternativas de transporte coletivo atrativas, a tendência é mais carros nas ruas, agravando sobremaneira os problemas de congestionamentos, por pura falta opção. 

Vamos juntos zelar pelos nossos bens coletivos! Para isso, contem comigo!

Um forte abraço!
Higor Guerra

Contribua com uma melhor mobilidade urbana:
  • Acesse, Curta, Comente e Compartilhe nossa página no Facebook e no You Tube!
  • Ajude-nos a divulgar esse importante tema!
  • Envie sugestões de matérias, fotos ou vídeos sobre mobilidade urbana!
  • Participe, entre em contato conosco!

sexta-feira, 7 de março de 2014

Tão rápido quanto uma tartaruga manca

Estimadas(os),

A foto acima retrata um pouco da ineficiência que nosso sistema de transporte público coletivo sofre todos os dias. Uma fila de ônibus para acessar a Rodoviária do Plano Piloto (olha que nem vou falar do tamanho do desnível na calçada).

Ontem no fim da tarde, eu peguei um ônibus da TCB que faz a linha Rodoviária do Plano Piloto - Esplanada dos Ministérios. Vindo da Esplanada dos Ministérios, nas proximidades da rodoviária, a primeira faixa a esquerda (que dá acesso dos ônibus à rodoviária) estava parada. Percebi que existiam muitos ônibus à frente em uma completa desordem de preferências: uns atravessados e outros tentando forçar a barra para entrar.

Pensei que fosse uma situação temporária. Mas, os minutos iam passando e nada do nosso ônibus avançar. Como havia tempo que não pegava essa linha, perguntei a um usuário se essa demora acontecia todos os dias. Ele me disse que geralmente há uma confusão para acessar a rodoviária, mas que hoje estava demorando mais do que o normal.

Disse-me ainda que, da parada onde ele pega o ônibus, gasta-se cerca de 15 minutos para chegar ao box na rodoviária, mas hoje já havia se passado 25 minutos e nada de conseguir entrar na rodoviária. Imaginem: 10 minutos a mais de vários ônibus ligados despejando CO2 na atmosfera! Fora outras deseconomias e prejuízos aos cidadãos!

Enquanto umas mulheres comparavam a velocidade dos pedestres com do nosso ônibus, eu conversava com aquele usuário sobre o que poderia ser feito para melhorar aquela situação. Ele sugeriu menos ônibus na região, com integração de algumas linhas fora da área central em pequenos terminais. Eu sugeri uma requalificação da rodoviária e suas proximidades, com faixas exclusivas facilitando o acesso dos ônibus, além de rever toda a operação das linhas que vem das cidades do entorno do DF. Agora imaginem: como vai ser receber na rodoviária os ônibus bi-articulados que vão vir do BRT Sul (Gama/Santa Maria).

Seja qual for a solução, uma coisa é certa: é inadmissível um sistema de transporte público coletivo possuir tanta ineficiência, tanto tempo perdido. A rodoviária necessita urgentemente de uma requalificação da infraestrutura e otimização dos serviços que lá operam. Tal medida é boa para todos: usuários, governo e empresários, além de ganhos também da sociedade.

Certo momento, após bastante tempo parado, uma voz feminina urge no fundo do ônibus: "abre a porta motorista!". Estávamos ainda entrando na rodoviária, longe da plataforma de desembarque, junto com outros ônibus que circulavam na mesma velocidade que uma tartaruga manca. Mesmo assim o motorista abriu as portas. Acabei descendo junto com os outros e tomei meu rumo.

Estamos juntos no combate às ineficiências!

Um grande abraço!
Higor Guerra

quinta-feira, 6 de março de 2014

Transporte de má qualidade gera impactos negativos

Estimadas(os),

Em outras oportunidades, comentamos os impactos negativos gerados por um Sistema de Mobilidade Urbana deficitário e de má qualidade, sobretudo no transporte público coletivo. Há prejuízos nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, além do impacto negativo na vida do usuário (indivíduo).

A equipe do Akatu busca desenvolver trabalhos voltados ao consumo consciente para um futuro sustentável (clique aqui para acessar o site do Akatu). Na área da mobilidade urbana, eles fizeram uma pesquisa e uma análise combinando dados do IBGE e do IPEA em nove Regiões Metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Curitiba e Porto Alegre), onde chegaram a alguns impressionantes números que podem ser visualizados no seguinte link: http://www.engenhariacompartilhada.com.br/Noticia.Aspx?id=417393. Vale a pena a leitura para ter uma noção dos impactos negativos ocasionados por um sistema de mobilidade urbana deficitário e de má qualidade.


As condições de deslocamento do usuário estão diretamente associadas a sua qualidade de vida (relembre isso clicando aqui). Investir em melhores condições de mobilidade urbana é investir na sociedade, na economia, no meio ambiente, na qualidade de vida do cidadão.

Um grande abraço!
Por uma cidade sustentável, acessível, democrática e humana!
Higor Guerra

Alexandre Sabiá, obrigado pela sugestão de matéria, um forte abraço!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Não teve jeito...

Prezadas(os),

Infelizmente o carnaval deste ano registrou aumento no número de acidentes nas rodovias do Distrito Federal em relação ao ano passado, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal. Isso ocorreu mesmo com a campanha de prevenção de acidentes de trânsito para o carnaval (veja a matéria aqui).

Nesse aumento da violência no trânsito, as perdas das vidas de três seres humanos estão registradas. Famílias passarão momentos amargos e dolorosos nas próximas semanas em decorrência das mortes e dos feridos. Em estradas piauienses, quatro pessoas de uma mesma família do DF também morreram em um acidente. Vejam a matéria do Portal G1 abaixo.

Já comentamos em outras postagens que historicamente a maioria dos acidentes ocorrem por falhas humanas, ou seja, por imprudência dos motoristas. Assim, as campanhas de educação e as fiscalizações nas rodovias são fundamentais para redução desses acidentes. Uma legislação mais rigorosa também é essencial, a exemplo da Lei Seca (imaginem se não tivéssemos essa lei...).

Que venham investimentos continuados em campanhas de educação e maior fiscalização para que possamos ter um trânsito menos agressivo e com menos dores para as pessoas e seus familiares.

Um forte abraço e estamos juntos por um trânsito mais seguro.
Higor Guerra

Número de acidentes nas estradas do DF 
cresce 12% no carnaval, diz PRF
Foram 49 ocorrências em 2014, contra 55 no ano passado, diz polícia.
Três pessoas morreram neste ano; em 2012 foram duas mortes.

Fonte: G1 DF - 05/03/2014 08h06- 
Atualizado em 05/03/2014 08h15

O número de acidentes em estradas do Distrito Federal durante os quatro dias de carnaval aumentou 12,2% em 2014. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram 55 ocorrências neste ano, contra 49 no ano passado. O número de mortes também cresceu. Foram três neste ano, contra duas no ano passado.

As principais causas dos acidente foram a negligência e a imperícia dos motoristas, de acordo com o inspetor Daniel Bonfim, da PRF. Ele afirma que a chuva contribuiu para o crescimento no número de ocorrências.

“Boa parte das pessoas não diminui a velocidade, o que aumenta as chances de acidente, principalmente com vítimas”, diz.

O inspetor informou que foram realizados 455 testes de bafômetro nos quatro dias de carnaval. Foram aplicadas oito multas a motoristas que dirigiam sob efeito de álcool. Três pessoas foram presas por embriaguez ao volante.

Segundo a PRF, 200 mil pessoas deixaram o DF neste feriado. A expectativa é que a maior parte retorne à capital federal na manhã desta quarta-feira (5), principalmente pela BR-020, que dá acesso às cidades do Nordeste brasileiro.

Piauí
No domingo, quatro pessoas de uma mesma família, moradores de Ceilândia, morreram em um acidente na PI-140, no trecho de Floriano, no Piauí. As vítimas seguiam para o Ceará quando um caminhão perdeu o controle e bateu de frente com o carro.

Cinco pessoas estavam no veículo no momento da colisão. A sobrevivente era companheira do motorista. Ela permanecia internada com quadro estável em um hospital de Floriano na manhã desta quarta.

Os corpos das quatro vítimas foram sepultados na tarde de terça, no cemitério São Francisco de Assis, em Taguatinga.
Acesse a matéria original, clicando aqui.
__________________________
_______________